O IMPACTO DO BRUXISMO NO SONO

O bruxismo é uma atividade repetitiva dos músculos mandibulares que envolve o ranger e apertar dos dentes e/ou o esfregar ou o impulsionar da mandíbula, que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente e que, geralmente, está associada com despertares curtos com duração de 3 a 15 segundos, conhecidos como microdespertares.

O bruxismo pode ocorrer com crianças, jovens e adultos nas diferentes faixas etárias e manifesta- se de duas formas diferentes: o bruxismo de vigília, que ocorre durante o dia, e o bruxismo do sono, que acontece durante o período noturno.

No entanto, o ranger dos dentes é mais comum no bruxismo do sono, enquanto o apertar dos dentes é mais comum no bruxismo de vigília. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Causas do Bruxismo

Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

As causas do bruxismo podem ser várias: estresse, ansiedade, dentes desalinhados ou problemas no sistema nervoso podendo também estar ligado a distúrbios do sono como a apneia do sono.

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença caracterizada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, normalmente acompanhada de ronco alto e frequente e da redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar.

A apneia do sono é uma doença crônica e progressiva e que se não for tratada corretamente pode até matar!

A correlação entre bruxismo e apneia do sono têm sido constatada, e o tratamento de pacientes com apneia do sono pode levar a eliminação do bruxismo.

Diagnóstico

Para o diagnóstico o dentista, além da avaliação clínica detalhada, uma polissonografia (exame do sono) pode ser indicada a fim de documentar a presença de episódios de ranger dos dentes, identificando também alterações da arquitetura do sono, presença de micro despertares, roncos e distúrbios respiratórios do sono

Caso o diagnóstico de Bruxismo já tenha sido concluído e haja somente a necessidade de entender se há correlação com Apneia do sono, bem como entender o nível dessa patologia, uma boa opção para essa investigação é o Exame do Sono Biologix.

O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia tipo 4 remota com polissonogramas, e possui acurácia, sensibilidade e especificidade para diagnosticar apneia do sono seja leve, moderada ou grave, a partir da oximetria (cálculo do índice de dessaturação de O2) frequência cardíaca, actimetria e análise do ronco.

Um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por profissionais da saúde para diagnóstico e tratamento da apneia do sono.  Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar clicar em concluir exame e imediatamente o resultado estará disponível no portal de exames.

Para realizar os exames o paciente utiliza apenas o sensor sem fio Oxistar e o app Biologix instalado em um smartphone. O laudo do exame é gerado na plataforma e disponibilizado em instantes.

Além do diagnóstico, é possível acompanhar a evolução de tratamentos de apneia do sono, e o monitoramento remoto de sinais clínicos dos pacientes que tenham alguma doença crônica que necessitem de acompanhamento constante.

O Exame do Sono Biologix é   validado clinicamente e pode facilmente ser incorporado na rotina de exames do seu consultório ou clínica!

Tratamento

O Tratamento do bruxismo tem o objetivo de reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo e dependerá do que está causando o problema.

Um dentista poderá sugerir o uso de placas oclusais priorizando a proteção das estruturas dentárias. Ou ainda o tratamento pode ser direcionado para que o paciente tenha uma melhora na qualidade de vida, orientando-o a realizar a higiene do sono, no controle do estresse, técnicas de relaxamento, diminuição no uso de café e tabaco, ou com medicamentos.

Cabe ao profissional e ao paciente decidirem quais condutas são mais bem aplicadas em cada caso, porém manter uma rotina do sono saudável é recomendada de qualquer maneira.

É inegável a importância que o Cirurgião Dentista tem no tratamento dos distúrbios do sono e dessa forma melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Ofereça ao seu paciente um diagnóstico inovador para um grande problema!

Conheça a Biologix.

Conteúdo desenvolvido pela equipe da Biologix, empresa criada com o objetivo de revolucionar o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono (AOS), a fim de reforçar a importância e o impacto da apneia na qualidade de vida da população.

Parceiro

Recent Posts

Dentes do bebê: Quando nascem, quantos são e como aliviar o desconforto?

Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…

3 semanas ago

Diabetes e os problemas bucais

A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…

1 mês ago

Webinar no INCA traz a importância de ações preventivas contra câncer bucal

A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…

2 meses ago

Entenda os diferenciais da gamificação e como ela pode gerar resultados na área da odontologia

A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…

2 meses ago

Os Maiores Benefícios em Manter a Saúde Bucal em Dia

Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…

2 meses ago

Saúde e bem estar: Como identificar um transtorno alimentar?

O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…

3 meses ago