8 dicas de Marketing Odontológico

with Nenhum comentário

Todos as áreas de atuação do mercado podem obter melhores resultados se apostarem no marketing — e com os dentistas a situação não é diferente. O marketing odontológico é um conjunto de ações que pode ser muito benéfico para todos, trazendo conteúdo de qualidade para os pacientes e mais clientes para os profissionais.

No entanto, isso só acontece se o marketing odontológico for feito do jeito certo. E foi para ajudar nisso que nós preparamos um texto sobre o assunto. Acompanhe abaixo 8 dicas de marketing odontológico!

1. Faça um planejamento

O primeiro passo de qualquer ação de marketing, seja ela marketing odontológico ou não, é um planejamento detalhado das ações. É somente planejando cada pequena atividade que pode-se garantir que todas sejam assertivas. Afinal, uma enorme gama de fatores é levada em consideração antes que uma ação de marketing seja posta em prática.

É nesta etapa inicial que são realizados os primeiros estudos do mercado, começando pelo público. É preciso descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e a melhor forma de se comunicar com ele. Além disso, é feita também uma avaliação dos concorrentes; para saber o que está sendo feito de bom e melhorar o que tem deficiências.

2. Aposte em um software odontológico

Softwares desenvolvidos especialmente para clínicas são ótimos para controle interno, seja na organização das agendas ou no controle do estoque de materiais. Mas eles também são muito úteis para o marketing odontológico. Isso porque eles podem automatizar processos e facilitar a comunicação com pacientes — o que é, essencialmente, marketing.

Quando bem escolhido, o software pode ter funções como mandar mensagens automáticas em datas comemorativas, enviar confirmações dias antes das consultas e até lembretes de 6 em 6 meses incentivando o retorno de pacientes. Isso não só facilita ações diversas; mas também passa a imagem de que a clínica é organizada e moderna.

Por fim, alguns softwares ainda podem contar com módulos de agendamento automático no site, o que torna a vida de todos muito mais prática na hora de marcar uma consulta.

3. Use as redes sociais

A primeira imagem que vem à cabeça das pessoas quando o assunto é marketing digital é a principal aplicação diária dele: as redes sociais. E, ainda que elas não sejam a única frente a ser trabalhada, elas realmente são muito importantes e jamais devem ser negligenciadas.

É nas redes sociais que a comunicação com o público é feita de forma mais direta; é nelas que os seguidores podem interagir e sentir que fazem parte da clínica. Uma das funções do uso das redes sociais é justamente quebrar algumas barreiras e trazer o público para mais perto dos profissionais.

Tanto o Facebook quanto o Instagram podem ser utilizados, mas o foco deverá ser na rede em que o público estiver mais presente; algo que deve ser descoberto já no planejamento.

4. Mas não se limite a elas

Lembra que citamos que, apesar de serem muito importantes, as redes sociais não devem ser o único foco? O motivo é simples: o marketing odontológico pode ser muito mais que só elas. Sim, as redes sociais aproximam o público, mas essa não é a única maneira de fazer comunicação e produzir conteúdo para ele.

Possuir um site otimizado, responsivo e que entregue uma boa experiência para o usuário; ter um blog com conteúdo relevante; disparar e-mails marketing pertinentes; e investir em anúncios patrocinados são apenas algumas das ações que também podem ser aplicadas.

5. Utilize a linguagem mais adequada

Independente do local da comunicação, seja ele redes sociais, site, blog, e-mail marketing ou anúncio, é fundamental escolher a linguagem mais adequada para passar a mensagem ao público. No final das contas, o mais importante é assegurar-se de que o conteúdo seja bem assimilado.

Não se esqueça de que, via de regra, o público é leigo. Por mais que usar termos técnicos deixe o conteúdo mais preciso, ele não terá a menor utilidade se o público não entendê-lo. Tente aplicar uma linguagem que, mesmo sendo mais simples, seja mais efetiva.

6. Foque em apresentar benefícios

A dica da linguagem e dos termos técnicos se estende até aqui. Quando estamos tratando de marketing odontológico, muitas vezes o mais importante não é falar sobre “o que fazer”, mas sim sobre “por que fazer”. Mais do que tentar explicar um procedimento sobre o qual o público talvez nem entenda, o ideal é mostrar os motivos para que ele seja feito.

Sempre que um cliente busca um produto ou serviço, ele o faz para obter os benefícios que virão junto. Portanto, um dentista ou uma clínica que deseja ter um marketing odontológico mais eficiente deve focar justamente nisso: em apresentar, de forma clara, os benefícios de tratamentos e procedimentos específicos.

7. Divulgue o dia a dia do consultório

Já sabendo que as redes sociais são o ambiente perfeito para se aproximar do público, é de extrema importância conhecer algumas técnicas que ajudam ainda mais na conquista dessa proximidade. A principal delas é mostrar, de um jeito bem descontraído, o que acontece nos dias do consultório.

Aqui, os stories do Instagram serão o principal aliado. São eles que têm essa característica de rotina “sem filtro” e espontânea.

Contudo, deve-se ressaltar: o Código de Ética Odontológica não permite que a imagem dos pacientes seja utilizada sem o consentimento dos mesmos. Ou seja, se for produzir algum material em que algum cliente apareça, sempre peça a permissão dele antes.

8. Tenha indicadores de sucesso

Por fim, a última dica de marketing odontológico da lista diz respeito à análise de resultados oriundos dos esforços. Afinal, é impossível saber se o investimento está dando certo sem a devida avaliação dos resultados que ele entregou.

E, neste caso, é preciso saber quais foram os objetivos do projeto. De nada adianta ter um Instagram cheio de curtidas se isso não se converte em pacientes marcando consultas.

O sucesso é relativo; ele acontece quando os objetivos traçados no início do projeto vêm a ser alcançados durante ou após sua execução.

Todos os pontos que citamos são extremamente importantes; mas, por outro lado, pode ser difícil focar esforços no marketing ao mesmo tempo em que se administra um negócio — especialmente na área odontológica. Tendo isso em mente, muitos dentistas optam por contratar agências e profissionais de marketing para realizar este serviço.

Assim, garante-se um marketing de qualidade sem que o foco do negócio seja desviado.

Conteúdo produzido pelo parceiro Agência Cronic

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *