Dentista 24 horas: quais são as principais vantagens?

with Nenhum comentário

Ser um dentista 24 horas é uma forma de se destacar da sua concorrência. Não à toa, a busca por este tipo de profissional, capaz de atender emergências e realizar procedimentos fora de horário comercial, vem crescendo muito. 

Dentista com dúvida

Somente no Brasil, existem mais de 300 mil dentistas atuantes. Aquele que atende em horas que os demais não estão disponíveis, captam pacientes que os demais não conseguem.

Afinal, o dentista 24 horas é uma excelente opção para os pacientes que não têm tempo em sua agenda ou que estão passando por alguma situação emergencial. 

Os consultórios odontológicos, normalmente, atendem em horário comercial, por isso, muitos ficam sem atendimento. É aí que existe enorme espaço para os dentistas que atendem 24 horas por dia.

Isso porque, dores ou dentes quebrados não têm hora para acontecer e nesse momento é essencial ter um atendimento especializado. 

Ser um dentista e não ter um diferencial é muito arriscado para a carreira. Então acompanhe nosso conteúdo e descubra como atuar como dentista 24 horas:

Atendimento de emergência ou urgência: qual a diferença?

Por ser um dentista 24 horas, você pode atender pacientes que precisam de atendimento de emergência ou de urgência. 

Engana-se quem pensa que os dois termos significam a mesma coisa. Eles representam situações diferentes, mas muito importantes.

Atendimentos de emergência são designados em situações de risco iminente, imprevistas, ou seja, casos que precisam de uma solução rápida como uma cirurgia ou intervenção médica. 

Já os procedimentos de urgência são aqueles que não devem ser adiados, que devem ser solucionados rapidamente, caso contrário podem gerar riscos enormes. 

Entendendo isso, saiba que o dentista 24 horas que atende urgência, normalmente, é melhor remunerado, pois muitos pacientes o procuram. 

Quais profissionais podem realizar atendimentos

Assim como os demais odontologistas, para ser um dentista 24 horas é preciso ser formado em odontologia e possuir o CRO ativo.

A graduação de odontologia oferece ao estudante a preparação necessária para realizar os procedimentos e também, como agir em situações de urgência. Mais do que conhecimento técnico, ser um dentista também exige um preparo psicológico.

Afinal, muitos pacientes em urgência estão nervosos e com dor. Para isso, é preciso que o dentista tenha calma e saiba entender o problema.

Dessa forma, o odontologista não só tem as habilidades técnicas como tem total controle sobre o seu atendimento.

No entanto, há tratamentos que necessitam de um especialista. Para isso, o dentista deve buscar uma especialização após a graduação.

Algumas opções de especialização são:

  • Cirurgia dental;
  • Ortodontia;
  • Periodontia;
  • Implantodontia;
  • Traumatologia buco-maxilo-facial.

Para garantir a saúde, bem estar e a captação de pacientes, o consultório deve ter uma equipe de dentistas especializados em diferentes áreas da odontologia. 

Principais vantagens e desvantagens em trabalhar no dentista 24 horas

A principal vantagem em ser um dentista 24 horas é o aumento no faturamento mensal. Independente se você for autônomo ou se trabalha para uma grande rede de clínicas. 

Como o tratamento de urgência requer atendimento rápido, muitos pacientes que buscam o profissional já realizam o procedimento. 

Além disso, atender casos de urgência é essencial para a captação de pacientes principalmente quando se é um recém graduado ou especialista em uma determinada área da odontologia. 

A desvantagem em se tornar um dentista 24 horas é que os procedimentos realizados tendem a ser mais difíceis. 

Porém, com as técnicas e habilidades adquiridas tanto na graduação quanto na especialização, eles não serão um problema. 

O dentista 24 horas ocupa um espaço ainda pouco explorado no mercado

Durante este conteúdo você pode aprender mais sobre o que faz um dentista 24 horas e, mais do que isso, se realmente vale a pena investir nesse segmento.

Quando o mercado odontológico percebeu que muitos pacientes deixavam de se tratar por não ter tempo é que este segmento começou a ganhar destaque. 

Isso porque, o atendimento 24 horas é bastante requerido por pacientes que não possuem tempo para ir em uma consulta dentro do horário comercial ou que estão em situação de emergência ou urgência.

Por isso, um dentista 24 horas é um excelente diferencial na captação de pacientes, mas ele é um dentista como outro qualquer 

Um dente quebrado ou hemorragia não têm hora para acontecer. Além deles, outras complicações devem ser tratados em caráter de urgência, pois caso contrário é possível comprometer ainda mais a saúde do paciente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *