Quem tem faceta ou coroa pode usar o aparelho invisível?

with Nenhum comentário

Ter um sorriso mais bonito e harmônico é um desejo de pessoas de todas as idades. No entanto, muitos adultos que já passaram por procedimentos de restauração dentária ficam com dúvidas sobre usar o aparelho invisível, por conta de já terem outras próteses nos dentes, como a faceta ou a coroa dentária. 

Mas, afinal, quem tem faceta ou coroa pode usar aparelho? Responderemos a essas e outras dúvidas com a ajuda da ortodontista dra. Juliana Dutra, responsável técnica na Smilink. 

O que é faceta

Facetas são próteses bastante finas, que cobrem os dentes. São utilizadas para harmonizar a estética do sorriso quando há alguma imperfeição nos dentes como uma quebra, falha, trincados ou até mesmo espaçamentos. As facetas podem ser de resina ou de porcelana. 

Existem grandes diferenças entre os dois materiais, pois as de resina são mais baratas e fáceis de aplicar, enquanto as de porcelana possuem um valor mais alto e maior durabilidade. 

Esse tipo de procedimento estético não substitui o uso de aparelhos para corrigir problemas de saúde causados pelo mau alinhamento dos dentes, e também não é recomendado a quem tem problemas como o bruxismo. 

O que é coroa dentária

O termo coroa, na odontologia, se refere à parte superior dos dentes, que é usada para a mastigação. Quando os dentes caem ou estão muito enfraquecidos, o dentista pode aplicar uma coroa artificial, que é uma prótese para substituir a parte danificada ou faltante dos dentes. 

A coroa dentária pode ser de vários materiais, como cerâmica, resina, metal, acrílico ou até mesmo ouro. 

O uso do aparelho invisível para quem tem faceta ou coroa

É comum que pacientes que já possuem facetas ou coroas dentárias queiram fazer um tratamento ortodôntico completo para deixar o sorriso mais alinhado e harmônico. 

Os alinhadores invisíveis acabam sendo uma das opções mais buscadas por esses pacientes, pelas vantagens como a estética transparente, o custo benefício vantajoso e a rapidez e praticidade do tratamento. 

A dra. Juliana Dutra explica sobre como pacientes que possuem coroa ou faceta devem proceder nesses casos.

 “Os pacientes podem sim fazer o tratamento com aparelho invisível, porém esses dentes têm limitação de movimentação. Por isso é sempre interessante que o tratamento ortodôntico, com alinhadores ou não aconteça antes do tratamento protético”. 

Ainda assim, o uso de alinhadores invisíveis é mais recomendado para pacientes com coroa ou faceta do que o uso de aparelhos fixos comuns, por exemplo, pois os fixos podem acabar danificando as próteses por conta da cola que é usada para fixar o aparelho nos dentes. 

O aparelho invisível ainda apresentar muitos outros benefícios. É um tratamento muito mais rápido, podendo dar ao paciente o novo sorriso em um período de 4 a 12 meses de uso dos alinhadores. 

Além disso, por ser removível, é muito mais confortável e prático, pois permite que o paciente se alimente e faça a higienização dos dentes sem nenhuma interferência. 

Os alinhadores invisíveis também são totalmente personalizados para cada paciente, sendo confeccionados com tecnologia 3D, que escaneia a arcada dentária para gerar um molde digital da boca. 

Um software então realiza uma previsão de como será o sorriso após o uso do aparelho invisível, o que garante ao paciente a visão de como será o resultado final do tratamento. 

Conteúdo produzido por Smilink.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *