Já aconteceu de estar escovando os dentes ou passar o fio dental e ocorrer um sangramento na sua gengiva? Esse tipo de ocorrência, infelizmente, é bem comum.
Mas apesar de acontecer com muita gente, o sangramento na gengiva não deve ser ignorado e nem considerado um sintoma banal.
Gengiva sangrando pode ser um indicativo de um problema muito além dos dentes. Confira este artigo e fique atento aos sinais!
O diagnóstico mais comum é a gengivite, uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa nos dentes na linha da gengiva.
A gengivite pode causar ainda dor, vermelhidão, inchaço, retração gengival e mau hálito. O acúmulo de placa deve-se à má escovação.
Se a placa não for removida corretamente, seja durante a escovação ou nas visitas ao dentista, ela endurece e se torna um tártaro.
E então, quando a placa evolui para um tártaro, o sangramento aumenta e a gengivite avança para um quadro de periodontite.
A periodontite, além do sangramento excessivo, causa a destruição do tecido que sustenta o dente, resultando em dentes moles e até mesmo na perda dos dentes.
Outros fatores que podem causar o sangramento na gengiva são:
Se o sangramento na gengiva for periódico, basta buscar um dentista para fazer uma avaliação e evitar que o problema não se agrave.
Agora, se o sangramento for excessivo ou durar muito tempo, surgirem outros sintomas que não fazem sentido com o sangramento ou o problema continuar após um tratamento, busque ajuda médica.
O primeiro passo é procurar um dentista para ser avaliado e ter as orientações de acordo com o seu caso em particular, mas segue algumas dicas que podem evitar os episódios de sangramento:
Pode parecer óbvio, mas é necessário citar. O ideal é que os dentes sejam escovados 3 vezes ao dia para evitar o acúmulo de bactérias na boca.
Esse acúmulo é a principal causa de problemas nos dentes e na gengiva, como já falamos anteriormente.
Apesar de parecer que uma escova com cerdas duras é ideal para limpar melhor dos dentes, o que ela faz é causar muito irritação nas gengivas, contribuindo para o sangramento.
Então, troque sua escova por uma com cerdas macias. Essa sim limpa melhor e com mais profundidade, sem causar irritação.
Caso você esteja muito tempo sem usar o fio dental, pode acontecer de a gengiva sangrar quando você voltar a utilizar essa ferramenta. Por isso é importante manter uma frequência.
Lembre-se de utilizá-lo com delicadeza, sem pressionar com muita força contra os dentes ou a gengiva. Geralmente as gengivas param de sangrar com o uso regular do fio dental.
Se achar necessário, adquira uma pasta de dentes com flúor especialmente para a redução do acúmulo de placa bacteriana.
Isso vai somar com as dicas anteriores e garantir uma melhor higiene bucal.
Consumir muito açúcar ou carboidratos simples pode aumentar o risco de surgir algum problema nos dentes ou na gengiva. Por isso, evite o consumo excessivo desses alimentos.
Mas lembre-se de que não é necessário cortar os doces e carboidratos por completo da sua dieta, apenas consuma com moderação e escove os dentes sempre após consumi-los.
Ainda tem dúvidas sobre sangramento na gengiva? Deixe sua pergunta nos comentários e marque já sua próxima consulta com um dentista.
Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…
A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…
A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…
A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…
Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…
O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…