Sangramento na gengiva: o que pode ser?

with Nenhum comentário
Mulher indicando dor na gengiva

Já aconteceu de estar escovando os dentes ou passar o fio dental e ocorrer um sangramento na sua gengiva? Esse tipo de ocorrência, infelizmente, é bem comum.

Mas apesar de acontecer com muita gente, o sangramento na gengiva não deve ser ignorado e nem considerado um sintoma banal.

Gengiva sangrando pode ser um indicativo de um problema muito além dos dentes. Confira este artigo e fique atento aos sinais!

O que pode ser o sangramento na gengiva?

O diagnóstico mais comum é a gengivite, uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa nos dentes na linha da gengiva.

A gengivite pode causar ainda dor, vermelhidão, inchaço, retração gengival e mau hálito. O acúmulo de placa deve-se à má escovação.

Se a placa não for removida corretamente, seja durante a escovação ou nas visitas ao dentista, ela endurece e se torna um tártaro.

E então, quando a placa evolui para um tártaro, o sangramento aumenta e a gengivite avança para um quadro de periodontite.

A periodontite, além do sangramento excessivo, causa a destruição do tecido que sustenta o dente, resultando em dentes moles e até mesmo na perda dos dentes.

Outros fatores que podem causar o sangramento na gengiva são:

  • falta de vitamina K;
  • alterações hormonais;
  • escovação com muita força;
  • uso inadequado do fio dental;
  • diabetes;
  • imunidade baixa;
  • tabagismo;
  • cáries;
  • uso de medicamentos que causam redução da produção de saliva;
  • dentição com a mordida não alinhada;
  • próteses mal encaixadas;
  • em casos mais graves, leucemia.

Quando devo me preocupar com o sangramento na gengiva?

Se o sangramento na gengiva for periódico, basta buscar um dentista para fazer uma avaliação e evitar que o problema não se agrave.

Agora, se o sangramento for excessivo ou durar muito tempo, surgirem outros sintomas que não fazem sentido com o sangramento ou o problema continuar após um tratamento, busque ajuda médica.

O que fazer para evitar o sangramento na gengiva?

O primeiro passo é procurar um dentista para ser avaliado e ter as orientações de acordo com o seu caso em particular, mas segue algumas dicas que podem evitar os episódios de sangramento:

Escove bem os dentes

Pode parecer óbvio, mas é necessário citar. O ideal é que os dentes sejam escovados 3 vezes ao dia para evitar o acúmulo de bactérias na boca.

Esse acúmulo é a principal causa de problemas nos dentes e na gengiva, como já falamos anteriormente.

Troque sua escova de dente

Apesar de parecer que uma escova com cerdas duras é ideal para limpar melhor dos dentes, o que ela faz é causar muito irritação nas gengivas, contribuindo para o sangramento.

Então, troque sua escova por uma com cerdas macias. Essa sim limpa melhor e com mais profundidade, sem causar irritação.

Passe fio dental todos os dias

Caso você esteja muito tempo sem usar o fio dental, pode acontecer de a gengiva sangrar quando você voltar a utilizar essa ferramenta. Por isso é importante manter uma frequência.

Lembre-se de utilizá-lo com delicadeza, sem pressionar com muita força contra os dentes ou a gengiva. Geralmente as gengivas param de sangrar com o uso regular do fio dental.

Escolha a pasta de dente correta

Se achar necessário, adquira uma pasta de dentes com flúor especialmente para a redução do acúmulo de placa bacteriana.

Isso vai somar com as dicas anteriores e garantir uma melhor higiene bucal.

Alimente-se bem

Consumir muito açúcar ou carboidratos simples pode aumentar o risco de surgir algum problema nos dentes ou na gengiva. Por isso, evite o consumo excessivo desses alimentos.

Mas lembre-se de que não é necessário cortar os doces e carboidratos por completo da sua dieta, apenas consuma com moderação e escove os dentes sempre após consumi-los.

Ainda tem dúvidas sobre sangramento na gengiva? Deixe sua pergunta nos comentários e marque já sua próxima consulta com um dentista.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *