Porque adotar energia solar para clínicas odontológicas?

with Nenhum comentário

Economizar constantemente e reduzir gastos, mas ainda sim manter a excelência no oferecimento de produtos e serviços é um desafio para muitos empreendimentos, empresas e instituições, como é o caso das clínicas odontológicas. 

Um dos fatores que mais pesam na hora de contabilizar os gastos recorrentes é a conta de luz. O grande número de equipamentos e a necessidade de energia funcionando por um longo período acabam por tornar os gastos com energia elétrica um ciclo sem fim e que só tendem a aumentar. 

A boa notícia é que existem algumas decisões muito eficazes para garantir o bom andamento dos negócios, poupando mais e deixando para trás, de uma vez por todas, a obrigação de pagar tarifas cada vez mais caras de energia elétrica

A energia solar como alternativa

A energia solar é um tipo de recurso possível desde a década de 50, e de lá pra cá, sua popularização, devido às vantagens que proporciona só tem aumentado. Já pensou contar com uma energia limpa, natural, renovável e infinita? Maravilhoso, não é?

Empresas, residências e instituições por todo o mundo têm adotado a energia solar, e desfrutado dos inúmeros benefícios que ela traz, agregando um selo de sustentabilidade, ampliando o movimento de preocupação e responsabilidade com o meio ambiente, ao mesmo tempo que reduz gastos e custos com a energia elétrica, proporcionando melhor qualidade de vida e atendimento para todas as pessoas.

Se você possui um consultório odontológico, despesas com o espaço – se for alugado – impostos, manutenção ou troca de equipamentos, aparelhos e materiais, salários, despesas com pessoal, materiais dentários, materiais de limpeza e escritório, água, luz, internet contribuições a órgãos como CRO, Sindicato e Associação etc. fazem parte de sua rotina financeira.

Repare que a maior parte desses gastos estão direta ou indiretamente ligados à eletricidade, da qual a vida moderna depende inteiramente. Minimizar essas faturas, portanto, depende objetivamente de minimizar os gastos com esse recurso tão fundamental.

Então, avaliar e encontrar medidas para economizar,  sem prejudicar o desempenho é algo crucial para manter o negócio nos trilhos; o uso de energia solar pode ser uma opção eficaz, e deve ser levada em consideração na hora de pensar sobre quais investimentos realmente valem a pena.

Veja os principais benefícios da Energia Solar:

Os benefícios de adotar a Energia Solar

Apesar de ser uma fonte de energia aparentemente cara, por conta do investimento inicial necessário para obtê-la, a adoção de energia solar, mostra uma relação custo-benefício que é realmente atraente e traz uma série de vantagens

1. Economia

A economia obtida quando se opta pela energia solar é indiscutível. Com ela é possível reduzir o valor da conta de luz entre 50% a 98%.  E a durabilidade do equipamento necessário para a obtenção deste tipo de energia – as placas fotovoltaicas – quando instaladas adequadamente, tem uma vida útil de até 30 anos. 

Quando você decide pela instalação desse tipo de equipamento, a média de retorno do investimento é previsto entre 3 a 8 anos, dependendo da incidência solar da região e do projeto, este é  um prazo relativamente curto se comparado com o prazo de funcionamento do equipamento.

2. Manutenção

A manutenção do equipamento se resume à limpeza dos módulos de captação solar. Pelo fatos das placas estarem expostas ao tempo e as intempéries, é preciso realizar uma limpeza para retirar, galhos, poeira, dejetos de pássaros, folhas, que podem se acumular, prejudicando, portanto, sua eficiência.

A manutenção é algo que acontece eventualmente, num período de 2 ou 3 anos, afinal, uma chuva forte pode, sozinha remover as impurezas das placas.

3. Energia compartilhada

Existe a possibilidade de geração de energia compartilhada, que em resumo, permite que duas ou mais unidades consumidoras – residências, lojas, condomínios, por exemplo. – possam usufruir da energia produzida por uma unidade geradora.

Em termos práticos, se você possui um consultório, por exemplo, e muitos donos de empreendimento próximos ao seu entendem os benefícios da energia solar e gostariam de obtê-la, uma quantidade de placas fotovoltaicas poderiam ser instaladas em algum terreno ou local mais distantes e distribuídas para uso de todos os envolvidos.

Desta forma é possível reduzir os custos com a compra e instalação dos equipamentos.

Economia a longo prazo

Para além dos benefícios já citados, muitos outros como o incentivos fiscais, isenção de impostos e obtenção de créditos solares, regulamentado por órgãos governamentais competentes tornam a energia solar, uma opção de investimento segura e de retorno garantido.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *