Saúde e bem estar: Como identificar um transtorno alimentar?

with Nenhum comentário

O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer, com o peso ou com a própria imagem corporal, alterando o comportamento da pessoa. Eles são de cunho psicológico e podem fazer com que o indivíduo deixe de comer, coma exageradamente ou sinta-se culpado ao comer e tente eliminar essa comida de alguma maneira.

Dentre os principais tipos de transtorno alimentar estão à anorexia nervosa e a bulimia nervosa. Eles são desencadeados por uma série de fatores associados a outras doenças como a depressão ou a ansiedade.

Trata-se, portanto, de um transtorno sério, que exige diagnóstico clínico e diversos tratamentos. Por isso, é fundamental compreender quais são esses transtornos, como identificá-los e qual é a melhor tratamento para ele.

Conhecendo o transtorno alimentar

Como já foi mencionado, os principais tipos de transtorno alimentar são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa.

A anorexia é o transtorno relacionado com a distorção da própria imagem corporal. Ou seja, a pessoa passa a se perceber com mais peso do que realmente tem ou se perceber muito magra (quando está acima do peso). Com isso, surge uma grande preocupação em relação ao peso, a imagem e a beleza.

Nesses casos, a pessoa se olha no espelho e não consegue se perceber como realmente é. Por isso, começa a ter comportamentos para tentar modificar a sua própria imagem corporal, seja comendo demasiadamente (para engordar, pois se percebe muito magra) ou deixando de comer, por se perceber muito acima do peso.

Existem casos em que a pessoa está muito abaixo do peso, mas se percebe como se estivesse acima do peso, com isso, muda o seu comportamento e evita comer ou tenta eliminar a comida de diversas maneiras.

Já a bulimia é um transtorno alimentar que se caracteriza por episódios recorrentes de compulsão alimentar, seguidos de comportamentos compensatórios para impedir o aumento da massa corporal.

Nesses casos, a pessoa sente muita vontade de comer, come demasiadamente e em seguida pode provocar vômitos voluntários, ingerir laxantes, diuréticos e outros medicamentos. Além disso, pode provocar também jejuns prolongados ou exercitar-se demasiadamente.

Como identificar o transtorno alimentar?

De maneira geral, o transtorno alimentar tem maior incidência nas mulheres, principalmente na fase de adolescência. Por isso, é fundamental ficar atento a alguns comportamentos de risco.

Quando a pessoa demonstra uma preocupação excessiva em relação ao próprio peso, uma insatisfação em relação ao próprio corpo, isso poderá servir de alerta. Mas, além disso, é fundamental perceber alguns comportamentos.

Por exemplo, episódios de compulsão alimentar, em que a pessoa come muito e depois passa muito tempo sem se alimentar adequadamente, pode demonstrar que algo está ocorrendo. Outros comportamentos compensatórios também devem ser analisados, como a pessoa que faz muitos exercícios para emagrecer ou que passa muito tempo no banheiro após as refeições.

Compreender como a pessoa se percebe e como ela está se comportamento é muito útil para identificar o transtorno alimentar. Após essa identificação, passa a ser necessário buscar o tratamento correto.

O tratamento adequado para o transtorno alimentar

O transtorno alimentar pode trazer muitas consequências negativas para a saúde da pessoa, por isso é fundamental buscar o tratamento o quanto antes. De maneira geral, o tratamento envolve várias especialidades.

O acompanhamento deve feito por um médico, psicólogo e nutricionista. Em alguns casos será necessário também utilizar medicamentos.

Por ser um transtorno psicológico, é recomendado que o acompanhamento com psicólogo seja intenso, tanto na fase de identificação do transtorno quanto no tratamento com psicoterapia. Por isso, esse é um profissional essencial nesse tipo de situação.

O transtorno alimentar está cada vez mais presente na atualidade, fazendo com que seja muito importante aprender a identificá-lo e compreender quais são os profissionais corretos para auxiliar no tratamento. Somente assim será possível lidar de uma forma saudável com esse tipo de patologia.

Conteúdo produzido pelo blog Yuri Busin.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *