INSTAGRAM PARA DENTISTAS: 11 DICAS INFALÍVEIS PARA VOCÊ ATRAIR E FIDELIZAR PACIENTES

with Nenhum comentário

O instagram para dentistas é um dos recursos mais potentes na estratégia de marketing digital para dentistas. Veja como esse recurso te ajuda na atração e fidelização de clientes!

Logo do instagram para dentistas

Quando se trata de estratégia de marketing digital para dentistas, as redes sociais devem ser usadas como aliadas, pois são capazes de trazer bons resultados para o seu consultório odontológico

O Instagram, por exemplo, é a rede social que mais cresce no mundo. 

Ele oferece diversos recursos que podem ser explorados para divulgar o seu trabalho como dentista e, com isso, atrair clientes para a clínica odontológica.

É por meio dos posts e do seu perfil em um instagram para dentistas que acontece o primeiro contato do potencial cliente com o consultório odontológico

O conteúdo publicado pode ser determinante para que uma pessoa venha a se tornar paciente da sua clínica.

Portanto, o Instagram oferece uma forma acessível e eficiente de promover conteúdo de qualidade sobre odontologia aos pacientes. 

Isso permite divulgar o seu trabalho para clientes em potencial, aumentando a retenção e fidelização dos pacientes. 

Se você é dentista e gostaria de aprender como atrair clientes para consultório odontológico usando o Instagram, continue a leitura! 

Vamos mostrar dicas valiosas para você usar a rede social como estratégia de divulgação, indo muito além dos posts para dentistas sobre saúde bucal. Veja neste conteúdo:

Tenha um perfil comercial

Primeiramente, se você se pergunta como atrair pacientes para consultório odontológico, invista no perfil comercial do instagram.

Para montar uma estratégia eficaz de marketing odontológico, a conta comercial no seu Instagram para dentistas é a mais recomendada!

Com isso, você tem acesso a recursos essenciais que te ajudam a criar boas estratégias e obter os melhores resultados para sua clínica odontológica

Para transformar seu perfil pessoal numa conta comercial, clique em “Editar Perfil” e procure o campo escrito “Mudar para conta profissional”. Depois é só seguir os passos demonstrados em tela. 

Você pode retornar a conta para o perfil pessoal a qualquer momento, mas não é isso que queremos, certo?

Defina sua estratégia

Quando se está montando uma estratégia de divulgação no Instagram para dentistas e pensando em como atrair clientes para clínica odontológica, a etapa do planejamento é fundamental. 

Você precisa pensar como será seu posicionamento na rede social. 

Qual tipo de conteúdo será divulgado? Como fazer o marketing para clínica odontológica? O seu perfil será pessoal, dinâmico, interativo, ou pensa em fazer algo mais sério e institucional? Qual será o tom de voz do texto? 

Portanto, pensar essas questões ajuda a ter uma ideia mais clara da comunicação que você quer transmitir. 

Planeje o conteúdo

Depois de definir com clareza como você quer ser visto no seu instagram para dentistas, é hora de planejar o conteúdo

Quantas postagens serão feitas por semana? O que será publicado? Em quais horários?

Saiba que, essa é uma etapa de pesquisa e inspiração. Pense quais serão os posts para dentistas que será divulgado no perfil da sua clínica odontológica, procure por assuntos mais falados na sua área. 

Dica: observe como outros perfis de instagram para dentistas estão fazendo e se inspire para criar o seu conteúdo. 

Use os Insights do Instagram

O perfil comercial conta com uma ferramenta nativa que permite verificar dados demográficos do seu público, além dos melhores horários para postar e o crescimento de seguidores. 

Esses dados servem como guia para que você saiba a melhor hora para publicar os posts para dentistas no Instagram

Sendo assim, os dados demográficos também são úteis para que você entenda quem é o seu público, em qual cidade mora, qual a faixa etária, entre outras coisas. 

Para acessar esses dados no seu perfil comercial, clique nas três linhas no canto superior direito da tela e busque por “Informações”. É uma ótima estratégia no marketing odontológico!

Mantenha seu perfil atualizado

Interações de instagram para dentistas

Ao criar um perfil comercial no seu Instagram para dentistas para divulgar o consultório odontológico, você está criando um lugar que representa a clínica no mundo virtual. 

Além disso, o perfil comercial permite que você crie a biografia para Instagram perfeita, com todas as informações corretas. 

Lembre-se: o nome do perfil precisa corresponder ao nome da clínica, bem como o endereço, telefone, site, e-mail precisam ser exibidos no seu perfil do Instagram para dentistas

Pois tudo isso ajuda o paciente a te conhecer melhor, saber onde fica a clínica odontológica e marcar uma consulta!

Produza conteúdo relevante e frequente

De nada adianta fazer uma ou duas postagens e esperar atrair clientes para clínica odontológica com o Instagram

Você está com um perfil inativo e ainda se pergunta como atrair pacientes para consultório odontológico? 

O seu Instagram para dentistas precisa de conteúdo relevante e com divulgação frequente!

Por isso, faça posts de dicas, publique conteúdo informativo, mas também mostre sua rotina como dentista

Então, capriche nas fotos! Se possível, marque uma sessão com um fotógrafo profissional, para mostrar você e sua equipe trabalhando.

Isto é, produzir esse tipo de conteúdo aproxima os seguidores, mostra humanidade e cativa futuros pacientes

Quando te conhecem melhor, eles são mais dispostos a aceitar os tratamentos divulgados e marcar consultas na clínica odontológica

Use os stories

Stories são conteúdos publicados nas redes sociais que desaparecem em até 24h. Por durarem pouco, a proposta é usá-lo para criar conteúdo espontâneo, que aproxime e crie um bom relacionamento com o público

Além disso, a ferramenta também permite criar conteúdos interessantes e criativos, usando gifs e figurinhas. Mas o melhor de tudo é interagir com seu público, através de perguntas, enquetes e bate-papos, usando os itens do próprio Story. 

Essa é realmente uma ótima ferramenta no seu instagram para dentistas, pois pode promover a participação dos pacientes e também te ajudar a conhecê-los melhor! 

Portanto, pense em formas interessantes de usar os itens do Story como forma de atrair clientes para clínica odontológica.

Faça vídeos

Você pode ter um bom planejamento de postagens que inclua conteúdo relevante, dicas de saúde, e outros detalhes que estamos abordando aqui. 

Mas você também precisa perder o medo e começar a produzir bons vídeos para o seu instagram para dentistas!

Em princípio, comece gravando vídeos curtos e simples, usando o seu smartphone. 

Fale sobre algo pertinente do seu trabalho, como um caso de um paciente ou até mesmo alguma informação relevante sobre sua área. 

Afinal, gravar vídeos interativos vai trazer credibilidade para o seu perfil e também aproximar as pessoas, levando-as ao seu consultório odontológico.

Invista em posts patrocinados

Se você ainda tem alguma dúvida em como atrair pacientes para consultório odontológico, conheça agora o jeito mais fácil!

Criar posts patrocinados aumenta o número de seguidores, melhora as curtidas nas postagens e leva seu conteúdo para outras pessoas que ainda não te conhecem. 

Já pensou em como é importante aprender o básico sobre anúncios pagos e promover algumas de suas postagens? Pois é!

Entretanto, se for muito difícil para você entender como funcionam os posts patrocinados, é indicado contratar um profissional ou equipe dedicada que possa assumir essa tarefa. 

Até porque, trata-se de um investimento necessário para que seu perfil comercial de Instagram para dentistas cresça exponencialmente e você possa atrair mais pacientes para o consultório odontológico!

Use CTA

Call to Action são chamadas em texto que convidam os usuários a realizarem uma ação. É uma frase, palavra ou botão que estimula o seguidor a fazer algo específico. 

Essas chamadas vão desde algo simples como curtir a postagem, compartilhar e clicar no site, até ações mais complexas, como deixar o endereço de e-mail, enviar mensagem por direct, ou ligar para marcar consulta no consultório odontológico.

Dessa forma, as call to action são elementos indispensáveis para fazer com que os seus seguidores se conectem com os canais e propostas divulgadas no seu perfil. 

O objetivo das call to action é atrair e fidelizar clientes para sua clínica odontológica.

Interaja com seus seguidores

O ponto principal da rede social é gerar conversas!

A fim de criar uma interação com os seguidores, é muito importante também para desenvolver um relacionamento mais próximo e até mesmo conhecer melhor seus clientes. 

Não basta apenas publicar e promover conteúdo, é preciso também conversar com quem está presente no seu perfil!

Dica: curta e comente as fotos dos seguidores, faça perguntas nos stories, promova interações nas postagens, responda os comentários, mencione os clientes nas publicações!

Essas são ótimas estratégias para que você gere engajamento e promova seu consultório odontológico com eficiência no Instagram.

Bônus: sugestões de postagens para dentistas

Para melhorar ainda mais o seu aprendizado nessa leitura, aqui vão algumas sugestões de posts para dentistas que podem servir de inspiração para você montar o seu planejamento. 

Vale lembrar que são apenas sugestões e que você deve criar uma comunicação levando em consideração a realidade do seu consultório odontológico, certo?

Vamos lá:

  • Dicas de saúde bucal
  • Mitos e verdades dos problemas de saúde bucal
  • Tratamentos mais eficazes (clareamento, aparelho etc.)
  • Fotos do consultório (tenha cuidado para não mostrar pacientes)
  • Problemas odontológicos mais comuns nas pessoas (cáries, dentes siso etc.)

Importante: atenção às regras do CFO 

Quando se fala de marketing odontológico ou marketing digital para dentistas, é preciso estar consciente das regras do Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Nem todo conteúdo pode ser divulgado, pois alguns são entendidos pelo CFO como desrespeito à privacidade dos pacientes. 

Afinal, o que não pode ser divulgado? Veja algumas coisas para você ficar atento:

  • imagens de antes e depois dos tratamentos;
  • preços, produtos, descontos, promoções de tratamentos;
  • propaganda enganosa ou abusiva;
  • sorteios ou concursos que ofereçam os tratamentos como premiação;
  • técnicas e tratamentos sem comprovação científica;
  • utilizar as redes sociais para fazer diagnóstico ou prescrever tratamentos;
  • divulgar resultados clínicos;
  • dados pessoais dos pacientes sem autorização.

Essas são apenas algumas diretrizes promovidas pelo CFO que ajudam a regulamentar as publicações e evitar que conteúdos de má índole sejam disseminados. 

Use o Instagram a favor do seu consultório e alcance resultados incríveis

É possível criar conteúdos valiosos com outras estratégias de marketing odontológico

Aqui neste conteúdo você conferiu qual a importância de investir no instagram para o seu consultório odontológico.

Além disso, todas as dicas de marketing para dentistas aqui compartilhadas, só funcionarão se você de dedicar muito para que seu negócio cresça! 

Continue nos acompanhando para conferir mais dicas e técnicas úteis e aprenda como atrair clientes para clínica odontológica por meio do seu Instagram para dentistas! 

Aplique já o marketing digital para dentistas e faça sua clínica ser um sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *