5 passos para ter uma higiene bucal impecável

with Nenhum comentário
5 passos para ter uma higiene bucal impecável

Desde criança, ouvimos falar que devemos escovar os dentes todos os dias e usar o fio dental. Tudo isso para ter uma higiene bucal adequada, mas quais são os benefícios que isso traz?

Além dessa prática manter os dentes limpos e um hálito agradável, ela também evita o sangramento e a dor na gengiva durante a escovação ou o uso do fio dental.

Ter os dentes saudáveis ainda contribuem para que você consiga falar bem e mastigar corretamente os alimentos.

Quer saber como ter uma higiene bucal impecável? Continue lendo este artigo para descobrir!

1º passo: escolher a escova de dente certa

Diante de tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher a melhor escova de dente para você. Pensando nisso, vamos te ajudar nessa escolha.

A escova tradicional é a mais popular. As mais indicadas são aquelas com ceras macias e extra macias, pois removem os restos de alimentos e as placas bacterianas com mais facilidade.

As cerdas mais duras podem parecer mais eficazes, mas se engane. Elas costumam prejudicar os dentes e machucar as gengivas.

A escova ortodôntica é a mais indicada para quem usa aparelho. Isso porque as cerdas tem formato de V que permite uma limpeza melhor nas laterais dos dentes e do aparelho.

Já a escova interdental também pode ser ideal para quem usa aparelhos, mas também é indicada em casos de doenças periodontais, cirurgias ou implantes.

Isso porque esse tipo de escova chega a locais de difícil acesso e ajudam na remoção de bactérias e restos de alimentos, se aproximando da função do fio dental.

A escova elétrica traz mais praticidade e eficiência do que a escova tradicional. Ela possui sistema de controle de tempo de escovação e de força aplicada.

Ou seja, a escova elétrica aplica a força necessária para uma escovação eficiente e possui um timer que indica o tempo ideal de escovação para cada área da boca.

Independente do modelo da escova de dente, ela deve ser trocada de três em três meses. Em caso de dúvida, consulte um dentista para saber qual é a melhor escova de dente para você.

2º passo: escolher o creme dental ideal

Por mais que haja tantos tipos de creme dental quanto escovas de dente, você pode fazer a sua escolha de acordo com a sua necessidade.

Se você tem dentes sensíveis, busque por cremes dentais especiais para isso. Eles bloqueiam os canais conectados aos nervos do dente e diminuem esse desconforto.

Só fique atento para não confundir dentes sensíveis com problemas na região da gengiva. No último caso, também há cremes dentais específicos para o problema.

Agora, se o que você quer são os dentes mais brancos, busque por branqueadores ou “whitening”. Estes cremes dentais podem remover até 90% das manchas nos dentes.

Os branqueadores são muito indicados para quem acabou de fazer clareamento dental e quer complementar o resultado do procedimento.

Para combater o mau hálito, busque por cremes dentais para hálito refrescante. Eles ajudam a combater a halitose e mantêm um cheirinho agradável por mais tempo na boca.

Verifique se esses cremes dentais que não possuem álcool em sua composição. O que não pode faltar é o flúor, ele que ajuda no controle do tártaro e promove uma limpeza melhor.

Já o creme dental de limpeza profunda é aquele que vai te deixar com a sensação de boca limpa por muito mais tempo.

Lembrando que a quantidade ideal de creme dental para escovar bem os dentes é o equivalente a um grão de ervilha.

3º passo: escovar os dentes corretamente

Existe uma forma correta de escovar os dentes. O ideal é colocar a escova em um ângulo de 45 graus (levemente inclinada) e movimentar a escova da gengiva para o dente.

Os dentes de mastigação, assim como as partes internas e externas dos dentes, devem ser escovados com movimentos curtos de trás para frente.

Já a língua deve ser escovada com cuidado para remover as bactérias e melhorar o hálito.

4º passo: usar o fio dental corretamente

Para usar o fio dental corretamente é preciso destacar aproximadamente 40 centímetros de fio.

Deve-se seguir, então, com cuidado, as curvas dos dentes e limpar além da linha da gengiva.

Uma dica importante é não utilizar a parte suja do fio dental para limpar outro dente. Pode acontecer de levar mais sujeira em vez de realmente limpá-lo.

O fio dental pode ser usado antes ou depois da escovação e, no mínimo, uma vez por dia.

5º passo: usando o enxaguante bucal

O enxaguante bucal é uma ótima opção para finalizar a higiene da sua boca. Ele impede a proliferação de bactérias e também pode ajudar em alguns problemas bucais.

Para usá-lo de forma correta, consulte um profissional da área odontológica. Geralmente, não é indicado o uso de enxaguantes com álcool.

Seu uso é feito puro, ou seja, sem diluir na água. Deve-se bochechar cuidadosamente por um minuto. Não há necessidade de fazer gargarejo e não deve engolir.

Lembrando também para não limpar a boca com água após o uso do enxaguante bucal, pois isso irá tirar todo o efeito do produto.

Higiene bucal impecável!

Agora que você já sabe as principais dicas para ter uma higiene bucal impecável, está na hora de colocar em prática!

Busque pelos produtos que vão melhor suprir a sua necessidade e não esqueça de ir ao dentista para tirar outras dúvidas!

Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *