Qualidade hospitalar: como promover mais bem estar aos pacientes?

with Nenhum comentário

Certamente você sabe da importância de garantir a qualidade hospitalar, mas talvez você não saiba o caminho para atingir isso. Como garantir que um hospital, ou até mesmo uma clínica e consultório ofereçam o mais alto padrão de qualidade em atendimento e serviços aos seus pacientes? Pequenas atitudes e mudanças já fazem toda a diferença. 

Abaixo trazemos dicas simples para você começar hoje. Confira! 

1. Enxergue os pacientes como clientes

Cuidar dos pacientes é o objetivo da saúde. Pode ser difícil para algumas pessoas pensar nos pacientes como clientes, mas eles definitivamente são. Querendo ou não eles trazem muita lucratividade para o seu hospital. 

2. Seja cortês e respeitoso

Sempre verifique se os pacientes estão sendo tratados com cortesia e respeito. É comum que no dia a dia de um hospital, com todo estresse da rotina, as equipes médicas comecem a tratar os pacientes com descaso ou indiferença. Entretanto, você deve treinar sua equipe para que ofereça um atendimento excelente, com muito respeito, dedicação e que seja diferenciado. 

3. Nunca demonstre indiferença

Observe como os pacientes são tratados ao entrar na sua clínica ou hospital. Muitos profissionais de saúde competentes e até brilhantes dão aos pacientes a sensação de que eles são um estorvo. Os pacientes devem se sentir 100% confortáveis, com suas dúvidas e necessidades atendidas desde quando chegam e aguardam serem atendidos, até a hora que vão embora.

4. Nunca discuta ou seja arrogante com um paciente

Dizer aos pacientes que eles estão errados sobre qualquer coisa é muito rude. Mesmo quando eles possuem informações incorretas, ainda devem receber respeito. Se você não concordar com eles, explique educadamente o seu ponto de vista. Seu objetivo deve ser o de explicar e se comunicar. Ajude os pacientes a entender o que está acontecendo enquanto o tratamento está sendo administrado. Os pacientes devem sentir que são importantes.

5. Ofereça equipamentos de ponta

Para oferecer mais qualidade hospitalar uma das coisas mais importantes é ter uma infraestrutura adequada. Boa vontade é importante, mas não é tudo. Pequenos detalhes como um painel personalizável na beira do leito pode trazer mais comodidade e organização ao paciente.

Além disso, camas hospitalares confortáveis e outros equipamentos tecnológicos nos hospitais devem ser considerados para melhorar a qualidade hospitalar. Não economize em conforto, isso irá se refletir mais tarde na satisfação dos pacientes. 

6. Atenda as necessidades dele

Muitos pacientes vêm com uma lista interminável de exigências no hospital durante sua estadia, algumas delas podem ser impossíveis de atender, mas você deve trabalhar para oferecer o máximo que estiver ao seu alcance.

Permanecer um dia em um hospital já pode ser muito desgastante, agora imagine ficar por semanas ou meses? Lidar com condições graves e doenças já é bastante complicado por si só e você pode trabalhar para tornar a estadia dele o mais agradável possível. Um sistema de gestão hospitalar pode te ajudar nisso. 

7. Monitore e acompanhe seu progresso 

Mantenha contato com os pacientes. Muitos profissionais de saúde não acham que devem manter contato com os pacientes após o atendimento. Entretanto, monitorar e acompanhar o status do paciente, mesmo fora do hospital demonstra interesse e preocupação com sua condição médica. Com o IoT nos hospitais, esse monitoramento vem se tornando muito mais fácil.

Guest Post produzido pela Biocam, líder na criação de softwares e equipamentos hospitalares.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *