Aluguel de consultório odontológico por hora: como funciona?

with Nenhum comentário

O aluguel de consultório odontológico é uma ótima opção para recém-formados. Descubra mais neste artigo!

Cerca de 19% de todos os dentistas do mundo estão no Brasil, o que equivale a mais de 600 mil profissionais ativos, de acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Não há dúvidas de que o mercado odontológico se tornou muito competitivo, especialmente para quem acabou de pegar o diploma.

Portanto, iniciar a carreira como cirurgião-dentista é um momento de muitos dilemas, e um deles é entre ter o próprio espaço para atendimento ou investir em aluguel de consultório odontológico por hora. 

Esta última opção acaba por pesar muito na consideração dos recém-formados, mas ainda há muitas dúvidas sobre essa prática. Por isso, neste artigo iremos explicar melhor como acontece a locação de turnos em consultórios odontológicos e quais pontos você deve estar atento ao alugar um espaço.

Como funciona a locação de horários em consultórios?

Dentistas que possuem o seu próprio consultório e são cuidadosos com a gestão financeira, sabem que espaços e horários ociosos geram prejuízos ao fim do mês. Por isso, uma opção para solucionar esse problema é disponibilizar algumas salas para locação de turnos.

Ao investir no aluguel do consultório odontológico por hora, o dentista dono do espaço e o locatário dividem custos, aumentam a cartela de clientes e até mesmo a abrangência de especialidades da clínica, dependendo do profissional que for ocupar o espaço. 

Um acordo é fechado por ambas as partes, e detalhes sobre horários, equipamentos e estrutura também podem ser negociados. 

Vantagens e desvantagens

Para os recém-formados, o aluguel do consultório odontológico por hora é uma mão na roda. Afinal, você pode começar a conquistar clientes e a divulgar o seu trabalho em uma clínica que já tem toda a estrutura.

Outro ponto muito vantajoso é não ter preocupações com administração, gestão, contratação, recursos humanos e outras questões mais burocráticas que fazem parte do dia a dia da clínica odontológica. 

Mas como nem tudo são flores, esse tipo de parceria tem as suas desvantagens:

  • Limitações de agendamento, considerando o período alugado
  • Dependência do gestor da clínica para consertar equipamentos, regularização de documentos do consultório e outras questões administrativas
  • Caso você tenha esquecido algum material, pode ser que o consultório também não tenha disponível para emprestar.

Regras de locação

Quando se trata de aluguel de consultório odontológico por hora, é fundamental ter um bom contrato de locação para não haver mal entendidos ou desvantagens, e ambas as partes possam sair ganhando.

Portanto, quando você começar a pesquisar, primeiramente, conheça bem a clínica, quais as especialidades oferecidas, qual é o público, quais serviços oferecem e quem são os profissionais que atuam.

Pode parecer muito delicado, mas verifique também se a documentação está em dia, se tudo está regularizado e se as questões sanitárias estão de acordo com as normas. 

Veja também sobre os materiais, o que você pode ou não usar, o que a clínica  disponibiliza e como ficam os consertos. Confirme o que pode ser feito para divulgar o consultório odontológico.

Questões de RH, décimo terceiro e faltas também são importantes, portanto, fale com o seu locador para entender bem como será essa situação. 

Se você quiser atender pacientes com convênios, converse com a clínica para verificar quais são os atendidos e como está a situação da regularização de planos odontológicos. 

Considere a estrutura

A estrutura também deve ser bem considerada, afinal, você quer atender os seus pacientes em um local agradável, moderno, higienizado e que ofereça conforto, certo? 

Portanto, considere o que será oferecido para o seu cliente: internet, estacionamento, café, uma boa sala de recepção. Pode parecer pouco importante, mas esse primeiro contato do paciente com a clínica é fundamental para que ele se sinta à vontade e aberto para o seu serviço.

Veja também a sala que você irá alugar, se a cadeira está boa, existe espaço para organizar as suas coisas, tudo está em ordem e se é um bom local para receber o seu paciente para procedimentos. 

Monte uma equipe odontológica

Caso você não possa contar com a equipe da clínica, considere montar a sua própria equipe odontológica. Começando pela recepção, em alguns consultórios você pode precisar ter a sua própria recepcionista.

O mesmo pode acontecer com o auxiliar. Se a clínica não disponibilizar, é interessante trazer o seu, ainda mais se for alguém com quem você já tem afinidades e sabe que é capacitado para ajudar em todos os procedimentos. 

Outra opção é negociar com a clínica essa disponibilidade. Vocês podem dividir os custos do RH e salários, o que será vantajoso financeiramente para os dois lados. 

O outro lado da moeda

Se você ainda está em dúvida sobre ter o seu próprio espaço ou investir em aluguel de clínica odontológica por hora, fizemos um breve resumo sobre as vantagens e desvantagens de ser proprietário do seu negócio:

Vantagens

  • Autonomia na gestão do consultório
  • Maior disponibilidade de horários
  • Você se torna um empreendedor e pode, inclusive, alugar salas para outros profissionais 

Desvantagens

  • Alto custo de investimento
  • Envolvimento com burocracias, como pagamentos, admissão de funcionários, notas e outros documentos
  • Aluguel e outras contas fixas
  • Acompanhar todo o processo de montar um consultório odontológico do zero

Agora que você já tem essas dicas, ficou mais fácil decidir qual a melhor opção para o seu início de carreira, certo? Você verá que o aluguel de consultório odontológico por hora é uma opção muito prática para recém-formados e uma das formas para começar a divulgar o seu serviço e conquistar clientes. 

Conteúdo produzido por Surya Dental. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *