Como criar uma brochura de marketing para a sua clínica odontológica

with Nenhum comentário

A ​esfera digital​ se tornou o foco das estratégias de marketing em todos os setores, especialmente nos últimos anos. No entanto, as brochuras de marketing continuam a ter importância, especialmente nos setores de saúde e imobiliário.

Para dentistas com consultórios particulares, uma brochura ou folheto de marketing é uma excelente ferramenta para alcançar pacientes em potencial. Distribuir materiais como esses em sua região ou deixar cópias em restaurantes e residências perto de você poderá aumentar as suas visitas.

No entanto, criar um folheto para o seu consultório dentário não é algo que todos os dentistas conseguem fazer. Felizmente, existem ferramentas online que oferecem ​modelos de brochuras​ que você pode personalizar facilmente para o seu consultório.

Depois de escolher um modelo, vamos abordar o que você precisa saber sobre como criar uma brochura profissional e que gere resultados positivos para a sua clínica.

Descubra o que seus pacientes precisam

Para quem você está criando a brochura? Os seus pacientes. Você precisa entender o que eles estão procurando para que você possa criar um folheto relevante. 

A importância de conhecer a sua persona não pode ser negligenciada. A última coisa que você quer fazer é criar uma brochura que desencoraje seus pacientes.

Para uma prática odontológica, o público que você tem é bastante amplo. Você pode atender todos, desde crianças até idosos. Como você satisfaz um público tão diverso?

Você precisa evitar limitar a atratividade do seu folheto. Não o faça muito infantil ou irreverente. Seu foco deve ser informar o espectro de seu público.

A grande vantagem de usar modelos de brochuras é que você pode usar o mesmo modelo para criar várias brochuras. Portanto, você pode fazer um folheto que satisfaça pais jovens, e outro para pacientes idosos, por exemplo.

Depois de ter um bom entendimento sobre esse público, você pode começar a trabalhar no conteúdo real.

Otimize o conteúdo do seu folheto

Seu tom deve ser profissional, mas também reconfortante. Como você provavelmente sabe, nem todo mundo gosta de visitar o dentista — acalme os medos dos leitores destacando os benefícios do seu serviço, e não o processo em si.

Os modelos de brochuras já estão estruturados em uma página inicial, uma página central e uma página final. Eles também têm seções dedicadas ao texto, para que você possa editar facilmente o conteúdo padrão. Isso ajudará a orientar o texto que você cria. Cada uma das páginas precisa ter um determinado tipo de texto, como você verá a seguir.

Primeira página

A primeira página deve apresentar um título forte e talvez até um subtítulo que levará os pacientes em potencial a continuar com a leitura.

Você tem a opção de usar uma fonte em negrito no título ou fazer uma pergunta aos leitores na primeira página. O objetivo da página inicial é chamar a atenção, então seja o mais criativo possível.

No entanto, evite colocar muitas informações em sua primeira página. Este é o lugar para atrair leitores, não para informá-los.

Página(s) central(is)

As páginas centrais do folheto são onde você pode incluir o corpo principal das informações. Conte aos leitores sobre seus serviços, seus sucessos e inclua depoimentos, se puder.

A maioria dos modelos de brochuras tem três dobras, o que fornecerá três seções distintas para escrever o conteúdo. Lembre-se de dar a cada seção do texto seu próprio título — isso tornará mais fácil para os leitores lerem rapidamente o conteúdo e decidir qual seção se refere a eles.

O corpo do texto em si também deve ser curto. As pessoas não têm tempo para ler parágrafos enormes. Resuma seus serviços em uma lista curta e use marcadores, que são mais fáceis de ver e ler.

Páginas finais

A última página deve ter a menor quantidade de informações — esta é a sua página de chamada para a ação. Suas páginas centrais já devem ter captado a atenção de seus leitores, o suficiente para que eles queiram descobrir como entrar em contato com você.

Em outras palavras, o foco da última página de seu folheto de é compartilhar os seus dados de contato, o seu site e o endereço do seu consultório com potenciais pacientes.

Você também pode adicionar informações de preços para seus vários serviços aqui. Mas lembre-se de não adicionar muito texto. Um pequeno parágrafo e alguns ícones devem ser tudo o que você precisa incluir.

Adicione imagens a sua brochura

Uma brochura precisa ter imagens, ilustrações e ícones. Como um consultório odontológico não tem tantos produtos para vender e seu serviço pode ser um pouco intimidante para os clientes, tente provocar sentimentos positivos com as suas imagens.

É aqui que as coisas ficam complicadas. É raro que você possa tirar fotos reais de seus pacientes satisfeitos para incluir na brochura — se você pode fazer isso, faça-o! Portanto, você pode ter que utilizar imagens de banco de arquivo.

Essas imagens se tornaram muito comuns e as pessoas são capazes de reconhecê-las com facilidade. Se você puder evitar usá-las melhor. Caso contrário, tente escolher imagens que você ainda não viu centenas de vezes antes.

Se você não quiser utilizar imagens de banco de arquivo, pode tentar usar ilustrações. A ferramenta para criar seu modelo de folheto também oferece a possibilidade de adicionar ilustrações e ícones.

Use essas opções, pois isso fará com que seu folheto pareça mais criativo, único e convidativo.

Não se esqueça da sua imagem de marca

Alguém pode pensar que a marca não é muito importante para a prática odontológica, mas ainda é. Certifique-se de que o seu logotipo esteja visível nas primeiras e últimas páginas, e colocado em destaque nas páginas centrais.

Além de seu logotipo, certifique-se de que sua marca seja consistente com as fontes e cores que você usa. Pode ser tentador escolher cores atraentes em seu folheto, mas se não for consistente com a imagem de marca de seu consultório odontológico, isso pode confundir os pacientes. Você não quer que eles se perguntem se estão no lugar certo quando entrarem em sua clínica.

Conclusão

Criar uma brochura para o seu consultório odontológico não precisa ser uma tarefa difícil. Com o modelo certo, a maior parte do seu trabalho estará feita.

Você é então responsável por escrever o conteúdo e escolher imagens que irão agradar o seu público. Certifique-se de que sua imagem de marca esteja correta e que seus detalhes de contato sejam facilmente legíveis.

Feito isso, o seu folheto estará pronto para ser distribuído rapidamente!

Se quiser criar outros tipos de materiais para o seu consultório existem milhares de modelos prontos que você pode personalizar em alguns cliques.

Guest post escrito pela Venngage.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *