Plataformas que facilitam a administração dos consultórios no dia a dia

with Nenhum comentário

Médicos e empreendedores da área da saúde têm o desafio de manter um compromisso consistente com a saúde e o bem-estar de seus pacientes e, ainda, gerirem seu negócio de forma eficiente. Fazer isso sem métodos e ferramentas de gestão modernas é um desafio ainda maior. Por isso, as plataformas para administração de consultórios têm sido cada vez mais utilizadas por clínicas e consultórios médicos. 

A tecnologia revolucionou técnicas e equipamentos médicos. E pode fazer o mesmo pela administração dos negócios da área. 

A seguir, descubra mais sobre as plataformas para administração de consultórios e conheça alguns exemplos de soluções que podem profissionalizar e organizar ainda mais a gestão de seu negócio.

O que são as plataformas para administração de consultórios? Quais seus benefícios?

Tratam-se de soluções tecnológicas – como aplicativos, sistemas e softwares – que auxiliam na gestão das tarefas rotineiras do negócio.

Com elas, é possível digitalizar e automatizar atividades, o que proporciona ganhos em produtividade, agilidade, precisão e eficiência. Naturalmente, os benefícios potenciais irão variar conforme o escopo de cada solução. Há algumas que ajudam em questões financeiras ou de gestão do tempo. Outras, mais especializadas, tendem a apresentar um pacote mais abrangente e vantajoso para a clínica de modo mais completo.

Dessa forma, as plataformas para administração de consultórios ajudam a tornar tarefas – desde o atendimento do paciente até a consulta a prontuários e a geração de relatórios – mais rápidas, otimizadas e práticas.

Por isso, esse tipo de solução já é utilizada por em torno de 80% dos médicos nos EUA. No Brasil, essa é uma prática em crescimento, especialmente por consultórios que querem melhorar sua competitividade e conquistar melhores resultados operacionais e gerenciais. 

Exemplos de plataformas que facilitam a administração dos consultórios médicos

Quando pensamos em plataformas que facilitam a administração dos consultórios, podemos dividi-las, basicamente, em dois grupos:

1. Plataformas prontas 

As plataformas prontas, como você deve imaginar, são as soluções que foram desenvolvidas de modo mais generalista e que estão disponíveis para uso mais imediato, por vezes, sem ajustes ou alinhamentos com o seu negócio. Elas podem ajudar a organizar e automatizar uma série de tarefas de consultórios médicos.

Entre as opções disponíveis no mercado, estão:

iClinic

Aplicativo para prontuário médico eletrônico e para digitalizar o agendamento de consultas. Realiza armazenamento de dados em nuvem, com acesso remoto às informações.

Evernote

Opção de app mais generalista para fazer anotações, lembretes e guardar arquivos online. Também faz digitalização de documentos. Possui integração com outros apps, como Gmail e Google Drive.

OnMed

Solução que auxilia na automatização de tarefas de consultórios e clínicas médicas. Inclui prontuários personalizados, agenda, relatórios variados e outros recursos.

GuiaBolso

Solução brasileira com foco na gestão financeira. Com esse aplicativo, é possível criar e acompanhar metas, categorizar custos, gerar relatórios e centralizar dados de contas e cartões utilizados pelo consultório.

Shosp

Software voltado ao segmento médico, possui prontuário online, recurso de lembrete de consultas, fluxo de caixa e outras funcionalidades para a gestão de uma ou mais clínicas.

Taskmind

Aplicativo que auxilia na delegação e no controle de tarefas da equipe, ajudando a reduzir o fluxo de e-mails e centralizando as comunicações.

Clínica nas Nuvens

Trata-se de um software que apresenta recursos como gestão do tempo em espera, agendas integradas, prescrição de medicamentos com integração ao bulário e outras. 

ControleMédico

Uma das plataformas para administração de consultórios com foco na área médica. Conta com recursos de agendamento de consultas, prontuário médico eletrônico, modelos de documentos (como atestados), ferramentas de marketing e outras.

Klinikaz

Software com ferramenta de confirmação de consultas, comunicador instantâneo, controle de estoque, módulo financeiro e outros.

2. Plataformas sob medida 

As plataformas prontas podem ajudar pontualmente em diversas demandas mais abrangentes. No entanto, elas apresentam limitações e, como não foram desenvolvidas especialmente para as demandas de sua clínica, algumas necessidades importantes podem não estar cobertas por essas soluções.

Desse modo, para ter plataformas para administração de consultórios completas e focadas no que seu negócio precisa, buscar uma solução sob medida pode ser o melhor caminho.

Assim, você poderá avaliar quais módulos precisa, que tipo de tarefa é necessário automatizar ou otimizar, que ponto da relação com o cliente deve ser melhorado, etc.

Parceiros especializados, como a InCuca, poderão personalizar a plataforma, fornecendo recursos eficientes para ajudar a agilizar o atendimento ao paciente, a marcação de consultas, o acesso a diagnósticos, além de fazer integrações com outros sistemas e apps já utilizados em seu negócio.

Outro ponto importante é que, customizando a solução, você poderá certificar-se de que todos os cuidados com a segurança dos dados e a confiabilidade das informações estão sendo tomados e que tudo está em conformidade com as diretrizes do CFM.

Ainda, que você terá acesso a relatórios para apoiar sua tomada de decisões, detectar gargalos na operação e oportunidades de melhorias na clínica.

E então, gostou de descobrir mais sobre plataformas para administração de consultórios? Se você ficou interessado em ter uma solução personalizada para o seu negócio, saiba que a InCuca é especialista em desenvolvimento de plataformas sob medida.

Blog post escrito por InCuca Tech.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *