COMO DIVULGAR CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO? 7 DICAS PARA VOCÊ TER SUCESSO!

with Nenhum comentário

É preciso pensar em como divulgar consultório odontológico. Afinal, saúde sempre será parte da vida das pessoas e elas irão buscar por isso. E para tal, uma estratégia de marketing odontológico é fundamental.

Outdoor com interrogação: como divulgar consultório odontológico?

Quando um dentista opta por abrir seu próprio consultório ele sabe que terá se dedicar muito ao seu trabalho para poder se destacar no ramo.

Mas acontece que muitas vezes boa parte desses profissionais não percebe que é interessante saber como divulgar consultório odontológico.

Isso porque assim como qualquer outro tipo de negócio, um consultório de odontologia demanda de público para se manter ativo.

Por isso é ideal entender como divulgar consultório odontológico. Sendo assim, separamos alguns que tópicos que vão te ajudar. 

1- Entenda qual é o seu público

Para alguns pode soar um pouco estranho, mas a verdade é que mesmo um consultório de odontologia precisa saber quem é seu público alvo para saber como divulgar consultório odontológico da melhor maneira. 

Isso porque mesmo dentro do ramo é possível separar algumas opções de público que podem ser o nicho de cada consultório. Tais como:

  • Adultos;
  • Idosos;
  • Crianças;
  • Tratamentos comuns;
  • Tratamentos estéticos.  

Todos esses fatores serão essenciais para entender melhor que tipo de divulgação pode ser feita para atingir as pessoas certas. 

Sendo assim, o primeiro passo para saber como divulgar consultório odontológico é definir a persona do consultório. 

Essa persona será um personagem criado a partir do que se acredita ser um modelo de cliente do seu consultório. 

Podendo ser bem específica, com dados como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Classe social;
  • Estado civíl;
  • Se tem filhos.

A ideia é desenvolver nessa persona todos os detalhes necessários para saber exatamente quem são os clientes e como divulgar consultório odontológico.

2- Faça uma boa análise de mercado

Um dos passos mais importantes em qualquer negócio é saber como está seu mercado, não só em questão de concorrência.

Mas entender quais os interesses atuais de quem procura por serviços do ramo, por exemplo, pode ser uma ótima opção para se destacar.

Não se esqueça do monitoramento da concorrência

Mesmo que você se atente aos interesses do público, essa parte não pode ser deixada de lado para aplicar alguma estratégia de marketing para consultório odontológico.

Isso porque uma boa pesquisa de mercado permite que seu consultório se atente a novas tendências e até mesmo possíveis diferenciais em questão de serviço e preço que podem ser interessantes para seu negócio.

Feito a análise de mercado, existem ainda alguns passos que precisam ser entendidos para saber como divulgar consultório odontológico.

3- Defina o planejamento da divulgação

Um dos passos mais importantes no marketing é saber como a divulgação será feita.

Afinal, de nada adianta uma divulgação feita pelos canais errados e ineficaz. Ainda mais quando se pensa em algum tipo de investimento.

Sendo assim, antes de sair fazendo posts patrocinados no Instagram, planeje sua divulgação.

Para isso leve em conta sua persona e seu público. Além do básico, a pesquisa de mercado também te ajudará a entender quais são os meios e modos de divulgação mais utilizados atualmente.

Dessa maneira será possível saber como divulgar consultório odontológico com sutileza para que seu marketing também não se torne massante.

4- Pense nas ações a serem tomadas

Um passo que pode ser feito durante o planejamento da divulgação é escolher as ações que serão realizadas para aplicar o melhor modo de como divulgar consultório odontológico.

Isso porque é possível que você queira investir em ações mais diretas como a panfletagem, por exemplo.

Assim como é possível investir em plataformas de profissionais, onde as pessoas podem pesquisar frequentemente por opções de consultórios.

Por isso, o ideal é entender qual seu principal interesse e saber se tem interesse em investir em algum valor.

Lembrando sempre que o marketing para consultório odontológico pode parecer bobagem, mas a divulgação trata-se de um investimento que trará retorno para sua empresa.

5- Cuidado com o atendimento

Uma vez entendeu como divulgar consultório odontológico e definiu suas ações de divulgação, é chegada a hora de saber como encantar os leads e clientes que chegarem até o atendimento.

Para isso, é ideal estar disponível para sanar as dúvidas de todos que entrarem em contato. Além disso, o atendimento no ato da consulta também é importante.

Isso porque de nada adianta um bom atendimento por telefone se o cliente não se sentir bem durante a consulta em si.

6- Invista em relacionamento

dentista mostrando como divulgar consultório por meio de um bom relacionamento com pacientes

O atendimento é ideal para criar uma boa primeira impressão, já o relacionamento será responsável por manter essa boa imagem. 

Além disso, é nesse setor que é possível garantir uma boa experiência. E boas experiências geram comentários.

Esse tipo de “divulgação gratuita” é muito importante já que as pessoas levam muito mais em conta a opinião de pessoas que realmente utilizaram determinado serviço.

7- Estratégias de marketing para consultório odontológico

Além do marketing boca-a-boca que falamos no tópico anterior, é possível utilizar como estratégia de marketing para consultório odontológico opções mais simples como panfletos, por exemplo.

Alguns bairros e cidades ainda possuem revistas locais onde pode ser interessante investir em um espaço para divulgação.

Letreiros e boas fachadas podem ser essenciais para saber como divulgar consultório odontológico e destacar o seu do que fica do outro lado da rua. 

Por isso, o ideal é sempre pensar na divulgação como um meio de tornar seu negócio ainda mais atraente para o público.

Mas para quem quer se destacar ainda mais, é importante se atentar também a outras opções de divulgação, como o marketing digital na odontologia. 

Aposte também em divulgação dos tratamentos nas Redes Sociais, como o Instagram ou Tik Tok, utilizando o espaço de storys, feed e vídeos você pode publicar imagens demonstrativas com diversas informações úteis. E não se esqueça de inserir o links na bio do Instagram para que possam te encontrar.

Bônus: O marketing digital na odontologia

O marketing é um processo que muitas vezes pode parecer complicado, mas atualmente com o mundo literalmente nas mãos das pessoas é possível pensar em meios diferentes de se atingir o público. 

Por isso, um dos melhores meios para chegar até alguém é sabendo utilizar o marketing digital na odontologia. E pensando nisso, estratégias como o Consulta Ideal são importantíssimas.

O Consulta Ideal fará você atrair mais pacientes para a sua clínica ou consultório por meio de estratégias inovadoras de Marketing Digital, garantindo que a sua cadeira fique menos tempo vazia.

Um dos pilares da Plataforma Clínica Ideal, o Consulta Ideal, faz com que você seja encontrado de forma rápida e fácil por pessoas que procuram por consultórios odontológicos.

O marketing digital na odontologia será o diferencial que fará com que não só as pessoas do bairro cheguem até você, mas também as pessoas mais distantes que desejam ser bem atendidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *