Os cuidados com os dentes dos cachorros são essenciais para que seu amigo possa ter qualidade de vida. Leia nosso post e saiba mais sobre esse assunto!
Problemas sérios podem ocorrer a partir da falta de cuidados com os dentes dos cachorros.
Nossos peludos necessitam da boca e dos dentes da mesma maneira que precisamos das mãos, ou seja, é através dessa parte do corpo que eles conseguem interagir, segurar e carregar objetos.
Diante do exposto, fica fácil compreender que os riscos e chances de terem problemas na boca e nos dentes não são raros de acontecer, se não forem tomadas as devidas precauções.
Os problemas dentais dos cães podem causar problemas sérios a outros órgãos, tais como:
Neste post apresentamos os possíveis impactos de não ter os cuidados com os dentes dos cachorros. Continue lendo e saiba detalhes sobre esse assunto!
Os cães normalmente não demonstram quando estão com problemas nos dentes ou gengivas, o que é prejudicial à saúde, pois, quando se percebe, o problema pode ser grave e causar sérios prejuízos aos nossos amigões.
Não há como ter cuidados com os dentes dos cachorros sem se envolver e ajudá-los na prevenção de possíveis doenças.
Por isso, é fundamental que periodicamente o tutor faça uma avaliação das condições dentais do cão, já que diversos sinais podem ser percebidos, como:
Os cães desenvolvem, assim como os humanos, placas bacterianas próximas das gengivas e, quando não tratadas, podem se transformar em gengivite, uma inflamação que causa muita dor e compromete a sua saúde.
É importante destacar que a gengivite em cachorros pode infectar toda a gengiva, atingindo todos os dentes.
Outro ponto importante com relação às placas bacterianas é que se não forem tratadas, podem, através da corrente sanguínea, causar sérios problemas aos rins, fígado e coração. Algumas bactérias são mortais.
Outra mal frequente, que também tem a sua origem na falta de cuidados com os dentes dos cachorros, é a doença periodontal.
Ela ocorre a partir das placas bacterianas, podendo afetar de tal forma a dentição canina, assim como nos humanos, que muitas vezes é necessário um tratamento cirúrgico.
O segredo na prevenção está em se antecipar e não deixar que o problema aconteça, ou seja, criar uma rotina para escovar os dentes do seu cão diariamente.
Caso isso seja complicado, faça a escovação pelo menos duas vezes por semana.
Não utilize escovas e pastas dentais para pessoas nesse processo, os pets possuem produtos específicos para esse fim.
Se o seu cão tiver problemas para aceitar a escovação, inicie o processo com gaze ou um pano macio para que ele vá se acostumando.
Normalmente, eles gostam do sabor das pastas dentais, o que facilita a higienização e acaba facilitando e colaborando em todo o processo.
Outras dicas são os ossinhos especiais para limpeza de dentes e alguns brinquedos que ajudam na eliminação da placa e do tártaro, no entanto, elas servem como complementos da escovação.
Finalmente, outra excelente opção é levar o seu cão periodicamente ao dentista para uma avaliação completa. A tecnologia e profissionais capacitados estão à disposição para possibilitar qualidade de vida aos nossos melhores amigos.
É perfeitamente possível evitar problemas e doenças a partir dos cuidados com os dentes dos cachorros, o que requer algum tempo e atenção.
Se você gostou desse post, compartilhe com seus conhecidos e ajude a proteger nossos queridos companheiros.
Segundo uma pesquisa do Sebrae, desde 2017 mais de 22 milhões de novos empreendedores surgiram…
Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…
A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…
A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…
A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…
Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…