Nutrientes que ajudam na saúde bucal

with Nenhum comentário

Ter um belo sorriso faz muita diferença em nossa vida. Quem não quer ter dentes bonitos e fortes, não é mesmo? É possível conquistar uma ótima saúde bucal consumindo alguns nutrientes específicos.

Que a alimentação adequada traz saúde para o corpo você já sabe. Mas sabia que ela também ajuda a tornar seus dentes saudáveis? Pouquíssimas pessoas detêm esse conhecimento.

Vamos explorar alguns nutrientes importantes para manter sua saúde bucal. Isso significa menos incidência de cáries, gengivas fortes e até dentes bonitos.

Boa leitura!

O cálcio e a saúde bucal

Com certeza você já imaginava que o cálcio estaria presente nesta lista. Acertou em cheio! O cálcio, além de integrante importante do esmalte dentário, também fortalece a estrutura óssea da arcada dentária.

Além disso, o cálcio tem uma tarefa fenomenal: regular o pH de nossa boca. Dessa forma, ele impede que ácidos tornem nossos dentes frágeis e quebradiços.

Para nossa sorte, o cálcio está presente em vários alimentos deliciosos, como queijos, iogurtes, gema de ovo, brócolis, couve e sardinha. Assim fica fácil manter a saúde bucal, não é verdade?

Dentes fortes e sem cáries: a Vitamina D3 é a solução

A Vitamina D realiza um trabalho muito importante em nosso organismo. Ela regula o metabolismo e funções neurológicas. Além disso, também ajuda na retenção de substância importantes nos dentes, assim como os deixa fortes.

A luz solar permite a sintetização de Vitamina D por nosso organismo. Porém, essa não é a única forma de obtê-la: podemos fazer uso de suplementação ou comer alimentos ricos dessa vitamina. Esse suplemento pode ser facilmente encontrado em uma loja de suplementos.

Uma das atuações da Vitamina D consiste em regular o sistema imune. Dessa forma, um déficit de Vitamina D permite mais ataques de bactérias, o que pode causar periodontite.

Além disso, ela controla o cálcio e a cicatrização, e pode frustrar uma cirurgia de implante, caso não esteja nos limites certos.

Ótimos alimentos para consumir são óleos de peixes, salmão, sardinha, leite e iogurte. A suplementação também é uma alternativa à alimentação, como dito antes.

Vitamina C contra doenças periodontais

Quando falamos em saúde bucal, a Vitamina C apresenta uma atuação impressionante. De fato, além de aumentar a imunidade, ela também previne gengivite e periodontite. A Vitamina C pode ser encontrada em vários alimentos de fácil acesso, o que é outro ponto positivo.

A falta de Vitamina C pode causar sangramentos nas gengivas, dificuldade de cicatrização, falta de estabilidade dos dentes e vários outros malefícios.

Sua principal atuação em nosso organismo diz respeito à produção de colágeno, o qual é vital para as gengivas e outros tecidos.

Para usufruir dos benefícios dessa vitamina, consuma laranjas, abacaxi, limão, mangas. Além disso, caso esteja com dificuldade em satisfazer as doses mínimas dessa vitamina, faça uso de suplementação.

Fortaleça sua gengiva com Vitamina A

Além da Vitamina C, a Vitamina A também é muito importante para nossa saúde bucal. O ponto de atuação dessa vitamina é a gengiva. No entanto, o consumo de Vitamina A também fortalece os dentes, pois ajuda a proteger o esmalte dentário.

Em geral, alimentos de cores fortes são ótimas fontes de Vitamina A. Assim, o fígado de boi, batata doce roxa/amarela, manga, ovo e leite integral são riquíssimos dessa vitamina.

Como ela não é produzida em nosso corpo, precisamos adicionar alguns alimentos ricos em Vitamina A em nosso dia a dia. No entanto, é importante tomar cuidado para não causar excesso, pois ele também não é benéfico.

Mantenha a saúde bucal com água

A água não é exatamente um nutriente, mas ela merece estar nesta lista. Sua ação para manter a saúde bucal é muito importante: regular o pH bucal. Além disso, ela ajuda a proteger tanto os dentes quanto as gengivas.

Adultos devem beber 2 litros de água por dia. No entanto, esse valor pode aumentar de acordo com a prática de atividade física ou a estação do ano.

Lembre-se de beber água uma hora antes ou depois das refeições. Jamais consuma líquidos junto com as refeições, pois pode expandir o estômago.

Precisamos evitar…

Agora que já sabemos sobre alguns nutrientes — e alguns alimentos — que ajudam a manter a saúde bucal, vamos ver alimentos que trabalham para fragilizar nossos dentes.

O mais conhecido de todos é o açúcar. De longe, o açúcar refinado é o maior causador de problemas bucais, quando comparamos com os demais alimentos. Além disso, não há vantagem nenhuma em consumi-lo, a não ser a sensação de prazer.

Refrigerantes, doces e demais alimentos que incluem açúcar refinado em sua composição devem ser evitados.

Quando as bactérias bucais entram em contato com o açúcar, elas liberam ácidos, podendo causar cáries. Além disso, o próprio refrigerante desequilibra o pH bucal, acarretando em vários malefícios para nossos dentes e gengivas.

Uma alimentação balanceada e sem açúcar refinado é perfeita para manter a saúde bucal. Mais vale prevenir do que remediar, não é mesmo? 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *