10 Estratégias para Posicionar um Site de uma Clínica no Google

with Nenhum comentário

O SEO local é um tema importante para o Google e faz sentido especialmente para clínicas odontológicas – todos nós estamos procurando coisas fisicamente próximas de nós!

Não se esqueça de que o SEO local é um ótimo investimento, mas você também quer ter certeza de não ignorar outras maneiras pelas quais seu varejo ou local físico pode lucrar com o digital.

Agora, o SEO local tende a ser um pouco confuso e parece um buraco negro para algumas pessoas, no entanto, dividimos as 10 principais formas de otimizar seu site para SEO local para seu prazer de navegação!

1. OTIMIZE SUA PÁGINA INICIAL

Dentro de seu escopo de SEO deve estar sem dúvidas otimizar sua home page. Sua página inicial deve indicar claramente quem você é, onde está localizado e o que faz. Facilite no Google a compreensão desses elementos do seu negócio.

A tag de título da página, a tag de cabeçalho e a meta descrição devem indicar claramente essas informações.

Se você estiver usando o WordPress para criação de sites grátis, poderá atualizar facilmente a tag de título da página do site em Configurações > Geral na navegação à esquerda.

Você também pode carregar facilmente os metadados de sua página por meio do plugin Yoast SEO, que me leva ao meu próximo ponto.

2. OTIMIZE SEUS METADADOS

Tem havido muito debate sobre se as tags de título da página e as meta descrições ainda são relevantes ou não. Agora, sejam ou não um fator de classificação (quais tags de título de página superarão as meta descrições), eles ainda são um elemento ENORME na primeira impressão que sua página da web tem em um visitante em potencial.

Se você está se concentrando na otimização para SEO local, as tags de título de sua página devem incluir o nome da cidade em que você deseja se concentrar. Otimize suas tags de título de página para incluir o nome da cidade e o produto ou serviço que você oferece.

Isso ajudará não apenas a dizer aos mecanismos de pesquisa “é aqui que você pode me encontrar”, mas também afirma claramente “e é isso que eu faço neste local”. O que rola muito bem para o próximo tópico para discussão…

3. CRIE UMA PÁGINA PARA CADA PRODUTO, SERVIÇO E LOCAL

Pare de tentar consolidar, não é útil para o SEO e não é útil para o SEO local. Para aplicar o esquema de produto / serviço a cada uma de suas ofertas individuais de produto / serviço, eles precisam ter sua própria página.

Portanto, essa não é apenas uma prática recomendada geral de SEO, como ajuda a criar um mapa do site mais claro para os mecanismos de pesquisa e também ajuda a classificar as páginas de seu produto / serviço para aquela oferta específica, ela abre a porta para aplicativos de esquema específicos.

Da mesma forma, se você tiver vários locais, crie uma página para cada local. Como você espera que seu local em São Paulo apareça nos resultados da pesquisa se estiver na mesma página que seus locais em Rio de Janeiro e Salvador?

Pode dar um pouco mais de trabalho, mas dará a eles mais espaço para marcar seu território e ser encontrados quando chamados.

4. USE O SCHEMA LOCAL DE NEGÓCIOS, ORGANIZAÇÕES, PRODUTOS E SERVIÇOS

No mínimo, você deve aplicar o schema de negócios local ou marcação de dados estruturados a cada página da web para otimizar seu site para SEO local. É quase impossível entrar no Google Local sem isso.

O schema local é um código adicional que você pode adicionar às páginas do seu site para tornar mais fácil para os mecanismos de pesquisa entenderem quem você é, o que faz, onde está localizado e como pode ser relevante para as pessoas que podem estar procurando por seu tipo de produtos ou serviços.

Adicionar schema de produto e serviço ao seu site concentra-se mais nos detalhes de cada um desses produtos ou serviços. Novamente, toda a mentalidade por trás do esquema é falar com um robô (mecanismos de pesquisa) em sua própria linguagem.

Simplifique as coisas para eles. Sim, eles podem entender inglês, mas é sua segunda língua. Portanto, fale com eles em seu idioma para obter os melhores resultados de pesquisa local.

Se você tiver um schema em seu site ou não tiver certeza, também pode testar um URL na Ferramenta de teste de dados estruturados do Google e ver a divisão de vários schemas em seu site.

5. REIVINDIQUE SUA PÁGINA DO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Tivemos muitos problemas com o Google Meu Negócio, então, se você estiver batendo a cabeça contra uma parede de tijolos, não está sozinho. No entanto, reivindicar sua listagem de empresas e preencher o conteúdo dela é essencial para sua listagem de SEO local – especialmente para os resultados nas buscas. 

Não desanime se sua categoria de negócios não estiver listada, embora existam mais de 2.000 categorias, elas têm algumas estranhas, então tente o seu melhor para encontrar a que faz mais sentido para o seu negócio. 

Use as palavras-chave primárias e secundárias sempre que puder à medida que preenche seu conteúdo, pois isso representa quase 20% de sua chance de entrar no Google Local.

Novamente, se você tiver vários locais, faça um favor a si mesmo e reivindique cada um de seus locais. Você pode gerenciar todos eles com um único login, então não será uma dor de cabeça atualizar, mas sim, você precisa possuir cada local físico para o seu negócio.

6. ATUALIZE AS CITAÇÕES DO NAP EM SEU SITE

NAP (Name, Address e Phone) significa Nome, Endereço e Número de telefone. Dê uma olhada em como sua empresa está listada na sua ficha do Google Meu Negócio e certifique-se de que ela esteja listada EXATAMENTE da mesma forma em todas as páginas do seu site. 

Isso normalmente é feito no rodapé de um site, mas é importante que seja construído de forma que o código do rodapé ainda carregue para cada página para ter o efeito verdadeiro.

Se você tiver vários locais, então, conforme mencionado acima, crie uma página para cada local e aplique o NAP relevante para aquele local a essa página.

7. ADICIONE SUA EMPRESA A DIRETÓRIOS LOCAIS

Listagens de diretórios locais e construção de citações são uma ótima maneira de otimizar seu site para SEO local. Pode ser um pouco demorado, mas existem ferramentas diferentes (se você estiver disposto a pagar por elas) que podem ajudar a fazer isso um pouco menos assustador. 

A chave aqui é certificar-se de que cada entrada seja EXATAMENTE igual. Portanto, novamente, espelhe a formatação e a representação exata de sua empresa na página do Google Meu Negócio e certifique-se de listar sua empresa exatamente da mesma forma em seus diretórios locais. 

8. CONFIGURAR SINAIS DE MÍDIA SOCIAL

Se você não tem uma página de negócios no Facebook, você deve agora. Ter sinais de mídia social apontando para sua localização é outro bônus quando se trata de classificação para SEO local. Você não precisa necessariamente fazer muito com isso, mas a simples existência da página é melhor do que nada. 

No entanto, o ideal é que você tenha uma estratégia de mídia social que o ajudará a gerenciar o conteúdo para vários locais, se isso for relevante para o seu negócio.

9. PRIORIZAR REVISÕES

À medida que sua empresa cresce, você deseja “votos de validação” de que você é quem diz ser, que faz o que diz que faz e está localizado onde diz que está. É um bônus se as pessoas também tiveram elogios sobre seus produtos e serviços. No entanto, as avaliações são uma ótima maneira de fazer isso.

Quando os mecanismos de pesquisa estão tentando descobrir quais podem ser os melhores resultados para uma determinada consulta de pesquisa, eles vão olhar para uma série de fatores em seu algoritmo e o número de avaliações que você tem no Google e Facebook estão indo para fazer parte desse processo de consideração.

E é provável que sua página do Facebook apareça na primeira página do Google quando o nome de sua marca também for pesquisado, então crie essas avaliações para ajudar a posicionar você em uma luz positiva! Embora as avaliações possam não estar em seu site físico, elas são uma ótima maneira de otimizar seu site para SEO local.

10. IMPLEMENTE AS PRÁTICAS RECOMENDADAS DE SEO EM TODO O SEU SITE

Sim, isso pode parecer óbvio – e é, mas é frequentemente ignorado. No final do dia, se você adicionar band-aids a um barco com buracos, pode ajudar, mas não vai fazer com que ele atravesse o oceano. Ele afundará se não for devidamente atendido. Os sites são da mesma forma. 

Esta é a sua casa na internet. Além disso, quanto melhor o mecanismo de pesquisa otimizado para seu site, melhor será sua estratégia de conteúdo, melhores serão suas postagens no blog, e maior será a geração de leads qualificados

E você deseja gerar links de qualidade porque eles são um fator importante de classificação para SEO local, bem como suas classificações naturais em SERPs.

Com tudo isso dito, sabemos que isso pode ser um pouco opressor. Lembre-se de que o SEO local é apenas uma parte de uma estratégia digital holística para sua clínica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *