Categories: Parceiros

Saiba como realizar a Organização financeira para Clínicas

Na correria do dia a dia e em meio a tantas tarefas, atendimentos e pacientes para gerenciar, uma importante parte do seu negócio pode acabar esquecida: a organização financeira da clínica odontológica.

Estruturar o planejamento das suas finanças, separar contas profissionais de contas pessoais, controlar o fluxo de caixa e monitorar desempenho podem parecer tarefas desafiadoras em um primeiro momento, mas a boa notícia é que, com o passar do tempo, essa organização só trará benefícios para você.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Ao longo desse artigo, vamos explicar a importância desse processo para a manutenção da saúde financeira da sua clínica – e apresentar algumas dicas para orientá-lo nessa caminhada.

Vamos lá? Continue a leitura e entenda!

  • O que é organização financeira
  • Importância do Planejamento Financeiro para uma clínica odontológica
  • 6 dicas para estruturar o planejamento financeiro da sua clínica
    • Controle fluxo de caixa
    • Invista em tecnologia
    • Separe contas pessoais das contas profissionais
    • Trabalhe com monitoramento de desempenho e satisfação
    • Terceirize serviços que não necessitem de regularidade
    • Construa uma reserva financeira, mas, atenção: não a invista na Poupança!

O que é organização financeira?

Sem dúvida alguma, nenhum profissional se especializa e investe tempo e dinheiro em sua carreira sem ter a intenção de obter bons resultados a médio e longo prazo, ainda que esse seja apenas um de seus objetivos.

O maior problema é que muitos gestores deixam de lado – ou para depois – o controle adequado de suas receitas e gastos e, muitas vezes, não conseguem mensurar se sua clínica está trazendo os retornos esperados.

Ao organizar suas finanças, será possível estabelecer novas metas, trabalhar em cima de estratégias bem-sucedidas, identificar os serviços mais onerosos e potencializar seus ganhos a partir de uma tomada de decisão mais consciente.

As três regras de ouro, aqui, são organização, disciplina e persistência.

Importância do planejamento financeiro para uma clínica odontológica

Pode parecer exagero à primeira vista, mas criar e manter uma boa organização financeira é tão importante para o seu negócio quanto a saúde é para o seu paciente.

Dentro da área de Odontologia, na maioria das vezes, o seu cliente é o seu paciente. Ofertar um serviço de qualidade e uma boa estrutura organizacional – que encontra suas bases em um planejamento financeiro adequado – trará credibilidade à sua clínica, agregando valor a ela e contribuindo para a perpetuidade do negócio.

Mas, na prática, por onde e como começar?

Coloque no papel (ou melhor, em planilhas, aplicativos ou softwares de gestão – hoje em dia existe um enorme leque de opções disponíveis) todos os custos de sua clínica, tanto operacionais quanto fixos. Não se esqueça de listar a origem de cada um deles.

Agora é hora de montar três orçamentos: um realista, outro otimista e, por último, um pessimista. Assim, você terá uma visão mais clara de onde se encontra, onde pode chegar e o que precisa fazer para garantir uma reserva de emergência em caso de necessidade.

Essa análise o ajudará a montar e controlar o fluxo de caixa do seu consultório com mais precisão e transparência. A melhor parte, no entanto, está aqui: você evitará perdas financeiras, conseguirá planejar seus próximos passos e terá muito mais chances de fazer o seu negócio crescer a médio e longo prazo.

6 dicas para estruturar o planejamento financeiro da sua clínica

Agora que você já entende a importância do planejamento, listamos 6 dicas para ajudá-lo na organização das finanças da sua clínica. Veja:

1- Controle o fluxo de caixa

Como falamos anteriormente, o primeiro passo é registrar e organizar todas as movimentações financeiras da sua clínica – inclusive pequenas despesas, que geralmente passam despercebidas e são tão importantes quanto grandes movimentações. Use a tecnologia a seu favor: crie planilhas ou faça esse controle por meio de softwares de gestão para clínicas.

2- Invista em tecnologia

Muitos profissionais podem acabar optando por opções mais tradicionais com a intenção de não adquirir mais gastos, no entanto, investir em um software de gestão pode ser extremamente útil e vantajoso: além de reduzir o seu trabalho, possibilitará que você foque em seus pacientes, ganhe tempo e visualize melhor todo o fluxo de caixa. Pense nisso!

3- Separe contas pessoais das contas profissionais

Apesar de extremamente importante, muitas pessoas desconsideram esse tópico. Esse descuido pode acabar acarretando prejuízos a médio e longo prazo, por isso, é fundamental ter claro que o caixa da empresa e sua conta corrente não são a mesma coisa. Sendo assim, não lance despesas pessoais – como alimentação e moradia, por exemplo – no caixa do seu consultório; da mesma forma, não realize pagamentos com os seus próprios recursos em nome de sua empresa.

4- Trabalhe com monitoramento de desempenho e satisfação

Estar em constante aperfeiçoamento e atualização é essencial para todo profissional, independentemente de sua área de atuação. Acompanhe as novidades – tanto em âmbito acadêmico quanto por meio das mídias sociais – e esteja pronto para implementar alguma melhoria ou nova estratégia. Ah, e não se esqueça de monitorar o desempenho do seu negócio! Promova periodicamente pesquisas de avaliação de desempenho entre seus funcionários e clientes. Essa ferramenta o ajudará a balizar o que está indo bem e o que ainda precisa melhorar.

5- Terceirize serviços que não necessitem de regularidade

Não hesite em contratar um contador, por exemplo, caso precise de auxílio para declarar o imposto de renda de sua clínica. Pode ser que você também perceba a necessidade de desenvolver um planejamento estratégico de suas receitas e despesas em conjunto com um profissional especializado: aqui, o contador também poderá te ajudar.

6- Construa uma reserva financeira, mas, atenção: não a invista na Poupança!

Construir uma reserva financeira para os momentos de emergência é fundamental para contornar qualquer imprevisto sem precisar se endividar, afinal, periodicamente, pode ser necessário substituir equipamentos e suprimentos, cobrir treinamentos para a equipe e garantir a manutenção de materiais.

Além disso, a reserva financeira é bastante útil quando surgem despesas mais altas (ainda que habituais), como remuneração de férias ou pagamento de 13º salário de funcionários, demissões e contratações.

Inclusive, um sistema de registro de ponto completo, será o seu principal aliado na hora de fazer o controle e gestão dos seus colaboradores

Após se planejar, comece aplicando a quantia que tem disponível de acordo com a realidade de sua clínica. As melhores opções são investimentos de curto prazo, uma vez que permitem resgates imediatos, como o Tesouro Direto, os fundos de renda fixa e CDBs.

Fuja apenas da Poupança! Atualmente, a caderneta está rendendo abaixo da inflação, o que significa que, ao aplicar o seu patrimônio lá, além de o dinheiro não render, perderá valor e reduzirá o seu potencial de compra em médio e longo prazo.

Comece agora mesmo a organizar suas finanças e conte para a gente se esse conteúdo foi útil para você!

Se você deseja saber mais sobre organização financeira e como você pode investir o seu dinheiro, não deixe de conferir o nosso blog de investimentos!

Conteúdo produzido pelo parceiro Vexter

Parceiro

Recent Posts

Dentes do bebê: Quando nascem, quantos são e como aliviar o desconforto?

Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…

4 semanas ago

Diabetes e os problemas bucais

A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…

2 meses ago

Webinar no INCA traz a importância de ações preventivas contra câncer bucal

A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…

2 meses ago

Entenda os diferenciais da gamificação e como ela pode gerar resultados na área da odontologia

A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…

3 meses ago

Os Maiores Benefícios em Manter a Saúde Bucal em Dia

Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…

3 meses ago

Saúde e bem estar: Como identificar um transtorno alimentar?

O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…

3 meses ago