Marketing para dentistas: como tornar a sua clínica em uma referência digital

with Nenhum comentário
dentista sorrindo em seu consultório odontológico

O marketing digital é uma grande oportunidade de aumentar a sua participação no mercado enquanto os seus concorrentes dormem. Ou seja, é essencial para a sua clínica odontológica se destacar e estar presente pelo menos em uma rede social e claro, no Google.

Agora imagino que você deve estar se perguntando: o que é preciso fazer para atrair um novo cliente utilizando estratégias de marketing digital. Neste artigo vou te apresentar 5 dicas para tornar a sua clínica em uma referência digital.

Mas, antes de tudo, quero te dizer por que estar presente no mundo digital é importante. O setor de saúde no geral está mudando drasticamente à medida que aumentam as necessidades dos seus pacientes.

Segundo a pesquisa realizada pela TNS Australia, em parceria com o Google, foi revelado que 77% dos australianos utilizam seus smartphones para encontrar serviços de saúde locais, incluindo especificamente dentistas, fisioterapeutas e quiropráticos.

Dessa forma, fica claro para você que é extremamente importante aparecer no Google para conseguir um novo cliente?

Se você acha que sim, continue com a leitura deste artigo.

5 dicas para tornar a sua clínica em uma referência digital.

1 – Aproveite o uso dos Smartphones

Você já reparou quanto tempo você fica com o seu celular? E quantas vezes você estava indo para o trabalho ou em alguma fila e pegou o aparelho para adiantar alguma coisa?!

Segundo pesquisa do Google, 94% dos usuários de Smartphone pesquisam por informações nos seus aparelhos enquanto estão no meio de alguma tarefa.

Para ilustrar, veja a imagem abaixo:

Dessa forma, é importante entender o aumento de pesquisa por “consultório de dentista” ou “dentista perto de mim” e por isso é preciso ter um bom site para ranquear localmente no Google, com palavras chaves que envolvam a sua cidade ou bairro.

Se você não sabe o que é ranquear localmente no google, sugiro que você faça a leitura do artigo SEO Local: O Que É, Qual a Sua Importância e Como Fazer.

2 – Utilize o Google Meu Negócio

É muito importante para você que tem um estabelecimento físico e deseja aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisa, ter a conta no Google Meu Negócio.

Resumidamente, é preciso se cadastrar e configurar a sua conta neste serviço do Google, para que aparecer na primeira página de pesquisas orgânicas. 

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma clínica odontológica no Rio de Janeiro, chamada “Clínica Sorriso”, quando uma pessoa pesquisar “clínica odontológica no Rio de Janeiro”, o seu estabelecimento aparecerá no Google Maps e também no Google +, como na imagem abaixo:

Vale lembrar que essa ferramenta é gratuita, por isso, sugiro que você realize o cadastro e configure a sua conta no Google Meu Negócio.

3 – Crie um site e comece um Blog 

Ele será uma parte fundamental para o seu plano de marketing, nele é possível convencer os visitantes a tomarem alguma decisão.

Você deve produzir conteúdos de valor, que levem o usuário a uma “ação”, que podem ser desde melhorar seus hábitos de saúde bucal até mesmo fechar um tratamento odontológico com a sua clinica. 

Por isso, foque em criar conteúdos que gerem valor e eduquem as pessoas, dessa forma elas confiarão no que você está dizendo e quando precisarem de uma clínica odontológica, já sabem qual a melhor opção.

Além disso, você pode adicionar formulários de captura dentro do seu blog e até mesmo em outras páginas do seu site para trabalhar com email marketing. Uma outra estratégia de marketing digital.

O email marketing é a forma de trabalhar com campanhas de marketing digital através de uma plataforma de email, o que possibilita manter o relacionamento com clientes, obter um maior número de vendas, qualificar leads e diversas outras opções que você pode ver neste artigo Email Marketing: Por Que Investir Hoje Mesmo e Por Onde Começar?

Outro ponto importante quando se tem um site, é instalar Pixels e Tags, que marcam os visitantes, auxiliando nos seus serviços de criação de anúncios. 

Usar o Pixel do Facebook, por exemplo, é essencial para criar suas campanhas de remarketing. Assim como é muito importante que você tenha a Tag de Remarketing do Google Ads instalada no seu site, para conseguir atingir corretamente os visitantes do seu site.

4 – Faça uma Página no Facebook e/ou no Instagram

O Facebook assim como o Instagram são as redes sociais mais queridinhas do Brasil, juntas elas somam mais de 3 bilhões de usuários em 2018, segundo a pesquisa realizada pela Goobec.

Sendo assim, fica impossível considerar que elas não são ambientes ideias para uma boa estratégia de marketing digital para o seu consultório. Por isso, tenha um perfil atualizado com conteúdos em fotos, vídeos, post, depoimentos de pacientes, ou seja, tudo que for útil para a sua audiência de maneira mais leve que um blog post, porém com o mesmo valor.

Além de publicações, você pode anunciar dentro dessas redes sociais, que aumenta ainda mais o alcance de novos públicos e futuros clientes para a sua clínica, tornando assim as duas ferramentas essenciais e poderosas para a sua estratégia de marketing digital.

5 – Faça anúncios no Google Ads

Aqui não existe segredo, anunciar no Google Ads nada mais é que criar campanhas e grupos de anúncios na ferramenta do Google, escolhendo as melhores palavras-chaves para quando seus potenciais clientes realizarem alguma pesquisa no maior buscador do mundo.

Em outras palavras, imagine que você está de férias em Belo Horizonte com a sua família, seus filhos estão brincando e sem querer um deles cai e quebra o dente. Sem referências de família ou amigos, o que você faz?

Sim, pesquisa no Google: “Dentista em Belo Horizonte”

Os resultados que apareceram logo no começo são os anúncios.

Você deve fazê-los caso queira que novos clientes te encontrem e criar um bom anúncio é essencial para para gerar bons resultados.

Conclusão

Neste artigo você viu 5 dicas para tornar a sua clínica em uma referência digital. 

Claro que existem outras práticas para você implementar dentro da sua estratégia de marketing digital, o que passamos aqui foram alguns passos que podem fazer a sua clínica se destacar e se tornar uma referência digital.

Você pode começar seguindo esses passos que acabamos de mostrar para você e tenho certeza que você verá diferença nos seus resultados. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *