7 qualidades de uma recepcionista de consultório odontológico

with Nenhum comentário

Uma recepcionista de consultório odontológico tem papel fundamental para que todos os fluxos ocorram perfeitamente. Sabendo da importância dela para o seu consultório odontológico confira 7 qualidades fundamentais dessa profissional.

Recepcionista de consultório odontológico cumprimentando paciente

O primeiro contato do seu paciente com o seu consultório se dá por meio do atendimento da sua recepcionista de consultório dentário. 

Vale lembrar do ditado que diz: “a primeira impressão é a que fica”. Caso o seu paciente não seja tratado conforme o esperado, certamente ele não retornará. 

Por isso, a recepcionista de consultório odontológico deve ter características são fundamentais que a tornam  apta para a função. 

Além disso,  com o devido treinamento essa profissional não só recebe os pacientes como também auxilia no desenvolvimento da sua clínica. 

Pensando nisso, preparamos este post com algumas características que a sua recepcionista de clínicas e hospitais deve ter. Continue a leitura e descubra!

  • Ter uma boa comunicação
  • Ser gentil no atendimento
  • Ser organizada com processos e atividades
  • Capacidade de improviso
  • Ter noções básicas de gestão
  • Um programa de gestão é importante para o andamento da clínica
  • Tenha uma atendente de clínica odontológica na equipe 

1.Ter uma boa comunicação

Ter uma boa comunicação é fundamental para que sua recepcionista ofereça um bom atendimento. 

Mal entendidos podem causar muitos transtornos em um agendamento, por exemplo. 

Para evitar este tipo de estresse no dia a dia é importante que, ao falar com o paciente, a atendente de clínica odontológica evite o uso de linguagem técnica ou muito formal. 

Optar por uma fala clara e objetiva facilita a relação com a equipe e com os pacientes.

Além disso, vale repetir as informações de modo que o paciente confirme que compreendeu corretamente tudo que foi informado. 

A recepcionista de clínicas e hospitais deve sempre escutar com atenção, fazer anotações e checar as informações para poder dar respostas adequadas ao paciente. 

Além disso, é importante que a recepcionista de consultório odontológico fique atenta para evitar erros no atendimento.

2. Ser gentil no atendimento

Abordar o paciente de forma humanizada é fundamental para garantir a satisfação do mesmo e este é o papel de uma recepcionista de clínica odontológica.

Para proporcionar um atendimento humanizado, a sua recepcionista de consultório deve passar todas as informações de forma clara e garantir que elas foram compreendidas. 

Além disso, deve olhar o paciente nos olhos para que ele se sinta bem e acolhido. 

E principalmente se colocar à disposição para tirar dúvidas e ajudá-lo.

A gentileza da recepcionista de clínicas hospitais deve se mostrar também nos mínimos detalhes como escutar o paciente  e entender as necessidades dele. 

Essa escuta precisa ser ativa e concentrada a fim de  realmente identificar como o dentista poderá ajudar o paciente.

3. Ser organizada com processos e atividades 

A recepcionista de consultório dentário pode ser responsável por mais de uma atividade. Por isso, manter-se organizada é imprescindível para que o atendimento não seja comprometido. 

Algumas atividades que podem ser responsabilidades da atendente de clínica odontológica são: 

  • Receber o paciente;
  • Agendar as consultas;
  • Receber as contas da clínica;
  • Cobrança dos pacientes inadimplentes;
  • Comprar materiais para o consultório odontológico;
  • Contato com os terceirizados, como por exemplo, protético e técnico. 

4. Capacidade de improviso

Em certos momentos pode ser que a capacidade de improviso da recepcionista de consultório odontológico seja necessária. 

Muitos problemas podem surgir no dia a dia de trabalho e cabe a recepcionista de clínicas e hospitais contornar a situação de modo com que os danos sejam minimizados. 

Estes imprevistos podem ser decorrentes de aparelhos quebrados, falta de materiais ou cancelamentos de agenda de última hora. 

5.Ter noções básicas de gestão

De um modo geral, a recepcionista de consultório odontológico é um braço direito do dentista, pois ela o auxilia nas funções administrativas. 

Na ausência do odontologista, a recepcionista de consultório dentário ou recepcionista de clínicas e hospitais deve ter noções básicas de gestão. 

Para que, caso seja necessário, ela tome decisões imediatas de modo que não prejudique o andamento do consultório. 

Uma boa, é contar um software odontológico para automatizar certos processos. Isso faz com a profissional tenha mais facilidade para tomar decisões, o que minimiza erros.

Um programa de gestão é importante para o andamento da clínica

Para facilitar o trabalho da recepcionista de consultório dentário você pode investir em softwares de gestão. 

Estes programas permitem que a sua recepcionista de clínica odontológica tenha mais facilidade em cuidar da sua agenda de atendimento, por exemplo.

Com mais tempo disponível ela poderá se concentrar em outras atividades importantes como, por exemplo, ouvir seus pacientes e acalmá-los antes de uma consulta etc. 

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de ter todos os setores integrados em uma plataforma. 

Assim, todos podem ter acesso aos departamentos, não só a recepcionista e isto facilita na comunicação interna. 

Além disso, com o controle dos seus setores, pode-se analisar os resultados e identificar possíveis erros com facilidade. Assim, agilizando as tomadas de decisão. 

Tenha uma atendente de clínica odontológica na sua equipe 

Durante este conteúdo você pode compreender mais sobre as qualidades que uma recepcionista de consultório odontológico deve ter.

Para ser uma boa atendente de clínica é importante ter boa comunicação, ser organizada e ter noções básicas de gestor e usar um software de gestão para tomar decisões corretas baseadas em dados.

Lembre-se que um bom atendimento permite que o seu paciente saia satisfeito do seu consultório de modo com que o recomende para amigos e parentes. 

Assim, é crucial que você invista em pessoas com tais características para que o seu consultório seja referência em um atendimento humano e de qualidade. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *