O que é bruxismo: Saiba quais são as causas e como prevenir

with Nenhum comentário

Cuidar da saúde bucal é muito mais do que prezar pela estética de um sorriso, está relacionada também ao bem-estar e ao pleno funcionamento do restante do nosso organismo. Afinal, o estado da nossa boca é capaz de refletir e expor muitos outros problemas que prejudicam nosso corpo.

O bruxismo, por exemplo, é uma das doenças que, apesar de ser na boca, esconde certas anormalidades do nosso corpo e rotina.

Caracterizado pelo hábito de ranger os dentes à noite pode apresentar alguns sintomas e sinais como o desgaste dentário, dor na musculatura ao mastigar, dor nas têmporas dentre outros.

Porém esse hábito não se restringe somente à noite, durante o dia a pessoa pode permanecer por longos períodos apertando os dentes principalmente quando está em momento de estresse e tensão.

Confira a seguir o que é o bruxismo e qual é a relação dessa doença com o restante da nossa saúde!

O que é bruxismo?

O bruxismo é uma condição comum em pessoas que costumam ranger ou trincar bastante os dentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que cerca de 30% da população mundial já sofreu com os sintomas da doença.

Seja durante o sono ou, até mesmo, acordado em situações de estresse, o transtorno acaba por prejudicar a qualidade de vida do ser humano, mesmo sem o diagnóstico.

Há casos em que os indivíduos nem sabem da doença e descobrem em exames clínicos de rotina, pelo desgaste dos dentes. Em casos mais graves, podem ocorrer problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).  

O que causa o bruxismo?

A causa do bruxismo ainda é pouco discutida, mas o estresse psicológico é um dos fatores que impulsionam o surgimento do transtorno, bem como de outras enfermidades.

Situações extremas do dia a dia e também os nossos hábitos relacionados ao corpo têm influência direta na nossa saúde.

Outros fatores como alinhamento dos dentes, má oclusão, também é apresentado como uma das causas do bruxismo.

Quais são os sintomas do bruxismo?

Conheça os principais sinais do bruxismo:

  • Contrações dos músculos da mandíbula;
  • Ranger dentes;
  • Músculos da face apertos e doloridos por tempo prolongado;
  • Dentes e gengivas danificadas;
  • Dores de cabeça;
  • Fadiga facial;
  • Problemas de sono;
  • Zumbido no ouvido.

Quais são os fatores de risco?

Existem diversos fatores de risco que podem ocasionar o bruxismo, além do estresse e da ansiedade. Entre eles está a idade. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), entre crianças, o transtorno é muito frequente.

No entanto, a saúde bucal de idosos também precisa ser avaliada com cuidado! Saiba mais sobre como zelar pelos dentes, na terceira idade.

Outros fatores de risco são: álcool e tabagismo.

Qual tipo de profissional devo procurar para tratar o bruxismo?

Dependendo dos sintomas apresentados, algumas especialidades podem diagnosticar o bruxismo sendo elas: Clínico Geral, Dentista, Psiquiatria e Fonoaudiologia.

Já para o tratamento e controle o profissional mais capacitado é o Cirurgião Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. 

Tratamentos e procedimentos disponíveis para bruxismo

Sempre que sentirmos dor de dente, é preciso conversar com um dentista, para evitar que, futuramente, a dor aumente ou o problema se agrave. No entanto, isso não é uma prática muito comum entre os brasileiros, de acordo com o IBGE.

Os tratamentos mais comuns para o transtorno envolvem o trabalho de um dentista:
Rever o alinhamento da mandíbula e usar um protetor bucal que são placas interoclusais flexíveis ou rígidas, elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos e reduz o desgaste e abalo dos dentes. 

Além disso, os pacientes precisam analisar o seu dia a dia e seus hábitos para tentar reduzir os fatores de estresse que causam o transtorno.

Como um plano odontológico pode ajudar no tratamento?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, as pessoas que não possuem um plano odontológico têm mais chances de não consultar um dentista, quando apresentam um problema.

No entanto, um bom plano é um aliado para quem deseja tratar doenças ou prevenir. A variedade de profissionais cadastrados e a tranquilidade durante procedimentos para o tratamento de bruxismo, apenas um plano pode oferecer.

Conclusão

Há vários incômodos bucais que podem prejudicar sua saúde e seu humor. A sensibilidade, as aftas e o bruxismo são alguns deles.

Como visto o bruxismo é uma condição muito comum, que afeta muitos brasileiros, que pode ser tratada de forma mais acessível quando se possui um plano odontológico.

Hoje com o avanço da odontologia temos muitos procedimentos e tratamentos para o bruxismo. Além do tratamento odontológico é ideal fica atento quanto ao estilo de vida.

Além da visita periódica ao dentista, os cuidados diários com a saúde bucal são imprescindíveis. A escovação correta e o uso do fio dental são atitudes simples e eficazes para prevenir problemas bucais.

Se você quiser saber mais sobre planos odontológicos, entre em contato com a Facilita Corretora de Seguros e cuide logo da sua saúde!

Conteúdo produzido pelo parceiro Facilita Corretora de Seguros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *