Marketing para Dentistas: Dicas para você atrair mais clientes

with Nenhum comentário

O marketing para dentistas se tornou cada vez mais necessário ao longo dos últimos anos. Assim como em qualquer outra carreira, o dentista empreendedor enfrenta desafios em seu mercado de trabalho. 

Além das questões ligadas à profissão — como a necessidade de especialização constante e atualização com as tendências do segmento — ainda há a preocupação de atrair mais pacientes para seu consultório odontológico e é claro, manter por perto sua atual clientela.

No entanto, a tarefa é um pouco mais delicada, já que trata-se da área da saúde. Resistência à atividade odontológica pelos pacientes, concorrência e dificuldade de anunciar bem o trabalho, são alguns dos desafios do marketing para dentistas.

E se dissermos a você que existe uma forma eficaz de tornar o seu trabalho mais conhecido? Continue lendo e entenda o que é o marketing para dentistas e o que ele pode fazer por você!

Afinal, por que marketing para dentistas?

Quando falamos em marketing para dentistas, não nos referimos àquela ideia tradicional que nos remete ao convencimento do consumidor a qualquer custo.

Há algum tempo, o marketing tem se consolidado como uma ciência, responsável por entender o comportamento do consumidor e aliar suas expectativas às necessidades do negócio.

O marketing para dentistas que aqui nos referimos é apoiado em dados e aproveita o grande potencial que a internet traz para a comunicação com o consumidor.

Fazer marketing na área de saúde é uma atividade plenamente possível, desde que sejam utilizadas as ferramentas adequadas e sejam respeitados os princípios éticos, estabelecidos pelo Conselho Federal de Odontologia.

Clínicas que utilizam o marketing odontológico, hoje, conseguem se sobressair a concorrência. Deixam de lado formas pouco eficientes de comunicação para apostar no poder da análise, dos dados e das ferramentas digitais.

Para você ter uma ideia da importância do marketing para dentistas, pense em sua experiência como consumidor de qualquer produto ou serviço. Antes de contratar uma empresa de TV a cabo, por exemplo. O que você faz? Aposto que vai pesquisar na internet!

Pois é exatamente isso que o seu potencial paciente faz para todas as áreas de sua vida, inclusive na busca por serviços odontológicos – e o marketing para dentistas aproveita-se disso!

Quais as possibilidades do marketing para dentistas?

É possível utilizar o marketing para dentistas com baixíssimo custo, comparado com os retornos que a estratégia dá, desde que sejam utilizadas boas ferramentas e técnicas na área.

O marketing para dentistas não se resume apenas à publicidade. Com ele você pode, dentre outras coisas:

  • Tornar-se uma autoridade em seu segmento, esclarecendo dúvidas e divulgando informações interessantes aos seus potenciais pacientes;
  • Manter interação com clientes;
  • Atrair novas possibilidades de negócio;
  • Tornar o seu consultório odontológico mais conhecido;
  • Aproveitar todo o potencial das redes sociais e canais como blogs.

Quais as principais ferramentas do marketing para dentistas?

Você já deve estar convencido que o marketing para dentistas é uma boa opção para atrair mais pacientes e criar uma comunidade em torno do seu nome (ou do seu consultório odontológico). Conheça agora as principais ferramentas.

#1 Redes Sociais

Você pode usar as redes sociais para criar um trabalho interessante de marketing para dentista, o que é uma boa notícia, já que, só o Instagram, acolhe mais de 50 milhões de usuários. Temos certeza de que seus futuros pacientes estão lá!

Criar uma página profissional, elaborar conteúdos de qualidade são a chave do sucesso do marketing para dentista nas redes sociais. É possível se relacionar com todo o tipo de público, inclusive criando relações com outros profissionais, o que é possibilitado por redes como o LinkedIn.

Você deve apenas estar atento a algumas restrições, como o uso inapropriado de imagens de “antes e depois”, por exemplo.

#2 Blogs

Blogs são espaços de propriedade do dentista (diferentemente das redes sociais), nos quais é possível publicar conteúdos de forma periódica e ter uma comunicação mais aprofundada com o paciente.

Quando fazemos marketing para dentistas, um blog os ajuda a ser encontrados pelos mecanismos de buscas, tornando o profissional mais conhecido. Sabe aquela pergunta que o paciente faz em seu consultório, “a cirurgia de retirada de siso dói”, por exemplo? Pois bem, ela também é feita no Google. Se o seu blog responder com qualidade essa pergunta, é possível que esse seja o início de um relacionamento duradouro com um paciente.

#3 E-mail Marketing

O e-mail marketing é poderosa ferramenta marketing para dentistas, pois é uma boa maneira de distribuir o conteúdo que você posta em blogs – mantendo assim o paciente atualizado sobre temas de seu interesse.

A vantagem é que essa comunicação só é feita com a permissão do paciente , evitando os incômodos spams e o investimento que não oferece retornos.

No e-mail marketing, uma sequência de e-mails é disparada de acordo com o comportamento do paciente . Se ele leu um artigo sobre aparelhos ortodônticos, por exemplo, você pode encaminhar a ele outro sobre a mesma temática, mantendo o interesse constante.

#4 Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio permite criar uma ficha cadastral com nome do consultório ou profissional que aparece em destaque no Google , com endereço de atendimento, telefone, e-mail e mapa, de forma que o paciente encontre rapidamente onde fazer o tratamento.

Essa ferramenta de marketing para dentistas é 100% gratuita e ideal para negócios como clínicas odontológicas locais, já que facilita a busca por profissionais e, consequentemente, a vida de dentista e paciente.

Mas e a ética no marketing para dentistas?

O potencial é imenso, mas o marketing para dentista precisa ser conduzido com atenção, principalmente em questões relacionadas à ética profissional. A divulgação da sua clínica não pode ser feita de qualquer forma, sob pena de infração ética perante ao conselho profissional.

Quer uma dica? Leia mais sobre o marketing para dentistas, estude o código de ética da sua profissão e aposte em estratégias que, comprovadamente, dão certo . É sobre elas que continuaremos falando aqui no blog, fique atento!

Entenda como outras áreas da saúde lidam com questões de marketing e comunicação. Faça o download do Infográfico sobre Publicidade Médica: Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina!

Conteúdo produzido pelo parceiro Intermídias

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *