Vendarketing: como a junção dessas duas áreas pode trazer mais lucro

with Nenhum comentário

Se a sua empresa ou Clínica Odontológica tem as áreas de Marketing e Vendas bem definidas, provavelmente, você já deve ter notado algum desacordo entre ambas. Aqui, o Vendarketing surge para resolver essa problemática.

Apesar de existirem departamentos distintos dentro de um negócio, o objetivo comum é obter bons resultados, certo? Isso se torna mais forte dentro dos times de Marketing e Comercial, que são os principais responsáveis por gerar receita. Então, por que não praticar um alinhamento entre ambos?

Neste artigo, vamos abordar tal questionamento, a partir dos benefícios do Vendarketing. Boa leitura!

O que é Vendarketing?

Podemos definir esse conceito como a parceria entre Vendas e Marketing, unindo forças com uma boa comunicação, demandas alinhadas, e principalmente, metas em comum. Essa estratégia atua desde o pré até pós-venda, passando pela atração do lead, realização da compra, e finalizando com a retenção dos clientes.

Quais são as funções de cada área?

A princípio, vamos entender as atividades do Marketing e Vendas, de forma distinta. Acompanhe!

Marketing

Se uma empresa busca notoriedade e credibilidade no mercado, o Marketing é a solução ideal. Ele trabalha no desenvolvimento da relação entre a marca com os leads e clientes, que são o foco principal, portanto, o Marketing não estimula o desejo do seu produto ou oferta para o consumidor, mas sim atende suas necessidades.

Isso é feito por meio do funil de vendas, que trata-se de uma jornada para reter clientes em uma relação duradoura, desde a conquista, geração de leads, nutrição de prospects, comprar efetiva, até o pós-venda.

Vendas

Enquanto na área de vendas, o foco está na oferta em vez do consumidor. Ela se baseia em um acordo entre dois lados, o que oferece um produto ou serviço, em troca de dinheiro, na sua grande maioria.

Por ser uma área bastante tradicional, com o tempo surgiram atualizações que envolvem upsell, recomendação, retenção e confiança. E como já mencionado, em relação aos leads, apenas aqueles que foram convertidos com o Marketing, e se tornaram qualificados para vendas.

Por que vale a pena apostar no Vendarketing?

Confira os benefícios de contar com essa estratégia no seu negócio!

Harmonia entre as equipes

De fato, pode existir certa rivalidade entre o time de marketing e vendas, já que apesar de um depender do outro, é comum uma equipe culpar a outra por algo que não deu certo. 

Assim, o vendarketing vai ajudar a manter a harmonia no ambiente de trabalho, ajudando na produtividade e no clima organizacional em geral, com maior engajamento dos colaboradores.

Metas alinhadas

No início, falamos bastante sobre o objetivo principal ser o mesmo nas duas áreas, mas na prática não trabalham em conjunto. Zero sentido, não é?

Com o vendarketing, isso pode mudar já que quando a equipe está alinhada com os processos, fica fácil estabelecer metas em comum para cada projeto, além de ser uma forma prática de identificar gargalos e oportunidades.

Vamos imaginar um exemplo de como é isso na prática, se um negócio busca crescer 40% ao ano com 50 vendas, isso significa que o Marketing consegue analisar quantos leads serão necessários converter, e assim o melhor caminho a ser seguido em cada estratégia.

Análise das métricas

Chegamos em um dos melhores benefícios, isto é, a mensuração de resultados. Com a parceria entre Marketing e Vendas, você pode identificar os recursos adequados para aquisição de leads e os perfis que combinem com a persona para vendas.

Dessa maneira, com os dados certos será possível tomar melhores decisões no futuro, uma vez que todo os impactos da estratégia serão analisados. Também vale destacar a oportunidade para ambas as equipes crescerem, já que o time comercial vai gerar mais números positivos, e o marketing terá mais recursos para atuar. Aqui, podemos citar inúmeras métricas, mas as indispensáveis são ROI e CAC.

Como aplicar essa estratégia na minha empresa?

Agora que você sabe o que e as vantagens do Vendarketing, está na hora de colocar em prática. Vamos lá?

Padronize a linguagem

A ideia aqui é reunir o time e definir cada etapa do processo, os responsáveis por cada função, além de investir em treinamentos sobre ambas as áreas para que estejam de acordo com suas nomenclaturas técnicas.

Por exemplo, o time de Marketing precisa conhecer termos como SQL (sales qualified lead), e o de Vendas estar familiarizado com métodos como SEO.

Utilize o SLA

O SLA ou Service Level Agreement, que em português significa ‘’acordo de nível de serviço’’, e serve como um guia de normas para exercer as funções, e uma forma de evitar que uma equipe culpe a outra por algo que não deu certo, portanto, é fundamental para que o Vendarketing seja bem executado.

Com ele, vamos estabelecer o que cada equipe precisa entregar, em termos de quantidade e qualidade, mas de forma consciente e de acordo com a realidade da empresa, ou seja, número de funcionários e receita.

Aposte na Transformação Digital

Parece redundante falar sobre a importância da tecnologia, para uma empresa que atua com Marketing Digital, porém nesse caso estamos falando de algo mais específico como o CRM.

A partir dessas tecnologias, fica mais fácil implementar o Vendarketing e fazer o controle das informações, afinal, a ideia aqui é que otimizar as atividades, então quanto mais organizado, melhor.

Isso vale para as métricas, relatórios, metas e processos como um todo, desde o começo até a concretização de uma venda.

Promova reuniões com o time completo

Aqui, para que tudo corra bem, é essencial praticar reuniões periódicas. Além de tornar a comunicação mais clara entre os times para resolver problemas e encontrar oportunidades, também é uma forma de engajar o time, já que o trabalho em equipe é uma das skills mais importantes.

E se você acha que isso pode atrasar as demandas, na realidade, é uma forma de otimizar tempo. Basta alinhar e padronizar a recorrência e duração, por exemplo uma vez por semana, a cada 15 dias etc.

As pautas podem variar, mas nunca se esqueça de priorizar a análise de resultados ao final do mês, os desafios, e como os times podem se ajudar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *