A aplicação de flúor nos dentes por meio do creme dental ou por meio do enxaguante bucal é algo feito quase sem pensar e obrigatoriamente. O seu uso em produtos de higiene bucal é algo indicado pelas maiorias dos dentistas, sendo assim, as suas propriedades, o seu uso e efeito nos dentes não é questionado.
No entanto, uma das principais motivações para o seu uso é livrar os dentes das incomodas cáries, incidência essa responsável por uma série de problemas graves a longo prazo. O flúor também pode ajudar na eliminação e na precaução de manchas, sendo potencializado pelo procedimento de clareamento dental. Saiba mais sobre o tratamento com flúor e como ele afeta nossa saúde bucal:
Foi comprovado por uma pesquisa que pessoas que consomem a água fluoretada possuem um menor sofrimento com as cáries. O flúor pode ser encontrado na natureza e ser projetado em alimentos ou na própria água por intervenção humana. Esse mineral atua em nossa saúde bucal em processos, são eles a desmineralização e remineralização dos dentes, que ocorrem nessa ordem após alguma refeição e da reposição minera subsequente.
O flúor atua na prevenção das cáries de diferentes formas, na infância, por exemplo, ele ajuda criando uma barreira de proteção, já nos adultos, atua fortalecendo o esmalte da arcada dentária.
A aplicação de flúor nos dentes é recomendada majoritariamente em crianças e adolescentes, uma vez que quanto mais cedo, mais serão os benefícios e as precauções à danos futuros. Essa prevenção de eventuais problemas bucais também é uma vantagem aos adultos, principalmente aqueles que estão no grupo de risco. Entre os grupos de risco para a ocorrência das cáries estão as gestantes, os fumantes, diabéticos, dependentes químicos e até mesmo consumidores regulares de bebidas alcoólicas.
Esse procedimento, uma vez que pode ser realizado em qualquer faixa etária e circunstância, não possui contraindicações relevantes. O odontologista fará uma análise do caso e verá se precisa ou não da intervenção do tratamento. Além disso, o profissional indicará também a quantidade que deve ser utilizada pelo paciente em seu dia-a-dia, uma vez que essa quantidade varia de pessoa a pessoa.
É importante se atentar que o seu uso durante a escovação é geralmente indicado a ser semelhante ao tamanho de uma ervilha, e em casos de exagero, pode trazer uma série de prejuízos.
O principal benefício da aplicação do flúor é o fortalecimento da arcada dentária e de sua proteção contra microrganismos nocivos. Outro fator importante dessa aplicação é o seu auxilio no tratamento e no reparo de danos que já foram causados por esses vilões da saúde bucal. O flúor não atua na cura da cárie, mas sim na prevenção de que a situação se agrave.
Portanto, se atente quanto a sua higienização bucal, não esqueça do uso do creme dental com flúor na quantidade recomendada e do uso do enxaguante bucal no final da escovação. Alie essa rotina também a uma visita regular ao consultório odontológico, só assim você saberá se há necessidade desse procedimento e poderá realmente sanar os problemas que já afetam a sua saúde bucal.
Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…
A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…
A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…
A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…
Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…
O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…