Cuidados nos dentes dos pets: GUIA da escovação e alimentação

with Nenhum comentário

Ainda existem muitas dúvidas sobre cuidados nos dentes dos pets. De maneira geral, é recomendada a escovação dos dentes diariamente, ou no mínimo 4 vezes por semana. Deve ser usada uma pasta de dentes especial e uma escova ou dedeira, também apropriadas para animais. Você está fazendo tudo isso? 

Ainda é bastante comum que tutores não deem a devida atenção aos cuidados no dentes dos pets. 

Banho, cortar unhas, limpar a orelha e escovar o pelo já fazem parte do ritual, mas escovação de dentes ainda gera muitas dúvidas. 

Entretanto, fato é que o acúmulo de sujeira, causado pela não escovação, gera acúmulo de bactérias que, por sua vez, cria placas de tártaro e outros problemas de saúde na boca do pet, como:

  • gengivites, 
  • inflamações, 
  • mau hálito, 
  • abscessos,
  • infecções na gengiva, 
  • perda dentária e uma série de outras complicações. 

Dessa forma, os cuidados nos dentes dos pets resultam em uma boca saudável e menos gastos com veterinário para limpezas periódicas. Bom, não é mesmo? Mas, como fazer isso? 

Agora que você sabe a importância da saúde bucal pet, confira a seguir, um passo a passo de como manter os cuidados nos dentes dos pets. Confira. 

Cuidados nos dentes dos pets: como realizar a escovação

Antes de listarmos as dicas de cuidados nos dentes dos pets é importante destacar que todas as raças de cães, em todas as fases da vida, precisam de escovação. Entretanto, os pets de raças menores ou com dentes mal posicionados exigem cuidados redobrados com tártaros. 

Além disso, sticks e palitos vendidos em pet shops para limpeza dos dentes devem ser vistos apenas como um complemento da higiene bucal e não substituem a escovação. 

Dito isto, vamos ao passo a passo de cuidados nos dentes dos pets:

  1. escolha uma escova de dentes ou dedeira especialmente desenvolvida para seu pet. Você encontra nas redes de lojas pets, sites e também em pet shops,
  2. compre um creme dental apropriado para cães. As pastas de dente humanas podem intoxicar seu pet, 
  3. o tempo de escovação dura cerca de 15 minutos. Você não deve fazer força, basta massagear os dentes, o céu da boca e a gengiva, 
  4. não é preciso enxaguar a boca do pet. Com o creme dental certo, não será problema a ingestão. 

Se o cachorro tiver dificuldades de aceitar a brincadeira, uma dica extra é tentar variar os sabores do creme dental até encontrar um que ele goste. 

Nas primeiras sessões de escovação, faça aos poucos parando no meio para distrair o cachorro e não deixá-lo estressado. Torne esse momento agradável. 

É indicado que a escovação seja realizada todos os dias por 15 minutos, entretanto, o mínimo de 4 dias na semana também é aceitável. Lembre-se que a escovação diária é a única forma de eliminar o acúmulo da placa bacteriana na boca do pet. 

O tempo investido no cuidado dos dentros dos pets vai manter a saúde do seu amigo de quatro patas em dia e vai te ajudar a economizar dinheiro com limpezas de tártaros e outras complicações da saúde bucal do animal. 

No vídeo abaixo você recebe algumas dicas de como fazer a limpeza nos dentes do seu cachorro. 

Leia mais: Como usar tapete higiênico para cachorro: passo a passo para xixi no lugar certo

Mau hálito em animais é normal?

O mau hálito do animal pode ser causado por complicações no estômago, como gastroenterite, entretanto, grande parte das vezes o odor desagradável é proveniente do acúmulo de bactérias na boca, que pode ser inibido com a correta escovação de dentes, gengiva e língua. 

Pets com dentes já sujos. O que fazer?

Caso os dentes do seu pet já estejam com tártaro é fundamental buscar o auxílio do veterinário para tratamento. 

O tártaro ou cálculo dental é uma placa bacteriana mineralizada que deixa os dentes com aspecto sujo.

A limpeza de tártaro acontece a partir da retirada das placas bacterianas com instrumentos específicos e deve ser realizada, exclusivamente, pelo veterinário, afinal é necessário anestesia geral para que o procedimento possa acontecer. 

Fique atento ao aspecto dos dentes do cachorro. Eles não devem ficar amarelados e com sujeira. 

Atenção à alimentação do pet

Parte dos cuidados nos dentes dos pets envolve uma boa alimentação. 

Nutrientes certos são fundamentais para garantir dentes fortes e saudáveis. Por isso escolher uma ração de qualidade ou mesmo introduzir comida natural caseira para cachorro de qualidade deve ser a primeira preocupação quando o assunto são os cuidados nos dentes dos pets. 

É fundamental eliminar qualquer tipo de doce da dieta pet. Além de fazerem mal para o organismo do pet também causam problemas nos dentes, enfraquecendo e tornando mais provável o aparecimento de cáries e outros problemas. 

Crie uma dieta apenas com produtos especiais para pets ou aprenda como desenvolver uma dieta caseira com cursos de alimentação natural para cães. Acredite, seu cão precisa de uma lista de nutrientes e apenas as sobras do que você come não é ideal para as demandas nutricionais deles. 

Prevenção é a melhor escolha

A Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), já destacou que a periodontite, uma doença que ocorre na gengiva do pet, está entre os principais problemas de saúde dos pets. Junto estão tártaros e outras questões bucais. 

O melhor tratamento é a prevenção, garantindo a execução dos cuidados nos dentes dos pets. 

Escovação diária e alimentação equilibrada vão garantir que a saúde dos seus amigos estará em dia e assim permanecerá. 

Inicialmente pode parecer muito trabalho, mas assim como o banho e o corte das unhas, com o tempo você perceberá que consegue incluir o tempo da escovação tranquilamente na rotina.

Esperamos que nossas dicas de cuidados nos dentes dos pets tenham te ajudado e que logo você comece a colocá-las em prática. 

Este artigo foi escrito pela equipe do blog Crush Pets. Somos um site com dicas sobre cuidados, alimentação e educação de animais – de várias espécies! Acesse nosso blog e conte com a gente para te ajudar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *