7 dicas infalíveis para organizar estoque da sua clínica corretamente

with Nenhum comentário

Organizar estoque é fundamental para que uma empresa tenha os itens necessários e funcionamento desperdiçar recursos. Por isso separamos as melhores dicas para gerenciar seu estoque da forma certa.

Dentista organizando o estoque de materiais da sua clínica

Saber organizar estoque é essencial para que sua clínica atenda bem os seus pacientes e funcione como o planejado. 

Quem negligencia a importância arrumar estoque coloca em risco não só os atendimentos mas também os rendimentos da empresa.

E para evitar que você cometa algum erro que comprometa o seu faturamento, preparamos um post com 7 dicas incríveis para organizar estoque. 

1.Esteja à frente da demanda

A demanda é o que influenciará o seu giro de mercadorias e as suas variações serão os indicadores de quando chegar a hora de realizar uma compra para arrumar estoque. 

Para isso, considere as épocas em que o giro das suas mercadorias é maior ou menor.

Isso porque, ao acompanhar a demanda da sua clínica você poderá agir caso haja algum imprevisto e diminuir seus efeitos.

Além disso, arrumar estoque considerando a demanda garante que você sempre terá materiais o suficiente e evite perdas por prazo de validade ou excesso de produtos. 

Lembre-se que um produto encalhado no seu estoque é prejudicial para os lucros

2.Tenha disciplina e organização para organizar estoque

Com a negligência em relação a gestão de estoque, os seus materiais começaram a faltar ou pior, ficaram parados sem uso.

Para evitar esse tipo de problema é importante que você tenha disciplina e seja organizado. 

Essas são duas características necessárias para organizar estoque e ter sucesso em sua administração. 

Para facilitar essa organização e seu acompanhamento, considere utilizar sistemas de informação na gestão de empresas para registrar entradas e saídas do estoque.

3.Escolha bem seus parceiros

A escolha dos seus parceiros implicará diretamente nos seus resultados, tanto para o bem quanto para o mal. 

Com bons fornecedores é possível que você tenha melhores condições e prazos para pagamentos e até mesmo com relação à entrega dos materiais. 

Por isso, é importante saber com quem se está negociando e estabelecer um bom relacionamento para levar as negociações adiante.

4.Padronize os processos para organizar estoque

Criar padrões é essencial para organizar estoque. Isso porque separar os materiais por tipo, uso ou validade permite que eles sejam facilmente encontrados. 

Mas, para evitar erros e a falta de controle ao arrumar estoque é fundamental que você e sua equipe estejam familiarizados com os padrões de organização. 

Tenha em mente que estabelecer processos e padrões torna muito mais ágil seu atendimento e também a retirada e reposição de itens.

5.Tenha um modelo de reposição definido

Existem dois modelos de reposição que você pode adotar para arrumar estoque da sua empresa: 

Reposição contínua

Nesse modelo a compra dos materiais é mais frequente e os materiais são estocados em uma quantidade menor. 

Assim, é possível reduzir e evitar perdas, bem como diminuir o espaço necessário para o armazenamento. 

Reposição periódica

A reposição periódica consolida pedidos que são recebidos em uma determinada data. 

Neste modelo você consegue negociar mais com o fornecedor, mas corre o risco de ver produtos faltarem antes do tempo se as vendas aumentarem.

Para evitar estes problemas avalie a demanda para cada produto e determine qual é o melhor modelo de reposição para organizar estoque. 

É importante que você tenha material para utilizar, mas sem perder dinheiro.

6.Estoque virtual x físico

Ter um estoque virtual é tão importante quanto ter um estoque físico e unificar os dois pode fazer com que você tenha um controle melhor dos materiais. 

Principalmente porque o estoque virtual é uma maneira eficiente de visualizar facilmente os itens que você possui além de controlar suas saídas. 

7.Use a tecnologia a seu favor para organizar estoque

Algumas software de gestão podem ser grandes aliadas dos gestores para organizar estoque. 

Como um sistema de informação na gestão de empresa, isso porque este tipo de ferramenta  possibilita que você tenha total controle sobre sua organização. 

Vantagem de um sistema de informação na gestão de empresas

O sistema de informação na gestão de empresa permite que você tenha mais segurança ao organizar estoque e também outros setores.

Além disso, eles são mais práticos e eficientes. Assim, você e sua equipe podem utilizar o tempo restante para outras tarefas tão importantes quanto arrumar estoque. 

Para ter sucesso com o sistema de informação na gestão de empresa você deve escolher o software que melhor atende às suas necessidades. 

E após implantar o sistema, você deve utilizá-lo da maneira correta, para que os dados lançados nele sejam condizentes com a realidade. 

Assim, o seu sistema se tornará um grande aliado na tomada de decisões. 

Lembre-se também que seus colaboradores devem ser treinados para que saibam utilizar o software da maneira correta. 

Comece agora mesmo a organizar estoque e lucre ainda mais!

Neste conteúdo você aprendeu como controlar o seu estoque e porque isso é fundamental para não colocar suas finanças em risco. 

Muitos empresários optam por administrar as suas empresas e não estão familiarizados com processos como os que dizem respeito a arrumar estoque. 

Mas ao entender a importância desse cuidado e estabelecendo padrões de controle, facilmente a sua empresa entrará nos trilhos e você não terá prejuízos. 

Para tanto, investir no controle de estoque e em um sistema de gestão vai te ajudar a ter menos prejuízo.

Além disso, ao colocar todas as dicas de gestão que apresentamos neste conteúdo o dia a dia da sua clínica vai ser ainda mais produtivo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *