5 Passos para otimizar um blog odontológico e ganhar mais clientes em meio à pandemia

with Nenhum comentário

Você gostaria de ganhar mais clientes em seu consultório odontológico durante a pandemia? Criar um blog pode ser a solução perfeita para o seu negócio!

Trouxemos aqui para você um manual de como você mesmo pode criar o seu próprio blog em poucos dias.

São 5 passos simples que vão desde a criação de um domínio até a otimização do seu SEO.

Leia este artigo até o final, pois separamos informações importantes para quem deseja expandir uma empresa através do Inbound Marketing e criar uma marca que se destaque da concorrência.

E se você ainda não começou a implementar essas estratégias para o seu consultório, é hora de começar: os concorrentes já estão fazendo isso!

1 – Crie um nome para o seu site/blog odontológico

O primeiro passo para criar o seu blog é pensar em um nome para o seu domínio. O ideal é que você sempre utilize a palavra-chave foco no seu domínio para criar uma marca.

O uso da palavra-chave não só ajuda o usuário a ter uma experiência melhor, como também ajudará a ranquear melhor o seu site (SEO).

É muito importante também que o domínio deixe claro para o usuário que tipo de conteúdo você oferece.

Já pensou se você tem um blog sobre odontologia e resolve colocar o seu próprio nome no domínio? A não ser que você seja muito conhecido no ramo, ninguém saberá do que se trata!

Após criar um nome que esteja de acordo com o seu nicho e de utilizar a palavra-chave foco, é hora de registrá-lo. No site Registro.Br, você gastará uma taxa mensal de apenas R$40,00 por ano!

2 – Utilize um CMS para o seu blog odontológico

A segunda dica para que você comece o seu próprio blog é para que use um CMS, especificamente o WordPress. Ele é fácil, prático e barato de ser utilizado.

Sem contar que existem centenas de templates que podem ser utilizados, além do fato de ele ter sido programado de forma a facilitar o ranquemento no Google através de técnicas de SEO On Page e SEO Off Page.

Outra grande facilidade que o WordPress oferece são os plugins!

Os plugins facilitam demais a vida do usuário, já que com eles você pode simplesmente dispensar um programador.

Com alguns poucos cliques, você pode adicionar centenas de funções ao seu blog, como, por exemplo, integração de botões de pagamento, de redes sociais ou até mesmo transformação em um site corporativo.

3 – Produza conteúdo relacionado à odontologia e aos serviços do seu consultório

Um blog não será movido se você não investir em marketing de conteúdo. O principal combustível de um blog é o conteúdo que você posta!

Isso porque o marketing de conteúdo tem como principal objetivo sanar dúvidas dos clientes, resolver suas dores, estreitar o relacionamento, criar mais autoridade e educá-los. Mas…por onde começar?

A primeira coisa que você deve fazer é buscar as palavras-chave do seu nicho de interesse no Google Adwords para saber a procura exata mensal. Afinal, você precisa gerar um tráfego maior!

Ao escolher um nicho, você tem duas opções: escrever o próprio conteúdo, utilizando uma copy matadora, ou então terceirizá-lo em uma plataforma freelance, como a Freela99!

4- Otimize o SEO do seu blog

Tão importante quanto investir em um bom conteúdo é otimizar o SEO do seu blog. Sem uma boa otimização, você não conseguirá um bom posicionamento no Google.

O SEO se divide em duas categorias: SEO On Page, que visa melhorias internas à página, e SEO Off Page, que visa técnicas de link building. É extremamente importante que você dê uma atenção especial para ambos!

Quanto ao SEO On Page, você deve fazer melhorias como: otimização de URL, uso adequado de palavras-chave, uso de strong e italic, uso de metatag, de tags, de heading tags. São melhorias simples de serem feitas e que podem dar um excelente resultado em médio prazo.

Quanto ao SEO Off Page, fique de olho em ações como link building, gestão de comentários e gestão de redes sociais!

5- Diversifique a produção do seu conteúdo

Não fique preso a somente um formato de mídia para o seu blog! Você pode criar diferentes tipos de conteúdo, como, por exemplo:

  • Áudios
  • Textos
  • E-Books
  • Vídeos
  • Infográficos

Isso é extremamente importante, porque hoje as pessoas consomem informações de diferentes maneiras.

Um artigo pode virar um vídeo, ou vice-versa, podendo virar posteriormente um infográfico que pode ser convertido em um e-Book.

O Google também ranqueia um site de acordo com a interação entre o usuário e os tipos de conteúdo oferecidos!

Agora que você já sabe quais são as 5 principais dicas para criar o seu blog odontológico, comece a colocar em prática e verá os resultados aparecendo em pouco tempo!

Conteúdo produzido pelo parceiro Depois do Ponto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *