Secretária de consultório e recepcionista: qual a diferença e quem contratar?

with Nenhum comentário

A secretária de consultório é o primeiro contato que o seu paciente tem com você. Por isso, preparamos este conteúdo para que você saiba quais são as principais atribuições dessa profissional tão importante no dia a dia 

secretária de consultório

A secretária de consultório tem uma grande responsabilidade e engana-se muito quem acha que essa profissional está lá apenas para atender ligações e passar recados.

A pessoa que está nessa posição tem a função de garantir que o consultório funcione bem em todas as pontas. 

Além disso, é ela quem tem o primeiro contato com o paciente e por isso é tão importante.

Sabe aquele famoso ditado “a primeira impressão é a que fica’’? Pois é, ele é verdadeiro. 

Pois caso o seu paciente não seja tratado conforme o esperado nesse primeiro momento, certamente ele não retornará. 

E uma secretária de consultório odontológico com o devido treinamento não só recebe os pacientes como também, auxilia no desenvolvimento de uma relação mais próxima. 

Sabendo da importância desta profissional para a conquista e fidelização de seus pacientes, preparamos este conteúdo para que você entenda a diferença entre recepcionista e secretária: 

A diferença entre a secretária de consultório e uma recepcionista

A principal diferença entre uma secretária de consultório odontológico e uma recepcionista está em suas atribuições. 

A recepcionista, é a colaboradora que recepciona os pacientes na entrada do consultório, atende os telefonemas e agenda as consultas. 

Enquanto a secretária, é uma grande aliada do odontologista e por isso, atua na entrada da sala do dentista. 

Embora, em um primeiro momento, as funções sejam muito semelhantes, a secretária de consultório é uma profissional mais completa. 

Isso porque a secretária de consultório médico possui atribuições mais importantes. Esta profissional auxilia o dentista na gestão administrativa do consultório. 

A importância e funções da secretária de consultório

A secretária de consultório não só cuida dos agendamentos, mas também pode auxiliar em certos procedimentos odontológicos. 

Por isso, ter uma profissional qualificada em seu consultório é essencial, pois você pode se concentrar totalmente no atendimento ao seu paciente e contar com a ajuda dela. 

A seguir você verá algumas funções que uma secretária especializada possui: 

Auxiliar o dentista

Um odontologista, mesmo que seja autônomo não consegue cuidar de todos os processos que a administração de um consultório exige. 

Por isso, a secretária de consultório odontológico é uma grande aliada na gestão da clínica. 

Em alguns procedimentos que exigem preparo anterior a consulta, a secretária pode auxiliar e orientar o paciente enquanto aguarda o atendimento.

Assim, o dentista não precisará ser interrompido e poderá se dedicar somente ao atendimento. 

Atender o paciente (não apenas recebê-lo)

A secretária de consultório médico deve ser qualificada e receber um treinamento para iniciar as suas funções. 

Você voltaria em um consultório onde foi destratado? De forma alguma, correto? Por isso, é importante que a secretária seja sempre gentil, atenciosa e solicita. 

Será ela que receberá os pacientes antes da consulta. Em muitos momentos, é ela que o paciente irá procurar para tirar alguma dúvida. 

Além disso, a secretária de consultório odontológico gere o relacionamento com o paciente.

Organização da agenda

Além dos processos citados anteriormente, uma secretária cuida da agenda profissional do dentista. 

Muitas vezes, ela sabe mais sobre os horários do que o próprio profissional. 

Por isso, é preciso que a profissional seja proativa e saiba lidar em diversas situações, onde pode ser necessário o cancelamento de um dia inteiro de atendimento. 

Assim, para manter o consultório ativo e com pacientes agendados em todos os horários livres é importante contar com uma profissional habilidosa. 

Fazer contato com os pacientes

Será a secretária que lidará com os seus pacientes quando eles faltarem em uma consulta e precisarem reagendar. 

Além disso, existe a pressão de ter que lidar com pacientes estressados e os que possuem agenda apertada e precisam de um horário flexível. 

Mesmo com a automação de diversos processos de agendamento, é a secretária de consultório médico que lidará com os seus pacientes em todas essas situações.

A secretária de consultório é uma profissional fundamental

Ao longo deste conteúdo você aprendeu as principais diferenças entre ter uma recepcionista e uma secretária no seu consultório. 

Você compreendeu também a importância de uma profissional treinada e como isto pode impactar diretamente na satisfação do seu paciente. 

Mesmo que sejam semelhantes, uma secretária não realiza as atividades de uma recepcionista, mas pode realizar as tarefas relacionadas à recepção. 

De um modo geral, ela é um braço direito do dentista, pois ela o auxilia nas funções administrativas. 

Além disso, a secretária de consultório médico pode auxiliar o dentistas em alguns procedimentos durante o atendimento. 

Mas vale lembrar que a profissional deve ter características importantes, tais como ser atenciosa, solícita e gentil.  Afinal, será ela que atenderá o seu paciente antes dele entrar em consulta. 

No entanto, essas características não devem estar presentes somente presencialmente é fundamental que durante o contato telefônico ela também, passe essa impressão. 

Ter uma secretária é fundamental para um bom funcionamento da sua empresa, pois essa  profissional completa pode se tornar um grande diferencial da sua clínica. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *