O que causa aftas? Saiba como prevenir e acabar com essas lesões

with Nenhum comentário
mulher com a mão na bochecha

As aftas são lesões ou feridas ulcerativas que podem surgir em qualquer lugar da boca. Ela pode aparecer de três formas: menores, maiores ou herpetiforme.

As menores são as mais comuns, são aquelas pequenas, redondas ou ovais, com o centro branco ou amarelo e borda vermelha.

Já as aftas maiores, são também mais profundas e as bordas são irregulares. Elas são menos comuns que as menores.

Enquanto as aftas herpetiformes são muito pequenas, irregulares e ocorrem em aglomerados de até 100 lesões.

Neste artigo, você irá entender o que causa as aftas, como prevenir que elas surjam na sua boca e como trata-las. Confira!

O que causa afta?

Na verdade, o surgimento das aftas não tem causas específicas, o que existem são alguns fatores que favorecem o surgimento dessas feridas.

  • Imunidade baixa: as aftas podem surgir como um aviso do nosso corpo de que algo não está indo muito bem, seja por não estar se alimentando direito ou por alguma doença que afete a imunidade.
  • Lesões na boca: seja por ter mordido a língua, machucado a bochecha pelo uso do aparelho odontológico ou ter batido a escova de dente na gengiva… Qualquer ferida na boca pode evoluir para uma afta.
  • Alimentos ácidos, cítricos, muito quentes, apimentados e condimentados: esses tipos de alimentos podem causar afta em pessoas com maior sensibilidade. Chocolate, café e frutas cítricas são alguns exemplos.
  • Alterações hormonais: qualquer alteração hormonal, seja durante o período menstrual, de gravidez, ou algum outro período, pode causar aftas.
  • Estresse: como o estresse costuma surgir com a queda da imunidade, ele também é responsável pelo surgimento das feridas na boca.
  • Falta de vitaminas e minerais: a falta de ferro, ácido fólico, B12 e zinco também podem favorecer o aparecimento das aftas.

Sabendo dos fatores que podem causar aftas, fica mais fácil descobrir formas de evitar o surgimento dessas feridas tão incômodas. Vamos falar sobre isso agora.

Como evitar o surgimento das aftas?

A melhor forma de evitar a afta é evitando todos os pontos que citamos como causas do problema. O que ajuda bastante é a atenção no consumo de certos alimentos.

Evite ingerir frequentemente e em grande quantidade alimentos que sejam picantes e condimentados, salgados demais, cítricos ou ácidos e quentes demais.

Outras formas de evitar o aparecimento das aftas são escovar os dentes devagar e utilizar cera ortodôntica nos braquetes que estiverem incomodando durante o uso do aparelho dentário, tudo isso para evitar ferimentos na boca que podem causar as aftas.

Como se livrar das aftas?

A afta geralmente some sozinha no período entre uma e duas semanas, mas existem algumas formas de aliviar o desconforto de conviver com essas lesões.

Métodos que ajudam na cicatrização e que podem aliviar a dor causada pela afta são:

  • Bochecho com antisséptico bucal indicado pelo dentista ou com a mistura de 3 dedos de água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Aplicação de própolis sem álcool, pomadas e géis anestésicos e anti-inflamatórios diretamente na afta;
  • Evitar ingerir alimentos ácidos para não intensificar a dor;
  • Uso de analgésicos, em caso de dores muito forte.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a afta não é contagiosa, logo, não é transmitida pelo beijo.

Outra dúvida frequente é se a falta de higiene bucal influencia no aparecimento das aftas e se elas causam mal hálito. A resposta para as duas perguntas é não.

O que pode acontecer é a afta causar um desconforto tão grande que dificulta a higienização correta da boca, podendo causar a halitose.

Para ter mais informações sobre sua saúde bucal e melhorar os seus cuidados com a boca, continue acompanhando nosso blog!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *