7 erros de marketing que sua clínica odontológica não pode cometer

with Nenhum comentário

Conheça alguns erros de marketing que sua clínica odontológica pode evitar para melhorar os resultados das ações de divulgação. 

Quando se pretende fazer a divulgação de qualquer serviço é preciso estar atento a uma série de regras e objetivos para conseguir bons resultados. Quando não se tem atenção a alguns pontos, ocorrem erros de marketing que sua clínica odontológica pode não conseguir contornar futuramente.

Alguns dos erros podem ter um impacto tão negativo que chegam a afastar os atuais clientes, já outros apenas não atrai um novo público. Veja quais são:

  1. Não conhecer o seu público
  2. Não fazer o planejamento adequado
  3. Não ter parcerias com planos odontológicos
  4. Esquecer dos atuais pacientes
  5. Ter materiais de qualidade ruim
  6. Desrespeitar o código de ética
  7. Fazer o marketing digital de qualquer forma

Para que possa fazer as formas de maneira correta, veja o que é preciso evitar e garanta sucesso nos negócios.

1. Não conhecer o seu público

Antes de mais nada é preciso conhecer quem é o seu público, pois somente dessa forma será capaz de evitar os erros de marketing que sua clínica odontológica precisa.

Quando se sabe quem serão as pessoas que consumirão seu serviço, ou seja, sabe a idade delas, local que residem, renda média, tipo de canal que acessam e outros, fica mais fácil de chegar até elas com ações que sejam atrativas.

Reúna o máximo de dados que puder, pois assim poderá fazer um marketing efetivo. Por exemplo, divulgar sua clínica odontológica no mural de um cabeleireiro se tiver um público feminino ou nas redes sociais se forem jovens conectados. 

2. Não fazer um planejamento adequado

Conhecendo o público fica mais fácil planejar as estratégias de marketing, porém, elas devem estar alinhadas com os objetivos.

Esse planejamento deve servir para definir quais canais serão usados, que tipo de campanha usará, o orçamento e tempo para que se possa medir o retorno de cada estratégia.

É preciso entender que nenhuma ação trará um resultado imediato, por isso sempre se fala em tempo de retorno. Dessa forma poderá saber realmente o que traz ou não resultados e acertar nas próximas escolhas. 

3. Não ter parcerias com planos odontológicos

As operadoras de saúde que oferecem planos odontológicos podem proporcionar uma grande propaganda para sua clínica odontológica sem que seja preciso investir muito para isso.

Como elas possuem uma grande base de clientes, sempre que esses pesquisarem entre os prestadores de serviço, sua clínica aparecerá como uma das opções. Essa é uma excelente maneira de ganhar novos clientes sem que precise fazer um marketing direto.

Para isso, pesquise quais os melhores planos de saúde e veja quais oferecem também o plano odontológico, visto que nem todos podem ter essa cobertura e que ela é vendida à parte. Depois, veja como criar boas parcerias e se credenciar nas melhores empresas.

4. Esquecer dos atuais pacientes

Quando falamos em erros de marketing que sua clínica odontológica vem a cometer, não podemos esquecer do abandono dos clientes atuais. É um erro muito grande achar que as ações de marketing devem ser usadas apenas para atrair novos clientes, pois elas devem ser para todos.

Os atuais pacientes precisam ser contemplados nas estratégias, devem saber que os serviços estão ali para eles e, por já serem usuários, podem obter algumas vantagens. 

Pense em maneiras de fidelizar e assim garantir a continuidade do tratamento. Por exemplo, a cada 10 sessões de um determinado procedimento ele ganha uma nova, ou então, ofereça pacotes de serviços com valores mais atrativos.

Segmente o público em atuais e potenciais clientes para conseguir fazer ações de marketing que contemplem a todos e tragam bons resultados.

5. Ter materiais de qualidade ruim

Não pense que qualquer coisa que enviar para seus clientes trará resultados, é preciso elaborar materiais de qualidade e que sejam atrativos.

Seu cartão de visitas, folder, publicações nas redes sociais e outros devem ter um layout bem elaborado e um texto escrito de forma correta que demonstra um certo nível de profissionalismo.

Se a sua clínica não tem uma profissional com experiência no assunto, vale a pena contar com alguém de fora que faça esse trabalho, pois com isso terá uma maior visibilidade e demonstrará a preocupação que possui em todos os aspectos, inclusive com a imagem que a empresa passa.

6. Desrespeitar o código de ética

Outro dos erros de marketing que sua clínica odontológica pode cometer é não respeitar o código de ética da profissão.

Pode ser que até já tenha visto algumas ações de outras clínicas que cometeram esse erro, mas a sua não deve seguir por esse caminho.

Dentre as ações proibidas está a de divulgar valores nas campanhas. Você pode até citar que o preço é promocional, mas não pode dizer de quanto é. Essa informação só pode ser passada de forma individual.

Outros pontos que são proibidos é divulgar depoimentos de pacientes ou usar imagens de antes e depois. Cada um desses erros pode levar a sérias penalidades para a clínica ou para o profissional, inclusive resultando na interrupção do direito de exercer a atividade.

7. Fazer o marketing digital de qualquer forma

O marketing digital possui um grande alcance e merece atenção. É preciso investir em inbound marketing, ter um site completo, fazer bom uso das redes sociais com periodicidade nas públicas e interações constantes com os usuários e outros.

Como já dissemos, se não souber como fazer tais processos é preciso contar com a ajuda de profissionais especializados, afinal, não vai querer deixar de ser bem visto em canais que podem trazer um excelente retorno.

Sabendo quais são os erros de marketing que sua clínica odontológica não pode cometer fica mais fácil pensar nas estratégias, conseguir atrair o público e garantir que os consultórios estejam sempre cheios. 

Texto produzido por Jeniffer Elaina, redatora da Smartia Seguros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *