Prontuário odontológico: o que não pode faltar no seu

with Nenhum comentário

Um prontuário odontológico é muito mais que um papel para acompanhamento dos tratamentos de cada paciente. Por isso é tão importante entender a relevância desse documento e quais informações que não podem faltar no seu.

Dentista e paciente olhando o prontuário odontológico digital

Quando se fala em prontuário, a maioria das pessoas acredita que ele tem a função somente de realizar o acompanhamento do paciente.

Mas ele vai muito além disso e está até mesmo determinado como obrigatório pelo código de ética da odontologia.

Então, é preciso que esse documento seja sempre bem feito para que tanto o paciente como o profissional tenham a melhor experiência ao longo do processo.

Por isso, quem deseja ter um consultório ou clínica odontológica ou trabalha em uma deve entender não só a importância, mas também como fazer um prontuário odontológico de qualidade.

E, para isso, este conteúdo servirá como guia para entender as informações mais importantes que um prontuário odontológico deve ter. Confira!

O que é um prontuário odontológico

Um prontuário odontológico é um documento criado para cada paciente que é atendido em seu consultório ou clínica.

Ele deve conter algumas informações que servirão de base para que você possa avaliar o paciente desde a primeira consulta.

Sabe aquela folha que você utiliza para questionar se o paciente possui alguma alergia, por exemplo? Então, ela deve estar dentro do prontuário junto com a resposta.

Além disso, ele deve ser atualizado a cada consulta para que o profissional possa dar continuidade ao tratamento, como também ter essa segurança de procedimentos documentos para possíveis problemas futuros ou até dentistas futuros que peguem o caso.

Para o que serve um prontuário odontológico

A função de um prontuário odontológico é principalmente ter o registro de tudo relacionado ao paciente.

Então, desde a avaliação o prontuário deve conter as informações sobre quais são os problemas bucais do paciente e quais os tratamentos recomendados para ele.

Dessa maneira, com todas as informações atualizadas, o dentista acompanha os avanços do tratamento com maior facilidade.

Além de poder ser uma segurança também para o paciente que terá seus procedimentos documentados caso tenha alguma complicação futura ou precise trocar de dentista por qualquer motivo.

Então, todos que estiverem relacionados ao atendimento pode ser beneficiado pelo bom uso de um prontuário.

O que um prontuário odontológico deve conter

Dentista sentado fazendo anotações em seu prontuário odontológico

Uma vez que você já entende melhor a função do prontuário odontológico, podemos passar a apresentar as informações que ele deve ter.

Para que, então, você possa desenvolver um prontuário completo, sem exagerar nas informações e nem deixar nenhuma delas de fora, tendo tudo que é realmente necessário.

Ficha clínica 

A ficha clínica é onde estarão as informações básicas do paciente e do profissional responsável pelo atendimento.

Então, ela deve ter:

Identificação do profissional

De acordo com o Código de Ética esse dado é obrigatório para que seja possível garantir qual foi o profissional que realizou os atendimentos.

Assim como é importante colocar também sua profissão/especialidade, número de CRO, seu número de registro no Conselho Regional. E isso vale para todas as folhas que estiverem no prontuário.

Identificação do paciente

O prontuário deve ter muito mais que o simples acompanhamento do paciente.

É essencial que ele possua nome completo do paciente, número do RG, idade, naturalidade, nacionalidade, estado civil, sexo e endereço completo.

Tudo para que tanto a identificação como localização desse paciente possa ser feita com a maior facilidade possível, além de cumprir com as obrigações legais do documento.

Anamnese

Nesta folha deve haver o registro da histórico do paciente no consultório, então deve-se iniciar pela primeira queixa ainda na consulta de avaliação.

Assim como adicionar as informações do que foi identificado de possíveis doenças, quais as sugestões de tratamento e qual o andamento desses tratamentos.

Exame clínico

O exame clínico é o famoso odontograma, onde serão apontadas por meio de imagens quais são as necessidades de cada dente. Consiste, então, em exames intra-orais e extra-orais. 

Então, essa avaliação dente por dente precisa ser feita e documentada para que esse registro seja completo e detalhado.

Ou seja, para que seja possível compreender os sintomas bucomaxilo-faciais que levaram até o desenvolvimento do plano de tratamento. 

Isso significa que dessa forma é possível o reconhecimento dos sinais e sintomas das alterações encontradas na boca ou até mesmo face do paciente. Além de tornar possível a condução do examinador em obter informações gerais da saúde do paciente.

Plano de tratamento 

Para complementar a informação anterior, os prontuários odontológicos devem conter também o plano de tratamento do paciente.

Ou seja, uma descrição dos procedimentos que o profissional indica, assim como os materiais e exames que devem compor esse tratamento.

Nesse caso, o responsável pode ou não inserir os valores determinados para os tratamentos.

Evolução e intercorrência do tratamento

Então, para poder deixar ainda mais completo, existe este documento onde deverão ser registrados procedimentos de fato realizados do tratamento sugerido.

Para isso, qualquer procedimento utilizado deve ser distinguido, assim como o dente no qual foi realizado e os materiais utilizados.

Os documentos suplementares

Além dos documentos de registro do paciente e do profissional, é importante que o prontuário odontológico possua também alguns documentos complementares.

Tais como:

Receitas

Todas as receitas devem ser fornecidas de acordo com as determinações legais (Lei nº 5.991/73 e Decreto-lei 793/93) do Código Ética.

Então, para segurança do paciente e do dentista, é muito importante ter uma cópia dessas receitas dentro do prontuário.

Atestados médicos

Assim como as receitas, os atestados médicos são documentos muito delicados. Por isso, além das informações de descanso, deve conter também alguns dados específicos.

Por exemplo: o nome do dentista, nome do paciente, motivo da consulta, período de afastamento e assinatura do profissional responsável pela emissão do atestado.

Contrato de locação de serviços odontológicos

Mesmo não sendo obrigatório, alguns profissionais já possuem o contrato de locação de serviços odontológicos.

Que serve exatamente para atestar que ambas as partes concordaram com o serviço e assim ficarem mais seguras.

Exames complementares

Por fim, temos os exames complementares que após entregues ao dentista, devem ser armazenados junto com os outros documentos que compõem os prontuários odontológicos.

Esses exames são as radiografias, moldes e todos que fizeram parte de alguma fase do atendimento, da avaliação até a conclusão do tratamento.

E agora que você já conhece as informações que os prontuários odontológicos devem conter, podemos te dar uma dica incrível sobre essa documentação.

Prontuários odontológicos digitalizados e online

Agora que você já viu quanta informação é necessária em um prontuário odontológico, pode ser que você esteja um pouco assustado.

Afinal, o armazenamento de pastas com tantas informações dos pacientes não é simples e demanda muito espaço de arquivo.

Por isso, a maioria dos consultórios e clínicas odontológicas têm buscado por opções de softwares odontológicos.

Com eles o dentista pode ter todo o processo facilitado, pois os dados são digitais e o único espaço que ocupam é o do computador.

Além disso, as melhores opções de software oferecem ainda esse serviço online, o que significa que você não precisa montar um super computador.

Assim como também será possível ter acesso às informações de maneira remota por qualquer dispositivo com internet.

E, por isso, que o modo mais simples, eficiente e até mesmo ecológico, é o uso dos prontuários odontológicos digitais.

Controle com eficiência as informações mais importantes

Ao longo deste conteúdo você pôde entender melhor o que são os prontuários odontológicos e como eles são cruciais para um bom funcionamento do negócio.

Isso porque eles são documentos desenvolvidos para assegurar tanto pacientes quanto profissionais de procedimentos realizados.

Além de diversas outras funções, como ter os dados do profissional, permitir o acompanhamento dos tratamentos, conter os dados do paciente, possíveis atestados oferecidos e assim por diante.

Você viu também as informações mais importantes que devem fazer parte dos prontuários para que eles sejam realmente eficazes.

Permitindo que os atendimentos possam ser feitos com maior qualidade devido ao bom registro dos acompanhamentos.

Assim como dando a paciente e profissional um modo mais seguro de garantir os serviços prometidos e prestados.

E por fim, você conheceu uma dica muito interessante para quem deseja investir em ter um armazenamento de prontuário otimizado e eficaz.

Que são os prontuários digitais, que evitam a necessidade de se ter muito espaço e, alguns até mesmo podem ser acessados pelo celular.

Para que tudo que você precise dos prontuários esteja sempre ao alcance de sua mão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *