Como os exames por imagem revolucionaram a saúde bucal

with Nenhum comentário

Certamente você já precisou recorrer a eles uma vez na vida: os exames por imagem são imprescindíveis porque permitem identificar patologias precocemente ou detectar a probabilidade de desenvolver determinadas doenças.

Graças ao avanço das tecnologias usadas na área de medicina diagnóstica, as chances de sucesso nos tratamentos aumentaram consideravelmente. Para isso, enxergar os pacientes “por dentro” foi essencial.

Neste artigo, mostramos como esses exames contribuem para os cuidados preventivos para com a saúde. Continue a leitura e conheça os principais responsáveis por essa revolução!

Exames de imagem mais realizados

Os exames de imagem podem usar diferentes tecnologias para gerar reproduções das estruturas internas. A seguir, veja como os diagnósticos por imagem são realizados.

Radiografias

Muito usada por dentistas, nas radiografias as imagens das áreas a serem analisadas são geradas por meio da emissão de feixes de raios X (radiação). Existem diversos tipos de radiografias, que podem ser feitas com ou sem administração de contrastes (usados para uma melhor visualização das estruturas).

As radiografias costumam ser o primeiro exame de imagem solicitado para avaliar pernas, braços e tórax. A mamografia, por exemplo, é um raio X essencial na prevenção do câncer de mama.

As radiografias panorâmicas, por sua vez, criam uma única imagem de toda a área a ser analisada. Assim, mesmo que a estrutura seja curva, como a boca, elas produzem imagens planas, facilitando a análise de cada elemento, ajudando a prevenir problemas dentários.

Tomografias computadorizadas

Nas tomografias computadorizadas, as imagens também são geradas a partir de feixes de raios X. A diferença é que elas permitem uma visualização em vários planos, possibilitando que a análise seja feita com base em múltiplas dimensões. Dessa forma, as áreas analisadas podem ser vistas em “fatias”.

As tomografias costumam ser muito usadas em diagnósticos de traumatismos cranianos e comprometimentos pulmonares, incluindo a Covid-19. Além disso, também é essencial na oncologia, possibilitando a detecção de tumores e evitando o estadiamento.

Ressonâncias magnéticas

Nas ressonâncias magnéticas, as imagens são formadas pela movimentação de moléculas de água. Ela gera imagens superiores às da tomografia, sendo bastante indicada para a avaliação de ossos, articulações, vasos, músculos e tecidos.

As ressonâncias magnéticas costumam ser muito usadas na neurologia, tanto para verificação do cérebro como da medula e da coluna vertebral. A ortopedia é outra área que recorre, intensamente, a esse tipo de exame, evitando o agravamento de lesões.

Ultrassonografias

Nas ultrassonografias, as imagens são formadas a partir de ondas sonoras de alta frequência. O aparelho de ultrassom permite avaliar a estrutura analisada em tempo real, enquanto o examinador percorre-a com um transdutor.

As ultrassonografias costumam ser empregadas em áreas como barriga e pelve. Não à toa, é um exame indispensável na gravidez. Além disso, são muito requisitadas para a avaliação da tireoide e outras glândulas, possibilitando tratá-las antes dos sintomas se agravarem.

Exames por imagem na saúde bucal

Os exames de imagem são complementares à anamnese e ao exame físico. Eles têm por objetivo fornecer informações subclínicas, não detectadas pelo paciente nem pelo profissional de saúde. Dessa maneira, contribuem para a conclusão de um diagnóstico eficiente.

Até mesmo em estruturas abertas, como a boca, esses exames são indispensáveis — a ponto de serem uma das principais ferramentas dos ortodontistas. Exames como radiografia panorâmicas, por exemplo, permitem medir e registrar o tamanho e formato de estruturas craniofaciais, bem como sua relação com estruturas anatômicas circunjacentes.

Para além das radiografias, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética também são consideradas essenciais na obtenção de imagens da região bucomaxilofacial. Especialistas em ortodontia concordam que, quando bem indicados, seus benefícios superam os riscos da radiação (no caso das radiografias e tomografias).

Exames por imagem e cuidados preventivos

Ao fornecerem fotografias do interior do organismo, seja de uma parte ou do corpo todo, os exames de imagem ajudam médicos e dentistas a:

  • Diagnosticar doenças e distúrbios;
  • Avaliar a gravidade dos problemas;
  • Monitorar a evolução do paciente após o diagnóstico e o tratamento.

Eles também são imprescindíveis para confirmar, refutar ou adicionar novas hipóteses aos diagnósticos. Dessa maneira, tornam-se fundamentais nos cuidados preventivos, pois permitem aos profissionais de saúde uma maior assertividade nas condutas.

Por fim, vale destacar que a maioria dos exames de imagem é indolor, não invasiva e segura. Portanto, muna-se da sua máscara, do álcool em gel e não adie os cuidados com a sua saúde: quando solicitados, os exames devem ser impreterivelmente realizados. Afinal, como mostrado, eles são essenciais tanto para diagnósticos específicos como no papel de ações preventivas.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para seguir a Magscan no Facebook e Instagram e conheça mais benefícios dos exames de imagem para a saúde!

Este conteúdo foi produzido pela Clínica Magscan, referência em medicina diagnóstica de Manaus (AM).


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *