Saiba mais sobre o uso de máscaras em consultórios odontológicos

with Nenhum comentário

O uso de máscaras em consultórios odontológicos já era um procedimento obrigatório para os profissionais. Mas, durante a pandemia do novo coronavírus, os cuidados precisaram ser reforçados e o equipamento passou ser obrigatório também para pacientes e acompanhantes. 

Para entender mais sobre as medidas de segurança em clínicas de odontologia, reunimos aqui algumas informações importantes. Confira!

Uso de máscaras em consultórios odontológicos: tudo o que você precisa saber 

A COVID-19 propaga-se via gotículas respiratórias, contato direto com secreções, saliva e aerossóis. Por essa razão, muitas consultas odontológicas foram suspensas desde o início da pandemia. 

No entanto, os atendimentos já estão sendo remarcados em muitos lugares.  Por isso, o profissional deve atentar-se ao uso de máscaras em consultórios odontológicos, assim como os outros equipamentos de proteção individual. 

Para os profissionais de saúde, a máscara N95 é a mais indicada, principalmente por ser de uso prolongado. No entanto, se preferir as máscaras cirúrgicas, é primordial trocá-la a cada duas horas ou entre um atendimento e outro para que não perca a eficácia. 

Além disso, os dentistas devem reforçar o uso de jaleco, luvas e óculos de proteção. Porém, recomenda-se que esses equipamentos sejam higienizados ou trocados a cada procedimento. 

O uso de EPIs é primordial para proteger o profissional e o paciente dos gerados pelo contato com o sangue ou fluidos, que podem desencadear diversas doenças. 

Além do uso de máscaras em consultórios odontológicos e de outros equipamentos de proteção, algumas medidas de higiene também são importantes para garantir a proteção.

O primeiro passo é higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool 70% antes e depois de cada atendimento. Todo o ambiente de trabalho também deve ser esterilizado após cada consulta. 

Para isso, a primeira etapa é o recolhimento de todo o material que não é descartável. Esses equipamentos devem ser higienizados e esterilizados adequadamente antes de serem guardados ou reutilizados. 

Em seguida, é recomendado descartar todo os itens que não podem ser reutilizados em um lixo cirúrgico. Por fim, é preciso higienizar todas as superfícies do consultório, incluindo o chão e maçanetas. 

Durante a limpeza, siga rigorosamente todos os procedimentos de esterilização e desinfecção. Além disso, é preciso ter cuidado redobrado com o manuseio de modelos e moldes, assegurando a efetiva desinfecção desses materiais.  

Quando e como realizar a consulta odontológica com segurança

Como medida preventiva também é importante avaliar a saúde do paciente para evitar o atendimento de portadores do vírus. Portanto, é recomendado que o profissional se atente às atividades do paciente e remarque o atendimento nas seguintes situações:

  • O paciente viajou a, pelo menos, 14 dias antes da consulta;
  • O paciente teve contato próximo com pessoas contaminadas nos 14 dias anteriores à consulta;
  • O paciente apresenta sintomas clínicos compatíveis com o da COVID-19, como febre, tosse, falta de ar ou mal-estar. 

Como acontece em muitos estabelecimentos, o profissional de saúde também pode medir a temperatura do paciente e de acompanhantes ao entrarem na clínica. 

Essas medidas de proteção, desde o uso de máscaras em consultórios odontológicos, até a esterilização do ambiente são indispensáveis para proteger a saúde do profissional e do paciente. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *