Planejamento estratégico para clínicas: descubra como criar o seu de forma rápida

with Nenhum comentário

Um bom planejamento estratégico para clínicas é essencial para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Se você decidiu abrir uma clínica, é muito importante que os objetivos estejam bem traçados para que sejam alcançados como desejado. Mas como montar o seu? Descubra agora!

Dentista fazendo o planejamento estratégico para clínicas


Ser dentista e dono de um empreendimento ao mesmo tempo pode ser algo bem complicado. 

Por isso, é necessário entender de saúde e de assuntos administrativos, já que, além de oferecer um bom atendimento aos pacientes, o negócio precisa de uma gestão odontológica de qualidade para direcionar a clínica ao sucesso.

O planejamento estratégico para clínicas é a opção que ajudará a criar oportunidades e diminuir riscos, fazendo com que o negócio prospere e você possa oferecer a melhor qualidade de atendimento aos seus pacientes.

Quer descobrir como fazer um bom planejamento? Continue lendo e conheça algumas das principais orientações para aumentar o potencial da sua clínica!

Como fazer o planejamento da clínica

Fazer a gestão odontológica e ser um dentista pode ser um tanto quanto complexo, mas é possível realizar bem as duas atividades.

Antes de tudo é preciso pensar da seguinte maneira: a sua clínica é uma empresa. Então além de você se desenvolver tecnicamente enquanto dentista, precisa cuidar do funcionamento do seu negócio. 

É aí que entra o planejamento estratégico para clínicas!

Tudo o que você planejar vai ser para te levar aos seus objetivos, independente de quais sejam: ter mais pacientes, aumentar o faturamento, abrir uma nova unidade e por aí vai. 

Porém, a gestão odontológica vai além. Esse plano permite que sejam levantadas ações que fazem com que o desempenho da clínica esteja dentro do esperado. Por isso, você tem que:

Defina os objetivos

Traçar metas dentro do planejamento estratégico para clínicas é fundamental para saber onde quer chegar.

No entanto, definir objetivos é também uma forma de saber o que precisa ser reavaliado na gestão odontológica. 

Para que os objetivos sejam mais fáceis de serem atingidos, faça-os anualmente. Dessa forma, você sempre estará em crescimento. 

Além disso, os planos mais realistas são os mais fáceis de serem concretizados. 

Analise os pontos fortes e fracos

Após definir o que deseja alcançar, é importante analisar como a empresa se encontra atualmente. 

Para isso, veja quais são os pontos fortes da sua gestão odontológica. Entender os seus diferenciais diante da concorrência deve ser o seu primeiro passo. 

Após ver os seus pontos fortes, entenda quais são os fracos. O que a sua concorrência tem de melhor que o seu consultório ou clínica?

Somente após isso, você poderá mapear o que precisa ser mudado a fim de chegar ao que foi definido anteriormente no planejamento estratégico para clínicas. 

Crie uma identidade

Aqui você define como o mercado de odontologia verá a sua empresa e a sua gestão odontológica. 

Para isso, o planejamento estratégico para clínicas deve definir:

  • Missão da sua clínica, ou o propósito maior do seu consultório;
  • Visão, na qual se definirá o objetivo maior do seu serviço existir;
  • Valores, que guiam as ações de todos à medida que os objetivos forem sendo alcançados.

Organize os planos de ação

Finalmente o último passo. Para isso, você deve definir os planos de ação do seu planejamento. 

Aqui, você deve listar como tudo o que foi planejado será feito e também delegar para os responsáveis suas respectivas funçoes. 

Por exemplo, dentro do plano de ação deve estar descrito como atrair mais pacientes, evitar o cancelamento de consultas e quais estratégias serão utilizadas para essas ações. 

Dica bônus: liste os investimentos que deverão ser feitos a fim de alcançar os objetivos mercadológicos. 

Use um software de gestão

Um software odontológico permite que a sua rotina se torne mais prática e eficiente, pois com ele você tem controle sobre toda a sua clínica pelo celular, notebook ou tablet!

Imagine: você está em sua casa e precisa saber se tem uma consulta para o dia de hoje. 

Em vez de ligar para a secretária ou mesmo ir até a clínica se informar, você consegue acessar a sua agenda de onde estiver pelo celular, o que torna tudo muito mais fácil, rápido e eficiente.

Além disso, um software odontológico completo contém:

  • Informações sobre o estoque de materiais,
  • Controle do fluxo e caixa,
  • Prontuário online de cada paciente,
  • E muito mais!

Benefícios do planejamento estratégico bem feito

Entre os principais benefícios do planejamento estratégico para clínicas está em observar as principais vantagens e desvantagens da sua gestão.

Dessa forma, você poderá traçar estratégias que minimizem os impactos caso algo ameace o cumprimento do objetivo. 

Além disso, o planejamento permite que toda a equipe saiba quais são as metas a curto, médio e longo prazo.  

Estabelecer um norte também é um benefício do planejamento. Por isso, todos devem estar cientes de suas responsabilidades. Inclusive, é pra isso que a gestão odontológica serve.

Além de todos esses procedimentos, o planejamento estratégico para clínicas deve focar também na rentabilidade e na captação de mais pacientes. 

Até porque controlar os resultados é fundamental para um bom planejamento, pois assim você consegue agir de forma assertiva.

Por exemplo, isso impede que o cancelamento de consulta seja algo que impeça o crescimento do seu consultório. 

O cancelamento de consulta pode acontecer em um imprevisto, mas jamais deve acontecer devido à falta de organização. 

Faça o seu planejamento estratégico para clínicas e aumente seus resultados!

Neste conteúdo você descobriu que o planejamento estratégico faz com que os objetivos sejam concretizados de forma linear e que as metas sejam cumpridas de forma satisfatória. 

Além disso, viu como montar o seu para aumentar seus resultados de forma gradativa!

Para isso, é importante definir os objetivos, pois assim você sabe onde deseja estar. Porém, aqui também é possível analisar o que precisa ser modificado na gestão.

Lembre-se que as metas mais realistas são mais fáceis de serem concretizadas. 

Após definir os seus objetivos faça uma breve análise dos seus pontos fortes e dos seus pontos fracos. 

Não pessoais, mas sim da sua gestão! O que a sua clínica tem de diferente do seu concorrente? O que ela poderia melhorar no cancelamento de consultas? 

Criar uma identidade é escolher como você será visto pelo mercado odontológico e para isso defina a missão, o valor e a visão da sua clínica. 

Para além disso, organize os seus planos de ação. Trace todos os seus objetivos e o que será feito para alcançá-los. Todos os membros da equipe devem estar cientes dele. 

Por fim, viu que o software odontológico é um investimento interessante para facilitar a gestão e fazer com que você controle a sua clinica de maneira eficiente. Não perca tempo, coloque todas essas dicas em prática e dê o próximo passo rumo ao sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *