A geração de potenciais pacientes através de Inbound

with Nenhum comentário
Inbound Marketing para dentistas

O inbound marketing é uma estratégia que está crescendo cada vez mais no mercado, ela consiste em um processo de criação e desenvolvimento de conteúdos voltados para um público-alvo específico com o qual você deseja se comunicar. Esse sistema auxilia na construção de um relacionamento com os potenciais clientes visando uma parceria de longa data. 

Por meio do inbound marketing são desenvolvidos conteúdos (e-books, artigos, etc) abordando temas de interesse desses clientes. E, ao ser verificado um real engajamento da pessoa com os materiais desenvolvidos, inicia-se um contato e aos poucos uma relação sólida passa a ser estabelecida. O principal foco do inbound é oferecer um conteúdo relevante que agregue ao leitor, fazendo com que ele tenha interesse em seu serviço por meio do conhecimento que adquiriu ao ter contato com os materiais que você disponibilizou e assim, desenvolver uma confiança em você.

Mas, afinal, por que fazer marketing para a saúde?

No ramo da saúde, construir essa relação com o paciente é essencial pois, além de fazer com que eles cheguem até você de forma espontânea, é elevada a credibilidade do consultório e criada uma relação sólida entre paciente e profissional. Nesse sentido, foram desenvolvidas uma série de estratégias de inbound marketing voltadas para o ramo da saúde

Agora que você entendeu a importância do Marketing Digital para o seu consultório confira nesse artigo algumas dicas de como aplicar essa estratégia em sua clínica

  1. Defina um objetivo!

Antes de desenvolver qualquer estratégia de marketing é preciso ter um planejamento e, para isso, é imprescindível ter em mente o seu objetivo. Ou seja, a primeira pergunta que você precisa responder antes de aplicar o inbound é: qual é o resultado esperado para sua campanha de marketing? Atrair mais pacientes, aumentar o nível de satisfação dos mesmos, fidelizá-los, aumentar a autoridade através do Marketing Digital, etc. São várias as possibilidades, no entanto, é necessário especificar o que você deseja alcançar através do inbound. 

  1. Defina uma persona para o seu consultório! 

Além de definir os resultados que você deseja obter através de inbound também é necessário ter em mente o público com o qual você deseja se comunicar através da sua campanha. Por isso é necessário especificar uma persona, ou seja, definir um paciente ideal hipotético pontuando qual seria sua idade, seu sexo, seu nível de escolaridade, seu poder aquisitivo, seu estilo de vida e etc. Ao saber com quem você está se comunicando fica mais fácil definir as pautas e as estratégias que serão utilizadas para chegar até esse público. 

  1. Defina uma jornada de compra!

Com o objetivo da campanha e a persona a qual você quer atingir em mente é hora de planejar a jornada de compras! Definir exatamente o passo a passo da campanha desde como o nome do seu consultório vai chegar em seu paciente até o momento em que ele vai procurar pelos seus serviços é essencial no inbound. 

Esse processo que define o caminho que um potencial paciente faz até decidir marcar uma consulta é chamado de jornada de compra e se divide em 4 etapas:

Fase 1 – aprendizado: nesta etapa o paciente já sabe que possui um problema, no entanto, ainda está buscando opções de consultórios e referências, começando assim a se familiarizar com o seu nome;

Fase 2 – reconhecimento: nessa fase você deve disponibilizar conteúdos que façam os potenciais pacientes terem noção de que seu consultório é capaz de resolver o problema que eles possuem. Procure passar confiança e credibilidade por meio de conteúdos relevantes que os agregue e desperte essa percepção.

Fase 3 – consideração:  nesta etapa o paciente em potencial já reconheceu que possui um problema mas segue pesquisando possíveis soluções. Essa é a fase em que o indivíduo começa a considerar a visita ao seu consultório. 

Fase 4 – decisão: aqui o futuro paciente já fez uma boa pesquisa no mercado e ainda se sente mais confiante em relação aos serviços prestados pelo seu consultório. Esse é o momento em que ele toma a decisão de ir até você! 

  1. Nutra os leads com  conteúdos relevantes!

Após definir seu objetivo, com quem você vai se comunicar e de que forma fará isso é a vez de começar a nutrir seus leads! Pense na sua persona e sobre quais conteúdos ela gostaria de ter acesso. Quais pautas são de utilidade pública para sua persona? Quais temas fariam ela acessar seu site para ler? A definição dos conteúdos que você irá desenvolver é um dos passos mais importantes nesse processo pois eles irão atuar como “iscas digitais”, ou seja: conteúdos gratuitos postados na rede para atrair visitantes ao seu site e posteriormente torná-los pacientes do seu consultório.

Outro ponto importante é criar o hábito de nutrir sempre esses pacientes com conteúdos! Ou seja: não adianta enviar um único material em meses para seus leads, é preciso construir uma relação contínua com eles enviando materiais de relevância com frequência. Nessa fase é importante investir em e-mail marketing e buscar não só estabelecer como também manter a longo prazo um relacionamento próximo com o potencial paciente. 

  1. Atraia tráfego para o seu site!

Um dos primeiros passos na hora de buscar por um bom ranking no google é utilizar técnicas de SEO, principalmente nos títulos do seu blog. Para descobrir quais palavras são relacionadas ao seu ramo de atuação é possível fazer o uso de ferramentas como a do Google Keyword Planner que contabiliza quantas vezes determinada palavra foi pesquisada no google nos últimos dias. 

Outras ferramentas que podem ser úteis nesse processo são: Google Adwords, Facebook, Instagram, Pinterest e Whatsapp, Snapchat, Linkedin, etc, as quais são excelentes auxiliadoras na hora de divulgar conteúdos e obter tráfego orgânico. 

Para obter um bom ranking no google também é importante publicar com bastante frequência em seu site e deixá-lo responsivo, ou seja, desenvolvê-lo pensando em seu acesso através de smartphones. 

  1. Atue constantemente nas taxas de conversão! 

Por fim, é essencial estar sempre observando e comparando os resultado das suas campanhas de marketing digital para poder mensurar seus resultados. A Taxa de Conversão é o que mostra se você está ou não tendo o retorno esperado, dessa forma ela é fundamental no Inbound Marketing! Para calcular sua taxa de conversão é possível utilizar a seguinte fórmula:

Taxa de conversão = conversões / visitantes x 100

Para saber se os seus resultados estão bons é preciso fazer essa conta a longo prazo, utilizando sempre os meses anteriores como comparativo, sendo assim, se a sua taxa atual estiver maior do que a da última vez que você calculou, isso já demonstra que seus resultados estão bons e em evolução.

Gabrielly Zem – Redatora da Lavi Marketing 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *