Sofá de canto: Saiba como utilizá-lo em decorações!

with Nenhum comentário

Sofá de canto não é só um modelo de sofá, mas o modelo que pode ajudar a otimizar e valorizar o espaço da sua sala de casa ou do consultório como nunca. Veja!

Dicas para escolher o sofá de canto perfeito para seu ambiente

Existem muitos modelos de sofá no mercado. O motivo disso é atender às várias situações de projeto – onde, na decoração, se precisa de mais assentos e também de uma maior otimização de espaço. 

Um dos modelos de sofá mais pedidos nas lojas atualmente é o sofá em ‘L’ ou sofá de canto.

Para consultórios e clínicas, possuir um sofá de canto representa uma grande melhoria no ambiente, trazendo conforto, estilo e até impactando no bem-estar de pessoas que geralmente tem medo desses ambientes!

O que diferencia os sofás de canto?

Já demos uma pista sobre uma as características mais importantes dos sofás de canto, que é o seu formato em ‘L’. 

Explicando de outra forma, os sofás de canto são aqueles que parecem com a união de dois sofás e dois e três lugares colocados lado-a-lado. E são chamados ‘de canto’ porque, obviamente, além de muito confortáveis, estes sofás aproveitam bem um cantinho especial vago de uma sala decorada.

Mas sofás de canto apresentam outras características estéticas que devemos citar. Primeiro, que independente do modelo, costuma ter grandes dimensões. 

Seu encosto quase sempre é alto; e geralmente eles vêm com o acompanhamento de um bom jogo de almofadas mais um puff – que pode ser usado como mesa de centro da sala decorada. Ou seja, todos os seus detalhes remetem ao máximo de conforto para o usuário.

Como usar sofá de canto em sua sala ou consultório

O impacto de um sofá de canto na decoração de uma sala decorada é grande demais. Lembrando que por causa do formato e das proporções deste móvel, as alternativas de layout para o ambiente diminuem bastante. 

Contudo, o sofá de canto explora melhor o canto da sala, otimiza ambientes como consultório e oferece mais opções de assentos para os frequentadores do ambiente. Ou seja, no lugar de mesinhas laterais, têm-se mais assentos com um sofá em L.

Já para quem busca o efeito de um sofá de canto em decorações residenciais, este ganha proporções maiores quando a sala decorada é de grandes proporções. Isto porque, neste caso, este sofá é utilizado como um separador ou um zoneador de áreas funcionais do ambiente. 

Neste caso, o desenho do móvel favorece a marcação de pelo menos dois lados do setor de estar, já o restante fica subentendido no layout – é como uma logomarca de publicidade que “sangra” nas margens.

Na hora de desenhar a planta baixa da sua sala, tenha em mente qual o espaço que o sofá de canto irá ocupar no ambiente. Esta peça deve guiar o posicionamento de todos os demais objetos nas proximidades. 

É até preferível deixar o lado maior do sofá de frente para o ponto focal ou o ponto de interesse mais significativo da decoração, como um rack com painel para TV – assim como seria com um jogo de sofás comum.

Alguns modelos de sofá de canto para ambientes

Existem muitos modelos diferentes de sofás de canto que devemos falar neste texto. Fora as peças tradicionais, com dois lados – somando 5 assentos mais o de canto -, há outros mais. 

Por exemplo, sofás menores, com 3 assentos de um lado e 1 assento de outro mais o canto. Outros já formam um desenho tipo ‘U’, tendo um dos assentos extensíveis ou em formato tipo chaise, sem encosto ou braço na lateral. E, por fim, os reclináveis.

Um modelo de sofá muito bacana capaz de virar sofá de canto é o sofá modular. O sofá modular apresenta grupos de assentos mais os encostos individuais, separados. E estas peças combinam em cor e textura e são vendidas juntas, no mesmo pacote. 

Porém, o legal delas é que podem ser montadas de jeitos diferentes – e não só em ‘L’, mas totalmente de forma irregular também.

“As opções compostas por módulos são as mais versáteis, apresentando boas soluções para diversos ambientes. Usar alguns dos módulos sem encosto contribui para uma atmosfera leve e contemporânea. Almofadas coloridas ou estampadas podem completar a ambientação.” – arquiteta Carmen Calixto, em reportagem de Zap Imóveis.

Que acha, um sofá de canto pode renovar o visual de sua sala e consultório, e ainda garantir mais espaço! Por que não experimenta?

Essas dicas de decoração com sofá de canto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *