Inbound Marketing para Clínicas

with Nenhum comentário

A internet está ficando cada vez mais disputada e as estratégias mais refinadas. Plataformas e ferramentas que até então possuíam custos bastante altos, estão se tornando acessíveis para negócios de todos os tamanhos.

Além disso, o público tem se tornado muito criterioso quanto ao tipo de publicidade digital que eles aceitam, exigindo cada vez mais conteúdos de qualidade, ao invés de ofertas diretas.

Para este fim, as estratégias de marketing digital vêm tomando uma forma cada vez menos invasiva e com uma proposta de entrega de valor que consiga de fato atrair a atenção do seu público-alvo.

E uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força para esse panorama, é o Inbound Marketing.

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, vem com a proposta de entregar aquilo que sana as dores do seu público, de forma natural e espontânea, sem invadir o espaço dele para oferecer um serviço imediatamente, e nutri-lo com conteúdo relevante para que ele entenda que você é uma autoridade do seu segmento.

Através de plataformas que auxiliam as estratégias de Inbound Marketing, é possível transformar esses visitantes em Leads, para que eles recebam com mais facilidade os seus conteúdos posteriormente.

Uma vez que ele tem esse entendimento sobre o seu negócio, através de gatilhos, é possível trazer essas pessoas para mais perto dos seus serviços. Com esta sensação de autoridade que eles absorveram de você, será muito mais fácil eles te escutarem!

Além disso, essa nutrição e construção de autoridade também servirá para justificar o valor do seu produto/serviço, através de todos os conteúdos de qualidade que foram passados para ele explicando as minúcias de cada dor que ele tenha e soluções que ele anseie.

Como fazer Inbound Marketing?

Para executar uma boa estratégia de Inbound Marketing, você precisa de:

Um Bom Planejamento de Marketing

O planejamento de marketing é o pilar principal de qualquer publicidade. Você precisa conhecer bem o seu público, analisar, construir uma persona, montar a sua jornada de compra e projetar as ações que irão ser executadas.

Detalhes sobre o que é uma persona e como montar a sua, você pode encontrar neste artigo, que irá te ajudar a entender bem como funciona.

Um Website responsivo e otimizado

Hoje não basta apenas ter um website qualquer. Ele precisa estar bem otimizado para um bom funcionamento, tanto no desktop como nos dispositivos móveis.

Além disso, ele deve ter um conteúdo otimizado para os motores de busca, principalmente o Google, para que o seu público de fato, encontre a sua empresa na internet.

Para se aprofundar mais neste assunto referente a otimizações para o Google, existem diversos artigos que podem te ajudar, como este aqui, que trata sobre o que é o SEO e como ele vai te ajudar nesta missão.

Estratégia de Conteúdo

Com o website otimizado e o planejamento em mãos, é a hora de produzir conteúdos no seu blog, redes sociais e demais mídias a fim de trazer as pessoas para o seu negócio.

Vale reforçar, que não estamos falando em oferecer serviços, e sim em entregar valor para essas pessoas te reconhecerem como autoridade da área, para que aí sim, elas venham te procurar para sanar o problema delas.

Existem diversas estratégias para todo tipo de conteúdo. A nossa recomendação é que você foque naquela mídia onde você já é forte, ou possui uma afinidade. Ex: Tem um bom perfil de instagram? Não adianta querer lançar posts no blog e vídeos de youtube todos os dias. Embora estar presente em todos seja muito bom, é importante que você dê prioridade onde você já está.

Caso queira se aprofundar, recomendo dar uma lida neste artigo sobre Instagram e este outro sobre Email Marketing, que podem te ajudar a ter alguns insights interessantes.

Automação de Marketing

E como mover toda essa engrenagem com diversos itens? Utilize uma plataforma de automação que reúna todo esse trabalho em um lugar só!

Dessa forma, você conseguirá acompanhar os resultados das suas ações e realizar novas com muito mais facilidade. E claro, automatizar ações estratégicas para que elas se repitam de acordo com o planejado.

Alguns exemplos:

  • Disparar um email automático de oferta toda vez que alguém se cadastrar em um material falando sobre tipos de cirurgias odontológicas;
  • Acionar um CRM toda vez que alguém solicitar um contato;
  • Enviar um email de notificação para uma equipe toda vez que um Lead pedir uma informação;
  • Categorizar Leads por profissão, idade, etc. E realizar uma ação específica com eles de acordo com os critérios.

Algumas Plataformas de Automação de Marketing:

RDStation – Uma das maiores plataformas da América Latina, com os recursos mais robustos e, surpreendentemente, mais acessível. Dentre todas as plataformas de automação, ela é a mais otimizada para ações de Inbound Marketing, especificamente. Além disso, eles contam com uma universidade online e suporte individual com acompanhamento personalizado.

LeadLovers – Bastante popular no Brasil, principalmente para o mercado de Infoprodutos e Afiliados. Possuem uma plataforma de treinamento online onde você pode aprender a utilizar a ferramenta.

GDigital – Mais recente no mercado, eles possuem um diferencial mais forte no seu construtor de páginas, com um foco maior no desenvolvimento de funil de vendas direto. Também contam com uma plataforma de treinamento online que contém alguns vídeos sobre marketing bastante interessantes.

Mailchimp – Ferramenta de automação gratuita, porém bem mais complexa de se utilizar. Possui comunidade bastante ativa e diversos conteúdos sobre marketing digital e automação.

Inbound Marketing é para mim?

O Inbound Marketing é para qualquer tipo de negócio, desde que haja um bom planejamento de marketing e mídias otimizadas para explorarem corretamente esta estratégia, você pode alcançar o seu público em cheio utilizando qualquer ferramenta de automação para lhe dar esse apoio.

Como uma das estratégias digitais que mais tem crescido nos últimos tempos, está ficando cada vez mais fácil encontrar material na internet a respeito do assunto. E como as melhores autoridades estão sempre executando boas estratégias de SEO, as chances de você se deparar com um guia ruim, são muito baixas.

Dever de casa: Com todas essas informações na mão, tente pesquisar sobre o assunto e tentar enxergar uma forma de implementar o Inbound Marketing para sua Clínica! Você pode até fazer um experimento com o Mailchimp, que é gratuito para sentir como aplicar no seu negócio.

Te vejo por aí!

Conteúdo produzido por Roberto Júnior, Sócio e Diretor de Marketing da Cordel Digital.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *