Como elaborar um planejamento de conteúdo

with Nenhum comentário

O planejamento de conteúdo é algo extremamente importante para as estratégias de marketing digital de uma empresa. É dentro deste planejamento que serão listadas as principais atividades do ano. 

Desenvolver uma gestão tática é fundamental para que os resultados positivos sejam alcançados.

Mas você sabe como elaborar um planejamento de conteúdo? Para te ajudar, nós listamos alguns pontos. Confira!

Antes de iniciar, entenda a Ética para Odontologia

Antes de iniciar um planejamento de conteúdo para sua clínica odontológica, é importante atentar-se ao código de ética estabelecido pelo CFO. 

O Código de Ética Odontológica regulamenta as ações de marketing na odontologia, tornando-a transparente, responsiva e objetiva para não fugir aos princípios da profissão.

Algumas práticas devem ser evitadas, tais como:

  • Divulgar informações dos pacientes;
  • Informar forma de tratamento e preço;
  • Não informar o número de CRO;
  • Assumir um título ou especialização que não possui;
  • Utilizar nomes e fotos de pacientes sem permissão.

Objetivo é o começo

Primeiramente para elaborar um planejamento de conteúdo você precisa estabelecer quais são os principais objetivos que existem na sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Você quer realizar mais vendas? Melhorar a prospecção de clientes? Ou quer trabalhar o reconhecimento da sua marca, deixando um pouco de lado os serviços ou produtos que oferece?

É preciso considerar tudo isso! Você pode ter mais do que um objetivo. Mas é necessário que você tenha um objetivo principal e outros secundários, assim, é possível conduzir seus conteúdos entre eles.

Sempre pense na sua persona

Uma clínica pode ter diferentes personas, cada uma com características, hábitos e anseios. Se uma clínica é especialista em implante e prótese dentária, por exemplo. Essa clínica pode atender ao público a partir da meia idade com determinada renda e com expectativa de enaltecer o sorriso a partir de um tratamento de qualidade.

Por isso, é importante definir as personas do seu negócio. Dessa maneira você consegue direcionar os conteúdos de forma mais assertiva para cada uma delas. Assim, o sucesso com as publicações será maior.

Defina a periodicidade

Ao desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, você cria uma necessidade para as pessoas que acompanham os seus canais. Os fiéis inscritos de um canal no YouTube, por exemplo, precisam saber que tal dia, tal hora, um vídeo novo será lançado.

E isso também vale para blogs, páginas de redes sociais, etc. Por isso, para criar o seu calendário editorial com perfeição, é necessário que uma periodicidade para cada canal seja definida. 

Escolha o tipo de linguagem

Mesmo que sejam voltadas para o mesmo público, as publicações têm diferente linguagens em cada canal. No LinkedIn, por exemplo, a linguagem utilizada é mais profissional, algo mais sério.

Já no Instagram e no Facebook, se a sua marca permitir, é possível ser livre e criar publicações mais engraçadas e divertidas. Porém, isso deve ser pensado antes mesmo da criação dos materiais, ou seja, na etapa de planejamento do conteúdo.

Determine métricas

Por último, mas não menos importante, é necessário definir as métricas para os seus conteúdos e colocar as metas que você deseja atingir. O download de um material rico, por exemplo, precisa conquistar X novos leads para a empresa.

Dessa maneira, se as previsões não forem cumpridas, é preciso fazer uma análise mais aprofundada para saber o que está acontecendo.

Agora que você já sabe por onde começar a montar seu planejamento de conteúdo, basta aplicar e esperar os resultados positivos. E lembre-se que é preciso desenvolver um cronograma, para que você consiga fazer o monitoramento de resultados de forma eficiente.

Agora que você já sabe um pouquinho mais de marketing que tal conhecer gente que conhece um montão?

Dê a oportunidade para nosso time de criativos surpreender você e sua marca com ações de experiência que vão do off ao on na velocidade de um click! Na BDDB sua marca pode voar!

Conteúdo produzido pelo parceiro BDDB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *