Administração de estoque: o que é e como fazer na sua clínica

with Nenhum comentário

Um bom gerenciamento de estoque é fundamental para não perder dinheiro. Isso porque quem sabe administrar os recursos não desperdiça materiais e ainda evita gastos desnecessários na clínica.

Funcionário fazendo a administração de estoque

A administração de estoque é essencial, pois  evita o armazenamento supérfluo e permite ter o controle real sobre as mercadorias a fim de não comprometer o financeiro da sua clínica.

E saber gerenciar estoque possibilita ter sempre os materiais necessários para realizar o atendimento de seus clientes e não gastar mais que o planejado para manter sua clínica funcionando.

Se você ainda não está muito familiarizado com a administração de estoque chegou a hora de descobrir como colocar em prática.

Isso porque para te auxiliar nesta etapa preparamos um post recheado de dicas para melhorar a gestão de estoque da sua clínica.

A importância da administração do estoque

A administração de estoque envolve uma série de atividades a fim de garantir que o fluxo contínuo de atendimento ou vendas não seja interrompido. 

Para isso, é importante que o responsável pela gestão de estoque medicamentos controle a entrada e saída das mercadorias. 

Além disso, deve-se estar atento quanto ao melhor momento para se realizar uma nova compra, a quantidade que deve ser investida e qual o giro dessa mercadoria. 

A finalidade de administrar seu estoque

Não ter controle sobre o estoque deixa a empresa no escuro e assim, não é possível saber quais mercadorias precisam ser compradas e quais estão sem uso. 

Como vimos, uma das principais finalidades da administração de estoque é gerenciar recursos para manter a empresa funcionando sem comprometer seus custos.

Mas não é só isso. Fazer uma boa gestão de produtos e medicamentos também permite:

Reduzir perdas de mercadorias

Perder mercadorias por validade ou mau armazenamento significa que a administração de estoque está falhando em alguma etapa. 

Por isso é fundamental fazer o acompanhamento de entrada e saída desses itens, verificando prazos de vencimento e instruções de armazenagem. 

Além disso, como muitos produtos odontológicos tem elevado preço é importante ter o registro deles para evitar roubos ou furtos.

Assegurar qualidade das mercadorias

Ter produtos de qualidade é primordial para que uma empresa continue prestando um serviço de excelência.

E esses itens precisam ser armazenados de forma correta a fim de preservar sua eficácia. 

Assim, uma boa gestão de estoque medicamentos garante que os seus produtos estarão nos locais adequados e com seus prazos de validade acompanhados para preservá-los.

Evitar estocagem desnecessária

Muitos administradores estocam mercadorias que não têm um grande volume de saída. 

Pois acabam aproveitando promoções ou descontos e compram grandes quantidades na intenção de economizar.

Mas ao fazer isso as chances de perder dinheiro aumenta, visto que os valores investidos nesses itens podem atrapalhar a compra de materiais que realmente deveriam ser repostos.

Assim, a boa gestão de estoque medicamentos permite ter controle para que não se invista mais do que o necessário em produtos.

Fornecer cálculo para compras nas quantidades certas

Com o software de gestão de empresas é fácil saber ao certo a quantidade de mercadorias que se possui no estoque. 

Isso porque, todas as entradas e saídas são controladas por ele de forma otimizada e integrada. 

Portanto, ao gerenciar estoque para compra é fundamental que você consulte o seu sistema para identificar a quantidade de mercadorias que a empresa possui.

Além disso, é fácil ter uma previsão sobre a demanda uma vez que todos os resultados são calculados pelo sistema.

Como fazer uma gestão eficiente?

Uma administração de estoque eficiente possui muitas vantagens, já que o investimento financeiro da empresa será feito de forma adequada se atentando às reais necessidades. 

Apesar de gerenciar estoque não parecer uma ser uma tarefa fácil, é muito simples e para fazer de forma correta basta:

1.Ter um planejamento

Antes de tudo você deve ter um planejamento sobre todos os seus investimentos. 

Tenha em mente que seu consultório é uma empresa e por isso, ele deve ser tratado como tal. 

Assim, é recomendado ter metas e planos definidos, pois dessa forma você saberá  o que falta para alcançar os seus objetivos empresariais. 

O seu planejamento não deve ser engessado, porque podem acontecer imprevistos que necessitem de uma ação rápida. 

Por isso, você deve traçar planos a curto, médio e longo prazo evitando ser pego de surpresa. 

Com planos estabelecidos a sua empresa tem grande chances de crescer e ser referência no segmento.

2.Evitar gastos inúteis

Como dito anteriormente, a administração de estoque permite que você tenha dados reais para tomar as decisões relacionadas à investimento e/ou compra. 

E para evitar gastos desnecessários é imprescindível que ao gerenciar estoque você saiba o que a empresa precisa no momento. 

Dessa forma deve-se estar atento à todo momento para evitar compras em quantidades maiores do que a demanda e promoções de produtos com validade próxima ou baixo uso.

3.Utilizar um software de gestão

Um software de gestão auxilia no controle de todas as funções do seu consultório. 

Ou seja, ele possibilita a integração do estoque com o financeiro e de todas as outras áreas de forma otimizada. 

Além disso, é possível ter acesso a agenda de atendimento e prontuário dos pacientes em qualquer lugar. Dessa forma a comunicação com a sua equipe também é beneficiada. 

Para isso, é possível contar com softwares de gestão que oferecem  um sistema empresarial integrado, como a Plataforma Clínica Ideal.

Este sistema permite que todos os setores da sua empresa estejam na palma da sua mão. 

Invista agora na administração do seu estoque e lucre ainda mais!

Ao longo deste conteúdo você descobriu como fazer uma boa administração de estoque.

Compreendeu também qual a importância de uma administração eficiente e qual é a sua finalidade. 

E como vimos, uma boa administração não só permite que a empresa lucre, mas também que ela se solidifique, cresça e se torne referência. 

Para tanto, vale aplicar as dicas de gestão de estoque a fim de reduzir as perdas e gastos desnecessários, assegurar a qualidade e a quantidade dos itens do estocados.

Dessa forma, você não compromete o seu financeiro e ainda consegue colocar em prática seu planejamento, pois saberá em que e quando investir. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *