Ao falarmos em experiência de consumo, logo ligamos ao mercado físico, mas esse termo deve ser adotado no meio digital também, oferecendo dessa forma um processo de compra e interação muito mais eficiente.
Mas você sabe por que essa experiência é tão importante? Porque é ela que dá sentido a compra. Tornando mais que uma troca de dinheiro por mercadorias. E não é qualquer experiência, é A experiência, ela precisa ser memorável!
Por isso, você precisa conhecer muito bem os desejos do seu consumidor. Impactar positivamente e criar um relacionamento sólido são um dos principais benefícios da experiência.
Então, você deve ter algumas estratégias em mente para atingir seu consumidor e melhorar a experiência dele. Confira algumas dessas estratégias que podem te ajudar.
Conheça o seu paciente
Para oferecer uma ótima experiência é preciso conhecer bem o seu consumidor: faixa etária, ocupação e preferências. Para que essa estratégia funcione, é necessário avaliar pesquisas reais de mercado e dados dos seus consumidores atuais, e não se basear apenas em suposições.
Você deve conhecê-lo como um indivíduo, que possui interesses e necessidades únicas. Além do produto e do serviço, os consumidores também compram as experiências e a gratificação emocional. A decisão de compra é totalmente relacionada a elementos emocionais que ficam escondidos no inconsciente.
Conheça a jornada de compra
Saber o caminho que leva o cliente até chegar a decisão de compra é fundamental. Na jornada, o consumidor passa por três estágios: consciência, consideração e decisão. A partir disso, ele reconhece sua necessidade, analisa os melhores produtos do mercado, dicas de outros consumidores e o custo-benefício, e só então efetuar a compra.
Esse conhecimento da jornada de compra permite às empresas gerenciar habilidosamente toda a experiência do consumidor, pois é a partir dela que você fará a aplicação de técnicas de gestão da experiência de consumo, como por exemplo, a alocação do orçamento de marketing, mapeamento de conteúdo e otimização dos processos.
Assim, você consegue oferecer o que ele precisa na hora certa. E se ela ainda estiver na fase de consideração, você pode ajudá-lo ao oferecer conteúdo relevante, como artigos e e-books.
Isso dá a oportunidade do cliente tomar as próprias decisões e ter uma experiência de consumo valiosa.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo pode te ajudar a fidelizar o público através de conteúdos ricos e úteis, ou seja, ser a principal referência de autoridade e valor percebido.
Sempre que um paciente entende que pode contar com você para tirar dúvidas e informá-lo sobre determinado assunto, logo, ele sempre considerará retornar ao seu consultório.
Você pode disponibilizar os conteúdos por redes sociais ou por blogs, em diversos formato tais como imagens, vídeos, textos, e até mesmo podcasts. Considerando sempre as diretrizes de marketing odontológico, utilize o marketing de conteúdo para despertar curiosidade e confiança de seus pacientes e visitantes.
Ofereça diversos canais de comunicação
Hoje, o mundo está completamente integrado ao digital, e ter só um telefone fixo como forma de atender ao consumidor não é mais uma opção viável.
Reconheça seus clientes em todos os canais de contato e dispositivos e oferece mais de uma possibilidade de atendimento — como chats virtuais, e-mail, SMS, redes sociais e o próprio telefone. Isso abrirá um leque de possibilidades na resolução de problemas e trará uma experiência mais personalizada ao consumidor.
Prepare a sua equipe
Não adianta investir em estratégias de comunicação ou de vendas, se a sua equipe de colaboradores não está preparada para lidar com elas.
Uma equipe com treinamento em liderança e atendimento, e acima de tudo, engajada, será capaz de melhorar a experiência de consumo dos clientes e trabalhar em parceria com a empresa na busca por resultados.
Então lembre-se do que não pode faltar na experiência do consumidor:
- Conexão emocional com a sua marca;
- Personalização;
- Compreensão de hábitos de consumo;
- Atualização frequente de novidades digitais;
- Análise detalhada sobre o funil de vendas;
- Agora é colocar todas essas dicas em prática e começar a vender.
Aqui na BDDB criamos os melhores conteúdos para que você se torne autoridade no assunto e conquiste mais clientes.
Conteúdo produzido pelo parceiro BDDB
Deixe seu comentário