Tudo que você precisa saber ao escolher um software odontológico

with Nenhum comentário

Contar com um software odontológico é uma das melhores formas de otimizar a gestão de seu escritório. Afinal, ele pode contribuir na organização das compras, das fichas cadastrais dos pacientes, na organização das consultas e assim por diante.

Mas como escolher uma ferramenta que se adapte às necessidades específicas de seu cotidiano? Quais fatores levar em consideração na hora de procurar por esse tipo de recurso?

Pensando nisso, elaboramos este post com o intuito de ajudá-lo a tomar a decisão correta. Para obter mais informações relevantes sobre o tema, continue lendo o texto até o fim.

Controle maior das informações

No dia a dia da Clínica/Consultório, várias rotinas são repetidas: atendimento, cadastro de pacientes, de notas, telefonemas, etc. O fluxo destas informações, precisam seguir e ficar à disposição para consultas posteriores.

Quando o responsável, precisa faltar, o profissional que depende delas, pode se ver em maus lençóis e ser obrigado a remarcar consultas, cirurgias e procedimentos, deixar de atender aos pacientes que estavam agendados e até, descumprir com uma questão financeira.

Se as informações seguirem métodos de classificação únicas ao responsável, podem geram muitos problemas. Isto não pode acontecer.

Escolher bem um software odontológico, vai ajudar a diminuir os papéis, controlar e uniformizar os processos, acelerar o fluxo das informações, além de disponibilizar para todas as pessoas que dependem delas, acesso facilitado, num tempo menor, melhorando o atendimento do paciente e diminuindo a perda de tempo do cirurgião-dentista.

A gestão de atendimento aprimorada

Um dos motivos que mais justificam a contratação dessa tecnologia são as implementações que ela pode trazer no sentido de gerenciar os atendimentos.

A rotina de uma clínica odontológica tende a ser bastante corrida, mas esse impacto pode ser minimizado com uma organização efetiva da agenda de pacientes.

Imagine o quão útil seria, por exemplo, se você pudesse contar com um lembrete automático, enviado por SMS e/ou por e-mail, para lembrar o paciente do horário que ele marcou? Isso ajuda a reduzir o índice de ausências e atrasos, problemas que interferem diretamente em sua rentabilidade mensal.

Há, ainda, a possibilidade de utilizar uma agenda online, que permite a realização de alterações de modo ágil e descomplicado.

Outras funcionalidades recorrentes nos melhores softwares odontológicos são:

  • mapeamento de horários;
  • agendamentos exclusivos;
  • controle de produtividade dos recepcionistas e atendentes;
  • relatório do fluxo de pacientes;
  • confirmações automáticas de consultas;
  • acompanhamento cronometrado da sala de espera.

A gestão financeira

Traçar planos pensando no futuro financeiro de sua atividade nunca é demais, porque somente dessa forma você pode continuar exercendo a profissão sem maiores dores de cabeça.

Por conta disso, não há como refutar a necessidade de estabelecer um controle das finanças do consultório.

Gerir organizadamente as contas a pagar e a receber é um nítido exemplo desse tipo de demanda, pois só assim existem meios seguros para monitorar o fluxo de caixa e controlar os gastos.

Um software que ofereça a emissão de boletos, remessas bancárias e o controle de cheques pré-datados também é excelente a partir dessa perspectiva, porque assim você consegue gerenciar os recebimentos e fazer projeções estratégicas.

Isso também é viabilizado pela geração de carnês eletrônicos de cobrança e notas promissórias, que ampliam as opções de pagamento fornecidas aos pacientes.

Com todas essas funções, há meios eficientes para acompanhar o faturamento de modo analítico e sua equipe não terá grandes problemas ao lidar com a conciliação bancária ou com a burocracia relacionada às notas fiscais eletrônicas.

Portanto dê preferência a uma ferramenta que cuide dessas necessidades e ofereça um suporte específico ligado justamente às finanças.

O controle de compras organizado

Ter um bom planejamento de compras é algo deixado de lado por muitos profissionais de odontologia e seus auxiliares. Essa prática, porém, é essencial para evitar gastos desnecessários com a aquisição de produtos e utensílios tão importantes para o bom funcionamento do consultório.

Dessa forma, é preciso considerar que controlar o estoque também é relevante.

Imagine, por exemplo, um medicamento que foi armazenado de forma incorreta e estragou. Essas eventualidades são prejudiciais não só no âmbito financeiro, mas também podem comprometer o seu jeito de atender, minando as alternativas para resolver um problema.

Além disso, com uma noção precisa das quantidades e dos prazos de validade daquilo que você compra, é possível se planejar a fim de aproveitar ofertas ocasionais e se precaver em relação a prováveis imprevistos.

Por isso, é interessante centralizar sugestões de compra em um só lugar, bem como reunir informações e condições oferecidas pelos fornecedores.

Também é viável organizar os itens em categorias (próteses, kits, utensílios de higienização etc.), registrar tudo aquilo que foi comprado e listar diversos dados sobre finalidade, datas e afins.

A relação aproximada com os pacientes

Dificilmente um consultório não busca por mais pacientes. Afinal, eles são uma das razões de ser da profissão, certo? À medida em que você atende um número maior de pessoas, algumas dificuldades podem surgir.

Sendo assim, é mais do que válido apostar em uma ferramenta que ofereça funções relacionadas a essa categoria de gerenciamento.

Como um lembrete de retorno, um SMS individual ou a parabenização automática são formas de criar um vínculo profissional duradouro e mais humanizado, visando a fidelização do paciente.

Importantes para o seu negócio, são eles que formarão a base sólida dos atendimentos que você faz. A possibilidade de fazer uma análise de crédito, a fim de facilitar as condições de pagamento, também é útil por estreitar a relação.

Ao mesmo tempo que você precisa compensar quem já está com você, também é imprescindível desenvolver ações a fim de conquistar novas parcerias.

Poder enviar malas diretas exclusivas também é uma maneira de fazer o marketing da clínica, bem como investir na presença online com o objetivo de fortalecer o seu nome perante o público.

Por meio de um prontuário eletrônico detalhado — outro recurso primordial de um software odontológico — você ainda poderá agilizar o atendimento, sem deixar que o paciente espere por muito tempo e fique insatisfeito.

A escolha de um software odontológico

Depois de analisar todos esses componentes, contate a empresa responsável e verifique as opções de personalização oferecidas. Com esse serviço, há como adequar as funções às demandas mais específicas que a sua clínica tem.

A gestão integrada, bem como o controle do quadro de funcionários e colaboradores, é uma forma de garantir que seu consultório ou a sua rede estão devidamente organizados e apresentando um desempenho que esteja de acordo com as suas pretensões.

Assim, é possível obter uma visão sistêmica sobre a sua atividade profissional, aumentar a produtividade daqueles que trabalham com você, além de não precisar se preocupar com detalhes que fogem de sua especialidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *