Conheça os principais KPI’s para sites de clínicas odontológicas

with Nenhum comentário

Não basta apenas investir no marketing digital para a sua clínica odontológica, mas também estabelecer métricas para seu site, que vão te ajudar a avaliar os resultados.

Como sabemos, a publicidade voltada para a sua clínica, que vai desde um site, blog ou peças de comunicação visual bem elaboradas, exigem planejamento e elaboração — tudo isso em busca de atrair novos clientes. 

No entanto, você sabe o que deve ser analisado após iniciar campanhas de marketing digital e o quanto de retorno o seu site pode proporcionar para o seu negócio?

Se a resposta for não, esse post vai te ajudar a conferir os principais KPI’s para sites. Continue conosco e entenda mais sobre o assunto!

O que é KPI?

O KPI (Key Performance Indicators), como o próprio nome diz, é um indicador chave de performance. Os dados obtidos por meio de um KPI de site têm como objetivo avaliar a eficácia de atributos do seu site, como o layout, o tempo de carregamento, as principais páginas, os conteúdos e as funcionalidades.  

A análise da performance desses itens será fundamental para verificar o que você pode melhorar em seu site e o que manter, pois teve desempenho um desempenho satisfatório. Dessa maneira, será possível fazer investimentos inteligentes para o site e seu negócio, como um todo.

Quais são os principais KPI’s para sites?

Confira abaixo algumas métricas que vão te ajudar a avaliar o lucro e os investimentos que envolvem o site da sua clínica odontológica.

Usabilidade do site

O site do seu consultório odontológico deve fornecer uma comunicação visual atrativa e que proporcione uma experiência incrível ao usuário. Invista em um site com informações divididas por categorias, conteúdos completos e navegação ágil. 

Tanto o layout como os textos em si podem ajudar a criar essa esfera interessante e cativante, atraindo novos clientes e tornando o seu site um importante aliado da sua clínica.

Taxa de conversão de clientes

A obtenção de novos clientes para a sua clínica odontológica, no método tradicional de marketing e vendas, costuma ter início com um pedido de orçamento de algum tratamento.

O processo se inicia com a avaliação odontológica do potencial cliente, realizada pelo dentista, e a entrega do orçamento relativo ao procedimento para o possível cliente. Após apresentar os valores a ele e resultar em um contrato, isso significa que o seu cliente foi convertido.

No entanto, essa etapa pode ser efetivada também via contato online, telefônico ou agendamento por WhatsApp. Portanto, você deve avaliar de qual canal teve início a conversão do seu cliente e, assim, detectar o valor convertido em clientes. 

Caso você tenha uma conversão muito baixa em algum desses canais, é essencial explorar novas ferramentas de marketing digital. Identificar os mais eficientes também será importante para reforçar as ações por meio dele.

Ticket médio

O ticket médio vai apontar o quanto cada paciente conquistado, por meio do seu site, paga ao seu consultório, em determinado período. Por exemplo, qual será o ticket médio de um cliente que possui contrato mensal?

Para fazer essa conta, será necessário levantar realizar um levantamento do número de pacientes com tratamentos em período maior, calcular todo o valor recebido mensalmente e dividir pelo número de atendimentos. 

Assim, o consultório odontológico estabelece o ticket médio e consegue ter uma base dos lucros mensais gerados pelo seu site, e entender melhor como essa ferramenta tem contribuído para a sua receita financeira.

Taxa de cancelamento

Uma métrica importante é avaliar o número de cancelamentos que o consultório possui por mês e por ano. Avalie a sua taxa de churn, com relação aos atendimentos e tratamentos, entendendo qual os principais motivos de cancelamento.

Com esse levantamento, será possível verificar a queda no faturamento mensal e detectar o que deve ser melhorado, desde preços, condições facilitadas para pagamento e agendamento de consultas via site.

Apesar de esse KPI não ter relação direta com o seu site, você poderá criar um plano de ação, por meio de estratégias de marketing digital aplicadas ao seu site, para evitar que novos clientes cancelem com você nos próximos meses.

Atendimento e retorno ao paciente

O setor de atendimento ao cliente deve estar preparado em esclarecer dúvidas, alinhar orçamentos e agendamentos, de forma ágil. Afinal, para mostrar ao cliente que sua empresa está preparada para recebê-lo novamente, não basta somente organizar a equipe e os recursos de infraestrutura, como adquirir móveis de escritório de qualidade, disponibilizar um bom plano de internet empresarial, entre outros. É preciso também treinar muito bem o seu time!

Outro ponto importante para um consultório odontológico está em manter uma lista de clientes e o contato de e-mail deles. Dessa forma, é possível enviar comunicados, ofertas e conteúdos interessantes sobre odontologia, com o intuito de melhorar a saúde e qualidade de vida dos pacientes, além de avisar sobre datas de retorno, entre outras facilidades.

Assim, seu site se torna um ponto de apoio e relacionamento com seus clientes, que podem entrar para consultar várias informações de seu interesse.

Como essas métricas podem te ajudar?

Agora que você já sabe quais as principais métricas para sites, do ponto de vista do marketing digital para consultório odontológico, é o momento de colocar nossas dicas em prática para traçar melhorias, além de comparar o investimento e os lucros que a comunicação está proporcionando para o seu negócio! 

Se o nosso conteúdo te auxiliou de alguma forma, aproveite para assinar nossa newsletter. Desse modo, você poderá acompanhar outras publicações que ajudarão muito o dentista no dia a dia das suas atividades.

Conteúdo produzido por Cia Websites

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *