5 motivos para monitorar redes sociais na área da odontologia

with Nenhum comentário

Se você deseja conquistar mais clientes para a sua clínica de odontologia, saiba que monitorar redes sociais é uma ótima estratégia para melhorar os resultados, a competitividade e a visibilidade do seu negócio.

Afinal, conforme um levantamento realizado pela Mindminers, 21% das pessoas utilizam as mídias sociais como fonte de pesquisa antes do momento de decisão da compra ou da contratação de um serviço.

No entanto, aqui fica um alerta: se você está pensando que monitoramento de redes sociais se resume a apenas responder comentários ou analisar avaliações no Facebook, saiba que não é apenas isso.

A partir de um monitoramento bem estruturado, é possível entender melhor o seu público, acompanhar os passos da concorrência e manter a sua empresa de odontologia sempre à frente no mercado. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Por que monitorar redes sociais na área da odontologia?

Conhecido no trabalho de marketing digital, o monitoramento de redes sociais é uma estratégia que complementa a gestão de canais como Facebook, Instagram e Twitter.

O problema é que a linha que separa a gestão e o monitoramento de mídias sociais é muito tênue. Por isso, em alguns casos, a estratégia acaba sendo confundida ou mal aproveitada dentro do planejamento de comunicação e marketing de empresas. 

Afinal, se você está produzindo conteúdos para redes sociais e fazendo anúncios para atrair o público, já basta, não é mesmo?

Na verdade, muito pelo contrário, não basta. Isso apenas limita o potencial da análise de redes sociais e prejudica todos os esforços que estão sendo investidos na estratégia de comunicação digital da sua clínica.

Por isso, elaboramos este artigo com 5 motivos para a sua clínica monitorar redes sociais da forma correta a partir de agora.

1.Entender melhor o público

O sucesso e a visibilidade de uma empresa, independentemente do nicho de mercado, dependem dos laços de relacionamento com o público.

E esse é um dos motivos que fazem a estratégia de monitoramento de mídias sociais ser tão valiosa para o crescimento de negócios.

Afinal, a partir do acompanhamento das menções sobre a sua marca e sobre temas relevantes, é possível identificar e analisar o comportamento do seu público, bem como possíveis necessidades que não estejam sendo supridas por você ou pelos concorrentes.

Aliás, você sabe o que as pessoas têm falado sobre a sua clínica de odontologia nas redes sociais? Entenda que se manter sempre informado é a melhor maneira para identificar fraquezas e oportunidades de negócio, além de conhecer os seus influenciadores.

Sim, influenciadores não são apenas aquelas pessoas com milhares ou milhões de seguidores. Sabe aquele seu cliente fiel? Ele também é um embaixador da sua marca e impacta positivamente o seu negócio.

2.Ficar atento às tendências 

Acompanhar as tendências de mercado é outro motivo importante para a sua clínica monitorar redes sociais de forma constante e estratégica.

Para resumir, as tendências e demais novidades impactam o funcionamento de empresas e os desejos do público. E ficar atento a isso é fundamental para oferecer um serviço de qualidade e atualizado para os seus clientes.

Mas talvez você esteja se perguntando: o que o monitoramento de redes sociais tem a ver com isso? A resposta é simples.

A partir do acompanhamento de palavras-chave relevantes para o seu negócio, é possível analisar as principais menções sobre uma determinada temática.

Como exemplo, temos a teleodontologia, que entrou em vigor com a pandemia do novo-coronavírus em 2020 e se tornou uma tendência de mercado.

Ao monitorar redes sociais, é possível avaliar a receptividade do público em relação a essa tendência e refletir se vale a pena ou não investir na sua clínica, colocando em prática a análise de sentimento, que funciona como um bom termômetro para a tomada de decisão.

Assim, se você não tinha o costume de acompanhar conversas nas redes sociais, é hora de começar a fazer isso para melhorar a competitividade do seu negócio.

3. Acompanhar os principais concorrentes

Ficar de olho nos passos da concorrência é uma estratégia-chave na gestão de qualquer marca, dos menores aos maiores portes. Afinal, essa é uma maneira de acompanhar outros players de mercado, identificar oportunidades e mapear ameaças para o seu negócio.

Quando falamos sobre clínicas de odontologia, por exemplo, o monitoramento de redes sociais acaba se tornando algo indispensável nesse processo, já que permite a obtenção de insights para produção de conteúdo e para a análise da visibilidade de outras empresas do segmento de mercado.

Até porque muitas clínicas ou profissionais acabam utilizando o Facebook ou o Instagram para publicar novidades, conteúdos e conquistar clientes. E tudo isso é fonte de aprendizado e melhoria contínua para a sua empresa.

Então, já passou da hora de monitorar redes sociais e acompanhar as estratégias dos seus competidores locais e, quem sabe, nacionais, certo?

4. Produzir conteúdo próprio 

Se você ainda não se convenceu sobre a necessidade de monitorar redes sociais na área da odontologia, saiba que a estratégia ajuda na produção de conteúdo próprio.

E não é novidade que a produção de conteúdo para redes sociais, seja a partir de Stories, textos, vídeos ou imagens, é fundamental para atrair e encantar novos possíveis clientes.

Nesse contexto, o monitoramento de redes sociais se torna fonte de pesquisa e de informações para a sua clínica investir em produção de posts atuais, relevantes e alinhados às necessidades do seu público.

Por isso, use a análise de redes sociais para mapear assuntos que estão em alta no seu nicho de mercado, dúvidas das pessoas e possíveis necessidades que não estão sendo atendidas.

Afinal, não esqueça: na era das mídias sociais, o conteúdo útil faz toda a diferença para cativar clientes e construir relacionamento com novos públicos.

5. Identificar influenciadores

Por fim, o quinto motivo para monitorar redes sociais na área da odontologia é identificar os seus principais influenciadores de marca.

Nesse contexto, o monitoramento vai te ajudar a responder às seguintes perguntas:

  • Quais são as pessoas que mais falam sobre você?
  • Qual é o sentimento delas em relação à sua clínica: neutro, negativo ou positivo?
  • Quais são os principais influenciadores do seu nicho de mercado?
  • Quem são os seus detratores de marca?

A partir desses dados monitorados e analisados, é possível construir uma estratégia direcionada para fortalecer o relacionamento com os seus principais influenciadores e com ações de contingência para os detratores de marca.

No entanto, aqui fica um lembrete importante. Para ser um aliado dos bons resultados da clínica de odontologia, o monitoramento de redes sociais precisa ser construído a partir de 3 pilares: constância, agilidade e escolha das melhores palavras-chave.

Somente assim é possível aproveitar todo o potencial da estratégia de monitorar redes sociais para garantir mais competitividade ao seu negócio, atrair novos clientes e, acima de tudo, manter o relacionamento com o seu público sempre fortalecido.

  Texto produzido por Caroline Portiolli, redatora da empresa Knewin.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *