A alimentação e a saúde bucal estão bastante unidas. Todo profissional de saúde sabe o quanto a boa nutrição é capaz de melhorar o funcionamento do nosso organismo, incluindo também a saúde dos nossos dentes e gengivas.
Muito além de evitar a cárie, uma boa alimentação é capaz de prover as vitaminas necessárias para que as estruturas dentárias se mantenham fortes e mais bonitas. Abaixo, nós separamos os principais alimentos para ajudar em sua saúde bucal e também na dos seus pacientes!
Fizemos uma seleção com alguns alimentos que não podem faltar no seu dia a dia para melhorar a sua saúde bucal. Confira.
O pepino é um grande aliado da produção de saliva, indispensável para a higiene bucal, ajudando a limpar naturalmente os dentes e removendo as bactérias.
Além disso, ele é capaz de aumentar o pH da boca, reduzindo a acidez e evitando o crescimento de bactérias, germes e outros microrganismos que podem causar diferentes problemas bucais.
O leite e seus derivados são importantes fontes de cálcio, que ajudam na mineralização dentária. Além disso, ele auxilia na redução das bactérias na superfície dental, contribuindo para a saúde das gengivas.
Para as crianças, o aleitamento materno é de suma importância, já que ajudará no desenvolvimento de toda a musculatura orofacial e correção do pseudo retrognatismo que todos os bebês possuem, além da formação da microbiota, auxiliando no combate de doenças como a inflamação gengival e periodontal.
As folhas verdes são ricas em minerais e vitaminas e possuem poucas calorias. A couve, o espinafre e outras folhas verdes escuras são ricas em cálcio, que ajuda a formar o esmalte dentário e, também ácido fólico, um tipo de vitamina B que pode contribuir no tratamento da doença gengival em mulheres grávidas.
A maçã é rica em fibras e água e, além de deliciosa, quando a mastigamos, produzimos mais saliva, o que auxilia na remoção das bactérias e das partículas de alimentos. A textura fibrosa também é amiga da nossa gengiva.
Ainda que comer uma maçã não seja a mesma coisa de escovar os dentes e passar o fio dental, quando estamos fora e em um dia corrido, podemos recorrer à fruta para limpar os dentes até termos a chance de escová-los corretamente.
Então, que tal levar uma maçã inteira ou algumas fatias na próxima vez que for sair de casa? Você pode deixá-la na sua marmita para o almoço ou até na bolsa de treino quando for ao crossfit.
As cenouras também são crocantes e cheias de fibra. Se você comer um pouquinho de cenoura crua ao final de uma refeição, aumentará a sua produção de saliva, o que reduzirá o risco de cáries.
Além disso, as cenouras são ótimas fontes de vitamina A. Então, não deixe de adicioná-las às suas refeições!
Rica em vitamina C, a goiaba é excelente para reduzir os sangramentos gengivais em pessoas com doenças periodontais. A vitamina ainda ajuda a prevenir a perda de massa óssea que, com o passar dos anos, pode levar a perda de dentes.
Assim como a maçã e a cenoura, a goiaba também tem boas quantidades de fibras, que ajudam na limpeza dos dentes.
O chá verde é rico em um polifenol chamado Epigalocatequina Galato que ajuda na prevenção da periodontite por inibir o aparecimento das bactérias que causam a doença.
Além disso, ele contém flúor, ajudando a prevenir o aparecimento de cáries. Como também contém cafeína, pode ser usado como um substituto do café, reduzindo as manchas nos dentes causadas pela bebida.
A cebola é um alimento importante no combate às bactérias, além de ser conhecida por seu poder anti-inflamatório. Mas, para conseguir todas essas qualidades, a recomendação é consumir a cebola crua na salada, tanto no almoço como no jantar.
A laranja e outras frutas cítricas como limão, morango e acerola são importantes fontes de vitamina C, fundamental para a saúde da gengiva e para prevenir o escorbuto.
Quem tem baixa vitamina C está mais suscetível às doenças periodontais, porque há um aumento na permeabilidade da barreira gengival.
Principalmente os peixes de água salgada (atum, salmão, sardinha e linguado) são ótimas fontes de ômega 3. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard mostrou que a substância ajuda a prevenir a gengivite.
Além disso, esses peixes e também alguns frutos do mar (como siris, lulas e lagostas) têm flúor na sua composição, auxiliando a manter os dentes e gengivas saudáveis e prevenindo a placa bacteriana e as cáries.
O ovo é rico em fósforo, um mineral fundamental para a saúde bucal que também está associado a menores chances de desenvolvimento de doenças periodontais. Além disso, a gema do ovo é uma importante fonte de vitamina D, substância responsável pela absorção do cálcio em nosso organismo.
A oleaginosa é responsável por liberar um óleo durante o seu consumo que ajuda a criar uma camada protetora nos dentes, impedindo o acúmulo de placa bacteriana. As castanhas do Pará também têm a mesma função.
Mais do que consumir os alimentos que citamos, ter uma boa nutrição é fundamental para a saúde dos dentes e da gengiva de uma forma geral. Quando há deficiência de nutrientes, é possível que o paciente tenha o agravamento de determinados problemas bucais ou demore mais para se recuperar deles.
Isso porque, nessas situações, o corpo se encontra mais enfraquecido e não consegue reagir contra a doença, que pode até ser mais grave.
Além disso, pacientes que consomem muitos carboidratos e açúcares podem sofrer com a desmineralização dos dentes. Pois, quando esses alimentos são depositados na arcada dentária, eles favorecem a produção de ácidos por bactérias, o que leva à corrosão do esmalte superficial.
Esse desgaste pode trazer uma série de problemas, inclusive facilitar o surgimento de cáries.
E, por fim, claro, ainda existem os alimentos que conseguem pigmentar os dentes, trazendo danos à estética do sorriso, como refrigerantes, café e vinho que, se ingeridos em grandes quantidades, por muito tempo e sem o cuidado devido podem desgastar o esmalte superficial e manchar os dentes.
Devido a todas essas razões, os dentistas também devem orientar os seus pacientes acerca da importância da alimentação adequada. Tanto para manter em dia a saúde bucal, como de todo o corpo.
Gostou de conhecer os alimentos aliados da sua saúde bucal? Ajude seus amigos e pacientes: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!
Conteúdo produzido por Blog BeStronger.
Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…
A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…
A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…
A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…
Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…
O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…