Categories: Dicas

Como conquistar pacientes para a sua clínica em 6 passos

Técnicas de como conquistar pacientes não são muito abordadas durante a graduação, por isso dominá-las será o verdadeiro diferencial de sua clínica odontológica. Afinal de contas, consultório vazio não para em pé.

Durante a graduação de odontologia pouco se fala sobre gestão e divulgação de clínicas. Muitos formados podem se tornar ótimos dentistas, mas dificilmente bons gestores de negócios.

Por isso, após se formar é preciso investir em ações marketing, mesmo nas coisas mais simples como um cartão visita dentista.

Ainda mais quando muitos estudantes e profissionais formados não sabem como conquistar pacientes e muito menos como utilizar mídia social dentista.

Além de conquistar pacientes, as mídias sociais aproximam o dentista do seu paciente. Pois, é através delas que o público conhece mais sobre procedimentos e técnicas.

Neste post você aprende como conquistar pacientes em 6 passos:

Defina uma persona para a sua clínica ou consultório

Dentro do marketing a persona pode ser definida como “cliente ideal” de um produto. No caso de sua clínica, a persona será o “paciente ideal”.

Para saber quem é a sua persona é necessário entender em seus atuais pacientes, compreendendo quais são as características comuns que os tornam o público de seu consultório.

Para traçar o perfil da sua persona você deve utilizar informações como:

  • Idade;
  • Estado civil;
  • Gênero;
  • Têm filhos;
  • Onde reside;
  • Onde trabalha;
  • Qual é o cargo que ocupa;
  • O que ela gosta de fazer;
  • Que tipos de procedimentos ela procura;
  • Quais são os principais problemas odontológicos;
  • Por que ela utiliza o seu serviço e não outros.

Essas perguntas são fundamentais para traçar o perfil da sua persona.

Se atente à jornada de compra do paciente

Já tem sua persona? Então, aqui você deve ficar atento em qual momento da jornada de compra ela está.

Os três estágios da jornada de compra de como conquistar pacientes é:

  1. Descoberta – o paciente descobre que tem a necessidade de um serviço que você oferece;
  2. Consideração – agora ele conhece o problema e considera resolvê-lo;
  3. Decisão – ele está completamente pronto para resolver (é a hora de fazer a proposta).

É preciso entender isto para saber se vale a pena tentar captá-la, pois se não ficar atento à este momento pode-se perder a oportunidade.

Crie conteúdo personalizado

Após criar a persona e entender qual a jornada de compra do seu paciente, você está pronto para saber como conquistar pacientes no meio digital, principalmente a mídia social dentista.

A mídia social dentista é essencial para se destacar no mercado, pois milhões de pessoas estão conectadas à rede e um conteúdo personalizado pode ser o seu grande diferencial.

Isso porque, você saberá como trabalhar o seu conteúdo dentro das suas plataformas. Produzindo peças personalizadas para seu tipo de público.

No entanto, é importante lembrar que no marketing odontológico é preciso ser ético e publicar somente dados com base científica. Assim, o seu leitor terá muito mais confiança no seu conteúdo e entendimento do seu trabalho.

A fim de evitar rejeição do seu leitor, mantenha o seu conteúdo relevante e compreensível, isso é, leve informações de interesse com uma linguagem acessível para não dentistas.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são excelentes para saber como está o seu relacionamento com os seus pacientes.

Você pode realizar a pesquisa utilizando o Net Promoter Score (NPS). Com ele, basta perguntar ao paciente: “De 0 a 10, qual a probabilidade de indicar os serviços da clínica para um amigo ou familiar?”.

Além da nota você pode sugerir que ele faça algum comentário. Dessa forma, você demonstra que está aberto para sugestões.

Vale lembrar também que as pessoas confiam muito mais em um serviço quando é indicado por um amigo ou familiar.

Por isso, você deve oferecer aos seus pacientes um cartão de visita dentista. Pois com ele, o seu paciente tem sempre a mão o seu contato.

Invista na fidelização de pacientes

Aqui vale lembrar que o seu paciente deve ter um atendimento personalizado e, mais do que isso, deve ter a sua total atenção durante o procedimento.

Mesmo que o tratamento seja rápido tente ouvi-lo, seja empático e tente ajudá-lo. Essá é a melhor forma de como conquistar pacientes.

Bons odontólogos, além de conhecerem os procedimentos técnicos, devem tratar o seu paciente com humanidade.

Pontualidade, agilidade e o pós-atendimento também devem ser levados em consideração na hora de fidelizar o seu paciente.

Marketing boca a boca

Entender como conquistar pacientes é essencial, mas saber fidelizá-los é mais importante ainda. Afinal, isso torna a receita de seu consultório menos variável e aumenta as chances pela demandas de procedimentos de valores mais altos.

Além disso, o paciente fidelizado é capaz de atrair mais pacientes para o seu consultório gratuitamente por meio de indicações.

Como vimos, é preciso investir em um cartão de visita dentista que seja de qualidade e que contenha todos os seus contatos para um possível agendamento de consulta.

Lembre-se que o paciente que confia no atendimento faz um marketing espontaneamente. Por isso, vale investir no relacionamento do dentista-paciente.

Agora que você já sabe como conquistar pacientes, está na hora de investir em mídia social dentista!

Durante este conteúdo você pode aprender mais sobre como conquistar pacientes, sobre a importância de se ter um cartão de visita dentista e mídia social dentista.

Para saber como conquistar pacientes é preciso compreender quem é ele. Para isso, pode-se utilizar perguntas simples como idade, onde vive, o que busca no seu segmento etc.

Também vimos qual é a jornada de compra da sua persona. Pois, é durante ela que você “educa” o seu paciente antes dele buscar o seu serviço.

Além de compreender melhor quem é o seu paciente e como ele chega a seu serviço, essas informações ajudam na produção de conteúdo personalizados na mídia social dentista.

Criar um conteúdo personalizado para o seu paciente é fundamental, pois com as redes sociais é possível desenvolver um relacionamento com ele.

Depois de tudo isso, aprendemos que as pesquisas de satisfação são excelentes para saber como o seu paciente enxerga o seu atendimento e como ele poderia melhorar.

Este tipo de cuidado faz com que o seu paciente estreite os laços com a sua clínica ou consultório.

Por fim, vale ressaltar que um paciente fidelizado é o melhor marketing, pois ele pode e irá indicar o seu serviço para familiares e amigos.

Clínica Ideal

Recent Posts

Dentes do bebê: Quando nascem, quantos são e como aliviar o desconforto?

Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…

3 semanas ago

Diabetes e os problemas bucais

A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…

1 mês ago

Webinar no INCA traz a importância de ações preventivas contra câncer bucal

A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…

2 meses ago

Entenda os diferenciais da gamificação e como ela pode gerar resultados na área da odontologia

A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…

2 meses ago

Os Maiores Benefícios em Manter a Saúde Bucal em Dia

Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…

2 meses ago

Saúde e bem estar: Como identificar um transtorno alimentar?

O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…

3 meses ago