Inbound Marketing para Dentistas: entenda o que é e como funciona

with Nenhum comentário

O Inbound Marketing para dentistas é uma estratégia cada vez mais importante para o sucesso dos profissionais no mercado. Ele abre as portas para novos pacientes, ajuda a fidelizá-los e aumenta o reconhecimento do seu trabalho.

Atualmente, é impossível ignorarmos o poder que a internet tem para interagir com o público, não é? O Inbound Marketing faz o melhor uso possível dessas ferramentas que estão disponíveis – buscando a construção de relacionamentos de valor que são convertidos em resultados efetivos.

Mas como funciona o Inbound Marketing para dentistas? Descubra logo a seguir.

 O que é Inbound Marketing?

De forma bem simples, o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que tem como objetivo a conversão de visitantes em clientes e promotores da sua marca. Para isso, são usados os canais digitais para construir bons relacionamentos com o público.

Trata-se de uma abordagem bastante diferente do marketing tradicional – que foi um pilar para dentistas durante anos, até a mudança digital da última década. Em vez de promover seus serviços para um público indefinido, o Inbound Marketing ressalta em gerar valor para as pessoas que realmente têm interesse nos seus serviços.

Uma abordagem de marketing tradicional seria a veiculação de anúncios em um jornal local, que seria visto por um número indefinido de pessoas – e muitas delas poderiam não ter o menor interesse nos seus serviços.

Já o Inbound Marketing permite que você gere conteúdos de valor para um público segmentado na internet – focando naquelas pessoas que realmente podem se tornar seus clientes.

Quais benefícios serão alcançados com Inbound Marketing para dentistas?

Quando existe um bom planejamento por trás da estratégia de Inbound Marketing para dentistas, são muitos os benefícios que você pode obter:

1. Demonstre sua experiência e autoridade no mercado odontológico

O Inbound Marketing para dentistas é uma das melhores maneiras de posicioná-lo como líder e autoridade em odontologia. Você pode explorar artigos no blog, postagens informativas em mídias sociais, vídeos, podcasts, e-mails e muitos outros canais para oferecer informações valiosas e demonstrar seu expertise.

Em vez de tentar vender seus serviços, você rapidamente ganhará confiança, pois os pacientes em potencial o consideram uma fonte valiosa de informação.

2. Aumente a visibilidade nos principais mecanismos de pesquisa

A pesquisa é a ferramenta número 1 que os consumidores usam para pesquisar informações, encontrar respostas para perguntas e descobrir novas marcas. Portanto, é importante aparecer quando seu público estiver procurando por serviços odontológicos.

Uma estratégia de Inbound Marketing para dentistas coloca você na frente de seu cliente ideal no Google, YouTube, entre outros mecanismos de busca. Ao implementar boas práticas de SEO e manter uma estratégia de conteúdo consistente, você aumentará a geração de tráfego proveniente dos principais mecanismos de pesquisa.

3. Promova relacionamentos autênticos nas mídias sociais

Com mais de 3 bilhões de usuários ativos, seu público está presente nas redes sociais. Essas redes provaram ser uma forma viável para os profissionais se conectarem, envolverem e construírem relacionamentos com seguidores e clientes.

Ao postar conteúdo que oferece conselhos, demonstrações de como fazer por meio de vídeo e inspiração usando imagens de citações, você chamará a atenção e humanizará ainda mais sua marca.

4. Conquiste clientes leais

O Inbound Marketing para dentistas também pode ajudá-lo a conquistar clientes fiéis ao seu serviço. Ou seja, eles voltarão para novas consultas e indicarão seus serviços para família e amigos – além de compartilhar seus conteúdos nas redes sociais.

Isso acontece por que o Inbound Marketing não termina com a venda. Você pode continuar gerando valor depois da consulta, proporcionando uma experiência excepcional.

3. Como implementar o Inbound Marketing no seu consultório?

Você ficou interessado em levar os benefícios do Inbound Marketing para o seu consultório? Para isso, é importante conhecer as principais práticas que você pode adotar conforme as etapas do Inbound Marketing:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Vender
  5. Analisar

Atrair

Neste momento, seu foco deve estar em atrair um tráfego qualificado. Ou seja, você quer ser encontrado por um grupo de pessoas que possuem interesse potencial nos seus serviços.

Para isso, você pode começar a gerar conteúdos no valor no seu blog, investir em anúncios pagos, fazer publicações nas mídias sociais e explorar as técnicas de SEO.

Converter

Depois de atrair os visitantes certos, você deseja esses visitantes em leads. Para isso, é preciso coletar suas informações de contato em troca de um conteúdo de valor – como um e-book ou guia gratuito.

Portanto, as principais ações que você pode adotar neste momento são a criação de materiais ricos e construção de landing pages para conversão de leads.

Relacionar

Neste momento, o foco está em construir bons relacionamentos com os leads que você gerou. Para isso, é necessário continuar gerando conteúdos de valor voltados para todas as etapas do funil de vendas – garantindo que os usuários estejam cada vez mais próximos de marcar sua primeira consulta.

Vender

Nesta fase, você deseja converter seus leads em clientes. Algumas ferramentas importantes usadas para colocar isso em prática são e-mail marketing, automação de marketing e sistema de CRM.

Analisar

Por fim, é preciso fazer uma boa avaliação de todas as ações que foram realizadas para otimizar constantemente os resultados obtidos.

Você já conhecia o Inbound Marketing? Ficou com alguma dúvida sobre essa estratégia? Deixe o seu comentário.

Conteúdo produzido por Fábio Maciel, CMO na agência Resulttado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *