Os possíveis impactos de não ter os cuidados com os dentes dos cachorros

with Nenhum comentário

Os cuidados com os dentes dos cachorros são essenciais para que seu amigo possa ter qualidade de vida. Leia nosso post e saiba mais sobre esse assunto!

Problemas sérios podem ocorrer a partir da falta de cuidados com os dentes dos cachorros.

Nossos peludos necessitam da boca e dos dentes da mesma maneira que precisamos das mãos, ou seja, é através dessa parte do corpo que eles conseguem interagir, segurar e carregar objetos.

Diante do exposto, fica fácil compreender que os riscos e chances de terem problemas na boca e nos dentes não são raros de acontecer, se não forem tomadas as devidas precauções.

Os problemas dentais dos cães podem causar problemas sérios a outros órgãos, tais como:

  • rins,
  • fígado,
  • coração.

Neste post apresentamos os possíveis impactos de não ter os cuidados com os dentes dos cachorros. Continue lendo e saiba detalhes sobre esse assunto!

Localizando problemas nos dentes dos cães

Os cães normalmente não demonstram quando estão com problemas nos dentes ou gengivas, o que é prejudicial à saúde, pois, quando se percebe, o problema pode ser grave e causar sérios prejuízos aos nossos amigões.

Não há como ter cuidados com os dentes dos cachorros sem se envolver e ajudá-los na prevenção de possíveis doenças.

Por isso, é fundamental que periodicamente o tutor faça uma avaliação das condições dentais do cão, já que diversos sinais podem ser percebidos, como:

  • irritação ou inflamação na gengiva,
  • dentes danificados,
  • vermelhidão,
  • sangramentos,
  • bolhas de pus.

Os cães desenvolvem, assim como os humanos, placas bacterianas próximas das gengivas e, quando não tratadas, podem se transformar em gengivite, uma inflamação que causa muita dor e compromete a sua saúde.

É importante destacar que a gengivite em cachorros pode infectar toda a gengiva, atingindo todos os dentes.

Outros impactos da falta de cuidados com a saúde bucal do seu cão

Outro ponto importante com relação às placas bacterianas é que se não forem tratadas, podem, através da corrente sanguínea, causar sérios problemas aos rins, fígado e coração. Algumas bactérias são mortais.

Outra mal frequente, que também tem a sua origem na falta de cuidados com os dentes dos cachorros, é a doença periodontal.

Ela ocorre a partir das placas bacterianas, podendo afetar de tal forma a dentição canina, assim como nos humanos, que muitas vezes é necessário um tratamento cirúrgico.

Como prevenir e evitar problemas dentais nos cães?

O segredo na prevenção está em se antecipar e não deixar que o problema aconteça, ou seja, criar uma rotina para escovar os dentes do seu cão diariamente.

Caso isso seja complicado, faça a escovação pelo menos duas vezes por semana.

Não utilize escovas e pastas dentais para pessoas nesse processo, os pets possuem produtos específicos para esse fim.

Se o seu cão tiver problemas para aceitar a escovação, inicie o processo com gaze ou um pano macio para que ele vá se acostumando. 

Normalmente, eles gostam do sabor das pastas dentais, o que facilita a higienização e acaba facilitando e colaborando em todo o processo.

Outras dicas são os ossinhos especiais para limpeza de dentes e alguns brinquedos que ajudam na eliminação da placa e do tártaro, no entanto, elas servem como complementos da escovação.

Finalmente, outra excelente opção é levar o seu cão periodicamente ao dentista para uma avaliação completa. A tecnologia e profissionais capacitados estão à disposição para possibilitar qualidade de vida aos nossos melhores amigos.

É perfeitamente possível evitar problemas e doenças a partir dos cuidados com os dentes dos cachorros, o que requer algum tempo e atenção.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus conhecidos e ajude a proteger nossos queridos companheiros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *