Como usar as ferramentas digitais no seu consultório em tempos de Pandemia

with Nenhum comentário

Há muito tempo em minhas consultorias com clientes, já venho alertando sobre a importância das empresas estarem cada vez mais digitais. E agora com a pandemia do COVID-19, isso se tornou mais que essencial. Para quem já estava preparado, os atendimentos online ficaram cada vez mais solicitados e para quem ainda não se organizou surgiu a dúvida: Como me preparar? 

Nessa matéria, deixo aqui algumas dicas de como organizar seu consultório para realizar atendimentos online durante a pandemia:

Atendimento digital em consultórios odontológicos

A chegada do COVID-19 nos trouxe uma realidade que para muitos já estava surgindo: as pessoas estão cada vez mais nas redes sociais e, por isso, algum tipo de atendimento online deve ser uma obrigação para sua clínica acompanhar todas as transformações.

Por isso, mais do que nunca, abraçar o digital e a tecnologia para o primeiro contato com um paciente se torna necessária. Seja para marcar sua consulta, confirmar seu horário, acompanhar o tratamento e fazer o pós-atendimento.

Para realizar todas essas tarefas é possível utilizar o WhatsApp. Mas só ele não basta. Você ter um sistema de gestão de clínicas com WhatsApp integrado,  faz toda essa atividade se tornar mais dinâmica. 

Além disso, com o uso das ferramentas de um sistema de gestão para dentistas, é possível conhecer bem seus pacientes e suas demandas, para então marcar presença nas redes sociais e na internet, produzindo conteúdos realmente interessantes para eles.

Quais ferramentas digitais precisam estar em seu consultório odontológico?

Estamos num novo tempo, onde a  internet chegou para mudar a forma como lidamos com o mundo. De certa forma hoje qualquer negócio está online. Seja por uma recomendação em grupos de Facebook, WhatsApp, seja por uma infinidade de sites de cadastro online, ou mesmo por uma pesquisa no Google. Estar aonde seu cliente está nunca foi tão fácil!

Agora com a chegada da crise do coronavirus, esta pode se tornar a melhor época do mundo digital e da tecnologia. Na sua clínica odontológica isso não será diferente.  A gestão para dentistas não será mais a mesma. É nesse momento importante que as clinicas odontológicas devem se atualizar e estarem preparadas para o digital.

Uma coisa posso te falar para te animar.  Ferramentas para gestão odontológica já existem. Basta você pesquisar e ver qual está mais de acordo com o seu plano de ação. 

Estar antenado ao que seu cliente procura também é uma ótima oportunidade. Criar um canal no Facebook ou um blog, onde você pode dar dicas de saúde e tirar dúvidas faz com que se estreite a conexão paciente-dentista-clínica. Sem contar que os mecanismos de busca estarão sempre buscando conteúdos relevantes em suas pesquisas. Essa é a oportunidade de sua clinica também aparecer nas buscas orgânicas.

Veja nossas dicas e entre, de vez, no novo mundo digital.

Acesse seus dados de gestão odontológica em qualquer lugar!

O mundo digital não para. Estamos lidando com uma geração mais crítica, exigente e que busca informações em tempo real.

Por isso, você precisa ter todos os dados da sua clínica ao alcance da sua mão, onde quer que você esteja. Nada de ter que ir até a clínica para encontrar o prontuário de um paciente, ou acompanhar o fluxo de caixa do mês. 

Você pode fazer isso com alguns poucos cliques na tela do celular, em qualquer lugar. Tudo que você precisa é de um sistema de gestão odontológica 100% online.

Com um sistema na nuvem, você pode fazer sua gestão em casa, viajando ou em qualquer lugar. Você também pode acessar os dados de um paciente rapidamente, para tirar dúvidas, ou lembrar-se de detalhes do seu tratamento.

Prescrição digital de medicamentos

Com um software de gestão como o Doctor Max, o dentista pode fazer inclusive a prescrição dos medicamentos de forma online, através de uma parceria com o Memed.

Com as prescrições digitais, acabou a necessidade de um paciente ir até sua clínica apenas para pegar a receita para um medicamento. Seu tratamento ganha agilidade e eficiência, mesmo à distância – utilizando também sua assinatura digital.

E as vantagens também servem para o paciente dentro do seu consultório. Você vai oferecer para ele uma prescrição 100% legível, que conta ainda com bula inteligente e com uma funcionalidade para pesquisar quais medicamentos estão disponíveis no Brasil.

Softwares de gestão para dentistas

Talvez a maior mudança tecnológica na realidade dos consultórios odontológicos seja a chegada dos sistemas de gestão para dentistas. 

Através deles, sua gestão reúne várias potencialidades das ferramentas digitais para clínicas odontológicas em um só lugar. Os softwares transformaram a realidade da gestão para dentistas, com WhatsApp integrado, agenda inteligente, acesso aos dados em qualquer lugar, prescrição digital de medicamentos, gestão financeira e muito mais.

Além disso, bons softwares de gestão odontológica estão em constante evolução, para acompanhar as novas tecnologias. Com isso, eles mantém a sua clínica mais digital, seu trabalho mais eficiente e a sua gestão sempre focada no futuro.

Através do suporte e do atendimento online e de publicações de blog – como esta -, um bom sistema de gestão ainda te ajuda a conhecer ferramentas, aproveitá-las ao máximo e melhorar sempre a forma como você cuida da sua clínica odontológica.

Everton Souza – Especialista em Presença Digital – CEO da IMPACT Agência Digital

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *