Por que o site de uma clínica precisa ter protocolo SSL

with Nenhum comentário

Nunca foi tão importante usar um certificado SSL e ativar https no seu site.

A Internet foi projetada para ser uma rede aberta. Mas todos nós queremos que nossos logins, mensagens, transações, pesquisas, envios de formulários e muito mais sejam criptografados e protegidos de intrusos. 

Para fazer isso, usamos SSL. SSL, também conhecido como TLS, é um protocolo de segurança amplamente implementado que criptografa todos os dados passados ​​entre um navegador e um servidor da web, mantendo tudo o que está sendo enviado de um lado para outro em privacidade e segurança. SSL é ativado quando um site tem um Certificado SSL instalado e o tráfego está sendo enviado por https em vez de http (a adição de s significa Seguro).


Como saber se um site tem SSL?

Os navegadores permitem que os usuários saibam que estão se conectando a um site usando SSL por meio de três indicadores de segurança e identidade:

1. Um cadeado “seguro” aparece na barra de endereço do navegador;

2. Se o site estiver usando um Certificado SSL de Validação Estendida, o nome da empresa será exibido na barra de endereço do navegador;

3. mudanças de http para https.

De acordo com a Mozilla, criadora do popular navegador Firefox, há apenas 4 anos, apenas 25% dos sites usavam o SSL. Hoje, em meados de 2020, é de até 70%. Portanto, se você ainda não está usando SSL em seu site, você está em minoria. Sobre as razões pelas quais você realmente não quer contrariar essa tendência. E a vantagem que existe o certificado SSL let´s encrypt que é totalmente gratuito.

Razão 1: Proteja as informações e privacidade de seu cliente / visitante

Ao usar o seu site, os clientes compartilharão dados privados consideráveis ​​com você – nomes de usuário, senhas, nome, endereço, data de nascimento, e em casos de lojas virtuais detalhes de cartões de crédito, localização, opiniões e muito mais. É sua responsabilidade garantir que todos os dados solicitados permaneçam seguros e protegidos.

Além da responsabilidade ética, existe uma regulamentação muito séria que exige o uso de SSL. Qualquer site que aceite cartões de crédito terá um processador de pagamento ou gateways de comerciante que exigem SSL para atender aos requisitos do PCI, e regulamentos futuros como o GDPR deixam bem claro como os dados pessoais devem ser avaliados e gerenciados de maneira adequada.

Muitos de seus clientes se envolverão com seu site e serviços da web em redes domésticas, wi-fi públicos e conexões de trabalho. Qualquer rede desse tipo pode estar entulhada de bisbilhoteiros (humanos ou bot) que procuram dados valiosos para coletar e vender. Violações de dados e perda de controle de informações de identificação pessoal chegam aos noticiários e trazem pesadas multas aos sites que são vítimas de um número crescente de ataques. Proteger o tráfego de entrada e saída de seu site usando SSL não é apenas a coisa certa a se fazer, mas também protegerá sua marca e seus resultados financeiros.

Razão 2: HTTPS agora é um fator de classificação de SEO

Lá em 2014, o Google anunciou que a presença de um certificado SSL e o uso de https se tornariam um fator de classificação em seus resultados de pesquisa. É certo que o fator de classificação é classificado como “leve”, o que significa que há uma série de outros fatores que o Google espera ver ao determinar a classificação. 

Independentemente disso, SSL é agora uma caixa de seleção que o gigante das buscas espera ver ou, caso contrário, você deve esperar um impacto em suas classificações. Teste você mesmo – atualmente é difícil encontrar pesquisas de alto volume que gerem sites http inseguros em vez de sites seguros https.

Uma pesquisa por “dentista em são paulo” retorna nos três primeiros resultados da primeira página apenas com links https.

Razão 3: sites inseguros são nomeados e envergonhados

Se você ainda precisar de outro motivo para considerar o uso de SSL em seu site, esse motivo deve ser suficiente. A partir de julho de 2018 com o lançamento da versão 68 do Google Chrome, o Chrome passou a marcar todos os sites HTTP como “Não seguro”. 

A partir de julho deste ano, todas as páginas que seu site entregar em http para o navegador dos visitantes receberão um nome e serão envergonhadas quando os clientes virem as palavras “Não seguro” ao lado do nome do seu domínio. Você não precisa ser um cientista comportamental do consumidor para apreciar a conotação negativa na decisão de compra de um cliente.

O Chrome é atualizado de forma silenciosa e automática, portanto, espere que essa alteração seja significativa muito rapidamente. E com impressionantes 60% de clientes em potencial usando o Chrome, você não pode ignorar o impacto potencial para o seu negócio quando os visitantes recebem aquela mensagem “não seguro”. Julho de 2018, foi o prazo para o calendário de todos os administradores de sites.

Estou convencido, preciso de SSL. O que eu devo fazer a seguir?

Vá buscar um certificado SSL

Felizmente, é muito fácil obter um certificado SSL de forma rápida e econômica hoje em dia:

Você pode encontrar um guia para instalar em sua hospedagem clicando em: Como instalar o certificado let´s encrypt no Apache e Ngnix.

Obtenha um certificado SSL do seu provedor de hospedagem ou provedor CMS

Muitas empresas de hospedagem e serviços CMS (Content Management System) agora oferecem SSL como parte de seus pacotes mensais principais. Cuidado com as taxas de hospedagem caras para SSL, pois atualmente a maioria dos provedores de hospedagem usa o Let’s Encrypt, que eles obtêm gratuitamente. Observe, entretanto, que um certificado Let’s Encrypt é um tipo de certificado validado por domínio – o que significa que você não receberá o nome da sua empresa como o exemplo EV SSL. Se quiser mostrar seu nome, você precisará continuar lendo …

Obtenha um certificado SSL diretamente de uma autoridade de certificação

Existem dezenas de Autoridades de Certificação (CA), com as principais todas tendo um preço, marca ou presença geográfica drasticamente. Você pode encontrar a lista de CAs aprovados no armazenamento de certificados do seu navegador e os principais fornecedores incluem Symantec, GeoTrust, DigiCert, Comodo, GlobalSign e Entrust.

Não perca tempo e coloque hoje o SSL no site de sua clínica!

Conteúdo produzir por Gerenciando Blog

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *